Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No Brasil, a grande imprensa está concentrada em poucos e grandes grupos empresariais, que controlam diferentes mídias e veículos. Outro fenômeno que deve ser notado pelo assessor de imprensa é:

  • A.

    A crescente nacionalização dos meios, que faz com que os assessores possam adquirir os mailings de todos os veículos para disparar seus releases com mais frequência, buscando abranger todo o território.

  • B.

    A maior centralização dos contatos de mídia, que facilita o acesso via gestores dos veículos, para atingir todos os públicos de maneira massificada.

  • C.

    A crescente massificação, que requer conteúdos de fácil entendimento e multimidiáticos, que possam ser aproveitados em várias mídias.

  • D.

    O fortalecimento do teor comercial dos contatos e relacionamentos entre organizações e imprensa, criando produtos que atendam aos interesses de todos. As publicações comerciais se travestem de notícia e ajudam a aumentar a credibilidade das organizações.

  • E.

    A crescente segmentação, que requer a formatação de conteúdos visando públicos específicos, atraindo anunciantes focados nos mesmos segmentos. Isso exige personalização dos contatos com editores específicos de cada área.

  • A.

    compreensão, ideia e opinião.

  • B.

    clareza, abrangência e credibilidade.

  • C.

    introdução, argumentação e conclusão.

  • D.

    formalidade, complexidade e eloquência.

  • E.

    pragmatismo, inferência e tese.

Um assessor de imprensa planeja avisar aos veículos de comunicação a realização de uma coletiva de imprensa.

Para executar essa tarefa ele:

  • A.

    não deverá usar as redes sociais, em nenhuma hipótese.

  • B.

    poderá utilizar várias alternativas de divulgação; entre elas, as redes sociais.

  • C.

    deverá planejar a entrega de um storyboard, obrigatoriamente.

  • D.

    deverá providenciar um contra-plano para os repórteres de rádio, obrigatoriamente.

  • E.

    deverá planejar a entrega de um advergame, obrigatoriamente.

Os contatos estratégicos de uma assessoria de imprensa devem ser:

  • A.

    Comerciais, para acertar acordos de cooperação; diplomáticos, para entregar brindes e presentes a editores e gerentes de redação; operacionais, para atualizar-se sobre nomes, funções, telefones e e-mails; técnicos, para atualizar-se sobre processos, interesses editoriais e horários de fechamento; de pauta, para sugerir temas de reportagens.

  • B.

    Operacionais, para se atualizar sobre nomes, funções, telefones e e-mails; de pauta, para sugerir temas de reportagens; encontros entre fonte e jornalista, para estreitar laços sem visar publicações imediatas; diplomáticos, para acertar acordos de cooperação comercial com os gestores do veículo.

  • C.

    Operacionais, para se atualizar sobre nomes, funções, telefones e e-mails; de pauta, para sugerir temas de reportagens; diplomáticos, para entregar brindes e presentes a editores e gerentes de redação; comerciais, para acertar acordos de cooperação com os gestores.

  • D.

    Operacionais, para atualizar nomes, funções, telefones e e-mails; técnicos, para atualizar-se sobre processos, interesses editoriais e horários de fechamento; de pauta, para sugerir temas de reportagens; de prospecção, para sentir como a organização é percebida ou a conjuntura política; encontros entre fonte e jornalista, para estreitar laços sem visar publicações imediatas.

  • E.

    Periódicos, com regularidade e frequência para que a organização não saia de pauta; generalizados, enviando materiais a todos os veículos e editores sem distinção; comerciais, estabelecendo contato direto com os gestores dos veículos para parcerias comerciais; jornalísticos, com envio constante de sugestões de pauta para todas as editorias de cada veículo.

Para buscar e encontrar bons temas ou diferentes abordagens de assuntos anteriormente tratados por um veículo, o pauteiro deve evitar no seu dia a dia

  • A.

    ler veículos ou assistir programas concorrentes.

  • B.

    descartar materiais limitados geograficamente.

  • C.

    pesquisar em fontes e arquivos não jornalísticos.

  • D.

    levantar dados que gerem críticas a poderes públicos.

  • E.

    propor matérias sobre datas comemorativas.

Um assessor de imprensa assessora uma entidade pública e precisou redigir uma nota sobre o afastamento de um dos diretores da empresa, devido a um problema de saúde.

Sobre a elaboração dessa nota, é correto afirmar:

  • A.

    É sinônimo de newsgame.

  • B.

    Deve apresentar uma citação direta do diretor afastado, obrigatoriamente.

  • C.

    Não deverá conter verbo de ligação no título, obrigatoriamente.

  • D.

    Não há necessidade de incluir uma citação direta do diretor afastado.

  • E.

    Deverá ser enviada aos veículos de comunicação acompanha de um gimmich , obrigatoriamente.

Sobre as entrevistas coletivas, é CORRETO afirmar:

  • A.

    São a forma mais utilizada e prática para divulgar um tema, reunindo jornalistas de vários veículos ao mesmo tempo. Requerem ambiente adequado e preparação da fonte para o atendimento, além da distribuição de material adicional em press kit.

  • B.

    São a forma mais utilizada para divulgar um tema que requer várias fontes, dando entrevista ao mesmo tempo aos inúmeros veículos de imprensa. Indicadas para a divulgação de projetos, contratos ou lançamentos que envolvam várias corporações, ou entidades privadas e estatais. Requerem ambiente adequado e preparação da fonte para o atendimento, além da distribuição de material adicional em press kit.

  • C.

    Só devem ser organizadas em casos extraordinários, quando há necessidade de reunir jornalistas de vários veículos ao mesmo tempo, para passar informações de interesse público imediato, ou para a divulgação de projetos, contratos ou lançamentos de grande abrangência. Estão em desuso, por demandarem muito tempo e mobilização.

  • D.

    Deixaram de ser realizadas com o advento das novas tecnologias, já que é possível entrevistar várias fontes em vídeoconferência e transmitir ao vivo para os veículos de imprensa. Ainda se utiliza o envio de press kit para complementar as informações.

  • E.

    Devem ser realizadas com regularidade no caso de grandes corporações. São uma oportunidade de estreitar laços com os jornalistas, distribuir brindes e proporcionar o encontro das fontes com a imprensa, para fortalecer o relacionamento a longo prazo.

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I e III, apenas.

Na área de marketing, o termo heavy user pode ser relacionado com:

  • A.

    produtos defeituosos.

  • B.

    propaganda enganosa.

  • C.

    tipo de locução em um comercial para TV.

  • D.

    os principais consumidores de um produto.

  • E.

    produtos que serão lançados apenas em um município.

Um empresário foi convidado por uma emissora de TV para participar de um programa de entrevistas.

Sobre o papel do assessor de imprensa, dentro deste contexto, é correto afirmar:

  • A.

    Nunca deverá acompanhá-lo, obrigatoriamente.

  • B.

    Deverá acompanhá-lo em entrevistas ao vivo, exclusivamente.

  • C.

    Pode acompanhá-lo e ligar antes para o produtor do programa e perguntar questões como foco da entrevista, se será ao vivo e o tempo de duração.

  • D.

    Deverá exigir que a emissora envie, com antecedência, as perguntas que serão feitas ao assessorado, obrigatoriamente.

  • E.

    Deverá acompanhá-lo em entrevistas gravadas, exclusivamente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...