Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
ser a própria fonte.
dar credibilidade às fontes.
facilitar o acesso às fontes.
manter a atualidade das fontes.
divulgar as fontes.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de pesquisa em comunicação, julgue os itens seguintes.
O grupo focal é uma ferramenta de pesquisa quantitativa que auxilia a identificação de tendências e do foco.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Analise estas afirmativas referentes à postura do entrevistado pela imprensa e assinale com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas:
( ) Ser objetivo nas respostas. Procurar ao máximo responder diretamente o que o jornalista pergunta, para só depois fazer qualquer tipo de ponderação.
( ) Justificar cada afirmação com dados consistentes, usando de forma inteligente os números, percentuais e as estatísticas recolhidas durante a fase de preparação para a entrevista.
( ) Usar vocabulário que possa ser compreendido pelo grande público, usando tecnicismos e anglicismos, que facilitam a comunicação.
( ) Ser didático e paciente, quando a entrevista aborda assuntos técnicos e o(s) jornalista(s) não é (são) especializado(s).
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a sequência de letras:
V-V-F-V.
V-V-V-F.
F-V-F-F.
F-F-V-V.
Dadas as afirmações abaixo sobre texto para rádio,
I. A linguagem radiofônica deve primar pela adjetivação.
II. A linguagem radiofônica se baseia na oscilação de voz.
III. Timbre, entonação e ritmo são elementos para sugerir imagem no rádio.
IV. As entrevistas em radiojornalismo são chamadas sonoras.
verifica-se que estão corretas
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
apurado em mobilidade.
registrado em mobilidade.
produzido em mobilidade.
publicado em mobilidade.
ocorrido em mobilidade.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de pesquisa em comunicação, julgue os itens seguintes.
A pesquisa de opinião pública é um tipo de pesquisa pouco utilizado na área de comunicação.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Considerando que uma das atividades do assessor de imprensa é orientar o assessorado, que será entrevistado pela mídia, todas as seguintes alternativas são corretas, EXCETO:
Verificar se as declarações vão ser transcritas ipsis verbis em forma de diálogo ( pingue-pongue), com perguntas e respostas seguidas.
O entrevistado deve manter o espírito de cooperação e não se limitar a dizer sim, não, talvez, mais ou menos ou pode ser.
O entrevistado pode ter junto de si, ou menos ou mais assessores, pois para o repórter é indiferente. Só há uma condição: o assessor não deve ser daquelas pessoas que impeçam o entrevistado de falar por si próprio.
Uma alternativa para o entrevistado que não sabe o que responder ao repórter pode ser chutar a resposta.
Comunicação Social - História da Imprensa - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
As primeiras imagens televisivas foram transmitidas em meados de 1920. De lá para cá, a televisão se transformou em um dos principais meios de comunicação utilizados. As alternativas abaixo são características da TV, exceto:
Cobertura geográfica e demográfica.
Meio de maior influência nas campanhas de produtos de consumo de massa.
Baixa cobertura.
Agilidade e segmentação.
Com referência aos gêneros radiofônicos, podemos afirmar que estão corretas as afirmações abaixo, exceto:
vários programas são gêneros híbridos.
podemos dividir entre gêneros reais e ficcionais.
os gêneros radiojornalísticos fazem parte dos gêneros radiofônicos.
não há classificação de gênero; são todos híbridos.
talk-show e um gênero radiofônico.
Na internet, a redação dos textos jornalísticos é caracterizada por frases breves e parágrafos curtos, em contraposição aos grandes blocos de texto comumente encontrados nos meios impressos. Em função disso, em uma leitura apressada, os textos jornalísticos da web nos dão certa aparência de superficialidade. Para combater essa visão de falta de profundidade na construção do texto, o redator de veículos online deve
abusar da utilização de fotos, pois tornará a página mais atraente, agradando a todos os leitores.
usar infográficos coloridos que ampliam a informação e dão consistência à página.
usar a hipertextualidade para complementar ou desenvolver a notícia em outras páginas.
escrever como se fosse para o meio radiofônico, pois a velocidade desse meio é semelhante à da rede.
utilizar todos os elementos do lead, pois isso elimina a superficialidade da notícia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...