Questões de Comunicação Social

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  • A.

    ponto final depois de “uma maneira um pouco diferente”.

  • B.

    substituição no texto das marcas iPad e Generation Wireless.

  • C.

    esclarecimento do país a que pertence o Estado de Connecticut.

  • D.

    uso da palavra iPad no título como metonímia de tablet.

  • E.

    verbo no presente contínuo no início do título da matéria.

Um assessor de imprensa organiza um mailling list e pretende incluir informações sobre colunistas.

Sobre essa decisão, é correto afirmar:

  • A.

    É desnecessária em qualquer situação.

  • B.

    É importante, porque os colunistas também são relevantes canais de divulgação.

  • C.

    É errada, porque informações sobre colunistas, como telefone de contato e email, não devem fazer parte de um mailling list, obrigatoriamente.

  • D.

    É necessária apenas para assessorados que tenham vínculo com a área cultural.

  • E.

    Deverão ser excluídos os colunistas que possuem blogs, obrigatoriamente.

  • A.

    a redundância.

  • B.

    a ambiguidade.

  • C.

    a cacofonia.

  • D.

    a colisão.

  • E.

    o estrangeirismo.

  • A.

    formação de jornalistas profissionais desde o ensino básico.

  • B.

    produção de conteúdo barato e com boa qualidade de imagem e som.

  • C.

    democratização das tecnologias da informação para todas as classes.

  • D.

    introdução dos alunos a técnicas comunicacionais que usarão na vida.

  • E.

    difusão dos princípios de cidadania e desenvolvimento humano.

Analise estas afirmativas referentes aos produtos e serviços de Assessoria de Imprensa que podem ajudar a organização ou o assessorado a atingir seus objetivos e seus públicos a serem mais bem informados.

I. Acompanhamento de entrevistas: ao assessor de imprensa cabe o acompanhamento das entrevistas do assessorado ou membros da organização.

II. Administração da Assessoria de Imprensa: a desorganização em uma assessoria, o descumprimento de prazos, ignorar secretárias, não detalhar o suficiente o projeto sobre o novo boletim interno podem desqualificar um assessor perante outros setores da organização.

III. Artigos: têm boa aceitação nos veículos de comunicação. Seu conteúdo é basicamente opinativo e interpretativo e, em geral, oferece uma análise sobre o assunto de interesse do público. Se bem redigido, possibilita a apresentação, discussão, aprofundamento de um assunto de interesse da organização com a vantagem de ser publicado na íntegra, assinado pelo autor, obtendo ótimo retorno institucional.

IV. Clipping e análise do noticiário: o clipping é uma das atividades mais típicas de uma assessoria de imprensa. Consiste em identificar rotineiramente na imprensa as citações sobre a organização ou temas previamente determinados, organizá-los e encaminhá-los para conhecimento dos interessados.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

  • A.

    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

  • B.

    As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

  • C.

    Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

  • D.

    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

O ponto de interrogação introduz uma pergunta. Em um texto noticioso, cuja função é dar respostas ao leitor, ele costuma ser usado entre as aspas de alguma fonte. No título de uma matéria, o ponto de interrogação pode ser usado

  • A.

    nunca pode ser usado.

  • B.

    pode ser usado em casos muito especiais.

  • C.

    pode ser usado livremente.

  • D.

    pode ser usado com autorização da direção.

  • E.

    pode ser usado para facilitar a diagramação.

Qual(quais) os meios de comunicação que é (são) utilizado(s) para dar suporte às mensagens publicitárias:

  • A.

    Televisão

  • B.

    Todas as alternativas estão corretas

  • C.

    Revistas

  • D.

    Rádio

Alguns princípios básicos na condução do processo de relacionamento do assessor de imprensa com os jornalistas são os seguintes, EXCETO:

  • A.

    Nunca sonegar informações.

  • B.

    Transparência nas relações com a imprensa. Administrar os conflitos.

  • C.

    Pedir para ler a matéria antes de sua veiculação.

  • D.

    Agir como um facilitador, interlocutor e mediador nas relações do jornalista com a instituição e as fontes.

Quando uma publicação ou programa noticia um furo importante obtido em fontes exclusivas, outras redações decidem se também noticiarão ou não o mesmo fato. Neste caso, denominado no “Manual de Redação e Estilo da Folha de S. Paulo” como “furo tomado”, o mais indicado para um repórter/redator é

  • A.

    não redigir qualquer texto sobre o furo tomado.

  • B.

    redigir um texto curto e discreto sobre o furo tomado.

  • C.

    redigir um texto sobre outro tema relacionado ao furo tomado.

  • D.

    redigir um texto sobre outro tema para atenuar o furo tomado.

  • E.

    redigir o texto e nominar o veículo que deu o furo tomado.

São meios de se conectar a outras pessoas na internet. Os sites geralmente funcionam tendo como base os perfis de usuário - uma coleção de fatos sobre o que um usuário gosta, não gosta, seus interesses, hobbies, escolaridade, profissão ou qualquer outra coisa que ele queira compartilhar:

  • A.

    Redes Sociais

  • B.

    Redes Internacionais

  • C.

    Redes Urbanas

  • D.

    Redes Supervisionadas

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O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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