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Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
ponto final depois de uma maneira um pouco diferente.
substituição no texto das marcas iPad e Generation Wireless.
esclarecimento do país a que pertence o Estado de Connecticut.
uso da palavra iPad no título como metonímia de tablet.
verbo no presente contínuo no início do título da matéria.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Um assessor de imprensa organiza um mailling list e pretende incluir informações sobre colunistas.
Sobre essa decisão, é correto afirmar:
É desnecessária em qualquer situação.
É importante, porque os colunistas também são relevantes canais de divulgação.
É errada, porque informações sobre colunistas, como telefone de contato e email, não devem fazer parte de um mailling list, obrigatoriamente.
É necessária apenas para assessorados que tenham vínculo com a área cultural.
Deverão ser excluídos os colunistas que possuem blogs, obrigatoriamente.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
a redundância.
a ambiguidade.
a cacofonia.
a colisão.
o estrangeirismo.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
formação de jornalistas profissionais desde o ensino básico.
produção de conteúdo barato e com boa qualidade de imagem e som.
democratização das tecnologias da informação para todas as classes.
introdução dos alunos a técnicas comunicacionais que usarão na vida.
difusão dos princípios de cidadania e desenvolvimento humano.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Analise estas afirmativas referentes aos produtos e serviços de Assessoria de Imprensa que podem ajudar a organização ou o assessorado a atingir seus objetivos e seus públicos a serem mais bem informados.
I. Acompanhamento de entrevistas: ao assessor de imprensa cabe o acompanhamento das entrevistas do assessorado ou membros da organização.
II. Administração da Assessoria de Imprensa: a desorganização em uma assessoria, o descumprimento de prazos, ignorar secretárias, não detalhar o suficiente o projeto sobre o novo boletim interno podem desqualificar um assessor perante outros setores da organização.
III. Artigos: têm boa aceitação nos veículos de comunicação. Seu conteúdo é basicamente opinativo e interpretativo e, em geral, oferece uma análise sobre o assunto de interesse do público. Se bem redigido, possibilita a apresentação, discussão, aprofundamento de um assunto de interesse da organização com a vantagem de ser publicado na íntegra, assinado pelo autor, obtendo ótimo retorno institucional.
IV. Clipping e análise do noticiário: o clipping é uma das atividades mais típicas de uma assessoria de imprensa. Consiste em identificar rotineiramente na imprensa as citações sobre a organização ou temas previamente determinados, organizá-los e encaminhá-los para conhecimento dos interessados.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O ponto de interrogação introduz uma pergunta. Em um texto noticioso, cuja função é dar respostas ao leitor, ele costuma ser usado entre as aspas de alguma fonte. No título de uma matéria, o ponto de interrogação pode ser usado
nunca pode ser usado.
pode ser usado em casos muito especiais.
pode ser usado livremente.
pode ser usado com autorização da direção.
pode ser usado para facilitar a diagramação.
Qual(quais) os meios de comunicação que é (são) utilizado(s) para dar suporte às mensagens publicitárias:
Televisão
Todas as alternativas estão corretas
Revistas
Rádio
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Alguns princípios básicos na condução do processo de relacionamento do assessor de imprensa com os jornalistas são os seguintes, EXCETO:
Nunca sonegar informações.
Transparência nas relações com a imprensa. Administrar os conflitos.
Pedir para ler a matéria antes de sua veiculação.
Agir como um facilitador, interlocutor e mediador nas relações do jornalista com a instituição e as fontes.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Quando uma publicação ou programa noticia um furo importante obtido em fontes exclusivas, outras redações decidem se também noticiarão ou não o mesmo fato. Neste caso, denominado no Manual de Redação e Estilo da Folha de S. Paulo como furo tomado, o mais indicado para um repórter/redator é
não redigir qualquer texto sobre o furo tomado.
redigir um texto curto e discreto sobre o furo tomado.
redigir um texto sobre outro tema relacionado ao furo tomado.
redigir um texto sobre outro tema para atenuar o furo tomado.
redigir o texto e nominar o veículo que deu o furo tomado.
São meios de se conectar a outras pessoas na internet. Os sites geralmente funcionam tendo como base os perfis de usuário - uma coleção de fatos sobre o que um usuário gosta, não gosta, seus interesses, hobbies, escolaridade, profissão ou qualquer outra coisa que ele queira compartilhar:
Redes Sociais
Redes Internacionais
Redes Urbanas
Redes Supervisionadas
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