Questões de Comunicação Social

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Uma das técnicas mais elementares da publicidade é insistir e repetir uma determinada proposição. O objetivo desta técnica é

  • A. aplicar com mais equilíbrio a verba publicitária.
  • B. ocupar espaço na mídia para evitar que a concorrência o faça.
  • C. influenciar, despertar interesse e gerar convencimento junto aos receptores sobre as vantagens e benefícios de seus propósitos e produtos.
  • D. aumentar o retorno do bônus por veiculação.
  • E. escolher a proposição que melhor se adapte ao seu público-alvo.

Ao selecionar uma agência para atender a conta de uma empresa, o publicitário deve, inicialmente,

  • A. decidir que tipo de habilidades e serviços serão essenciais para os objetivos de comunicação da empresa.
  • B. avaliar a capacidade criativa da agência no desenvolvimento de campanhas.
  • C. considerar sempre um grande número de alternativas antes de decidir por uma delas.
  • D. garantir a presença de todo o pessoal da empresa em todas as apresentações das agências concorrendo pela conta.
  • E. considerar a capacidade gerencial da agência a ser contratada.

A estratégia de antropomorfizar personagens de marca caracteriza-se quando

  • A. figuras lúdicas, como um pônei cor de rosa, são utilizadas em diálogo com o produto, por sua vez um objeto inanimado.
  • B. uma celebridade contracena em um comercial com animais.
  • C. um animal é utilizado como personagem em uma propaganda.
  • D. um objeto ou animal adquire características que humanizam sua figura, como transformar uma garrafinha plástica em um mascote com olhos, boca, braços, pernas e falante.
  • E. personagens de filmes são utilizados em campanhas publicitárias.

A ideia de que propaganda e publicidade não são sinônimos motivou diferentes definições conceituais ao longo do século XX. Pensando que essa diferença existiu, e em alguns lugares continua sendo importante, propaganda

  • A. é comumente associada com a palavra propagare, do latim, e está associada com a promoção de produtos e comerciais de televisão.
  • B. é a oferta de um produto com uma marca e origina-se do latim propagare.
  • C. é a propagação ou divulgação de uma ideia e origina-se do latim propagare.
  • D. está associada de forma exclusiva a comerciais em que um ou mais produtos são apresentados ao consumidor.
  • E. tem seu conceito associado a comerciais que ao se utilizarem de uma celebridade como interlocutor da marca com os consumidores, propagam os benefícios do produto.

O processo de impressão que é baseado na repulsão natural entre a água e substâncias gordurosas (no caso a tinta), cuja imagem é gravada numa chapa em um sistema semelhante ao da tela serigráfica, é denominado

  • A. digital.
  • B. litogravura.
  • C. rotogravura.
  • D. tipografia.
  • E. offset.

Em produção gráfica, o nome dado à margem extragrande entre duas páginas opostas é

  • A. medianiz.
  • B. borda longa.
  • C. margem.
  • D. grid.
  • E. borda curta.

Para Pierre Zémor, o relacionamento da organização pública com seu público corresponde a uma forma particular da comunicação representada por quatro exigências: informar por dever e, na maioria das vezes, em uma situação de falta de desejo ou de motivação de compra por parte do público; assegurar a pedagogia indispensável para transmitir uma mensagem complexa; incluir a comunicação no processo de identificação e deliberação do serviço; enfim,

  • A. reduzir as tensões entre o contribuinte e o poder instituído.
  • B. ampliar o debate público.
  • C. orientar o público a respeito de suas obrigações.
  • D. cooperar com a administração identificando possíveis pontos de atrito.
  • E. contribuir para restituir o sentido de vida coletiva.

O planejamento publicitário tem como objetivo global

  • A. servir aos consumidores com informações úteis.
  • B. mobilizar vontades do público-alvo em relação a uma categoria de produto.
  • C. definir uma escala de valores para cada veículo utilizado nas campanhas.
  • D. dissipar falsas impressões ou corrigir concepções errôneas.
  • E. proporcionar soluções práticas, baseadas nos fatos, para problemas específicos de marketing e propaganda.

Alguns pesquisadores da comunicação no interior das organizações entendem que ela se opera por meio de quatro fluxos principais: ascendente, descendente, horizontal e transversal. Este último

  • A. se caracteriza pela circulação de críticas, apelos e sugestões por meios oficiais mantidos pela organização, como jornais e boletins, ou por cartas pessoais dos funcionários para a direção da organização.
  • B. corresponde às determinações oriundas da alta administração para o corpo de funcionários, por meio de publicações oficiais dirigidas a todo o universo funcional da organização.
  • C. é representado pela comunicação informal entre os vários segmentos da organização e não respeita os limites hierárquicos criados pela burocracia organizacional.
  • D. acontece por meio de canais tecnológicos como intranet e e-mail e tem o poder de subverter as hierarquias, por permitir mensagens entre funcionários de diversos setores.
  • E. evidencia a existência de uma cultura subjacente à cultura oficialmente estruturada pela organização para atingir as suas metas e acontece, principalmente, nos eventos extraexpediente.

O pesquisador Carlos Eduardo Lins da Silva realizou uma investigação de cunho científico sobre a recepção de um telejornal em diferentes comunidades. Para fazer sua pesquisa, o autor incentivou as pessoas interrogadas a raciocinar sobre a informação recebida do telejornal, interferindo no diálogo dos participantes para que tivessem ativo papel crítico a respeito das matérias escolhidas. Isto é, o pesquisador teve participação ativa no embate de ideias sugeridas pela recepção do noticiário. Essa metodologia é chamada de

  • A. grupo de pesquisa.
  • B. estudo de caso.
  • C. pesquisa-ação.
  • D. investigação incentivada.
  • E. pesquisa comunitária.
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