Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação a câmeras de vídeo e seus acessórios, a enquadramentos, planos e sequências de gravação, julgue os itens subsecutivos.
Em um set de gravação localizado dentro de um estúdio, com iluminação fluorescente, a câmera de vídeo deverá ser balanceada com filtro para a temperatura de cor de 3.800 K.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com referência a enquadramentos, movimentos de câmeras, fotografia e técnicas de iluminação, assinale a opção correta.
Desde panorâmicas e tilts, até o uso de carrinhos e gruas, os movimentos de câmera obedecem à mesma lógica: o diretor do filme e o diretor de fotografia têm de saber onde querem começar, o que pretendem com o movimento e como querem terminar o plano.
Em dias ensolarados, o horário do meio da manhã e o do meio da tarde são períodos críticos para se filmarem pessoas ou paisagens, pois os raios solares estão na vertical e resultam em sombras densas e de relevo para a imagem.
Em fotografia e iluminação, quando se fala em luz quente ou fria, se refere ao calor físico da lâmpada, e não ao tom de cor que ela dá ao ambiente.
As cores normalmente associadas ao calor vermelho, laranja e amarelo possuem temperaturas de cor altas, acima de 3.200 kelvins. As cores tidas como frias, como o azul e o verde, têm temperaturas de cor baixas, abaixo de 3.200 kelvins.
A objetiva zoom é identificada pela relação entre seus ângulos mais aberto e mais estreito. Assim, uma objetiva zoom que apresente grande-angular de 50o e um ângulo mais fechado de 5o é conhecida como zoom de 5:1, ou zoom de 5 vezes.c
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação ao jornalismo institucional, julgue os itens seguintes.
É função do jornalismo institucional atender às demandas dos meios de comunicação, mas não é sua função avaliar as deficiências desses meios.
A comunicação em uma organização se movimenta segundo três fluxos: ascendente, descendente e lateral, os quais devem ser levados em conta em um planejamento. São exemplos desses fluxos, respectivamente:
comunicado da direção da empresa dirigido a funcionários, relatório enviado por sucursais e impresso direcionado aos stakeholders.
conversa entre colegas de trabalho, comunicado produzido para a imprensa e comunicado da direção da empresa dirigido aos funcionários.
impresso produzido para divulgação na imprensa, conversa entre colegas de trabalho e relatório apresentado a membros da diretoria.
relatório apresentado a membros da diretoria, comunicado da direção da empresa dirigido a funcionários e conversa entre colegas de trabalho.
relatório apresentado aos stakeholders, impresso produzido para o público consumidor e comunicado enviado por sucursais.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere a princípios que regem a ética e a deontologia na prática do jornalismo, julgue os próximos itens.
Pelo bem do interesse público, considera-se eticamente válido o uso rotineiro, por jornalistas, de gravadores e câmeras ocultos, na investigação de fatos, sendo admissível também que o repórter, caso necessário, se passe por outro tipo de profissional para colher informações relevantes.
Assinale a alternativa que está em desacordo com o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
A publicidade governamental, bem como a de empresas subsidiárias, autarquias, empresas públicas, departamentos, entidades paraestatais, sociedades de economia mista e agentes oficiais da União, dos estados, dos territórios, dos municípios e do Distrito Federal, salvo proibição legal, não se conformam ao Código, que regulamenta a iniciativa privada.
A publicidade de causas, instituições sociais, fundações ou de quaisquer outras atividades ou entidades sem fins lucrativos será regida pelo Código em tudo que lhe couber.
A propaganda política não é capitulada no Código, pois as normas não se destinam a ela, salvo quando promovida ostensivamente e sob direta responsabilidade de partido político devidamente reconhecido.
Embora concebido essencialmente como instrumento de autodisciplina da atividade publicitária, o Código é também destinado ao uso das autoridades e dos tribunais como documentos de referência e fonte subsidiária no contexto da legislação da propaganda e de outras leis, decretos, portarias, normas ou instruções que direta ou indiretamente afetem ou sejam afetados pelo anúncio.
Os padrões éticos de conduta estabelecidos no Código devem ser respeitados por quantos estiverem envolvidos na atividade publicitária, sejam anunciantes, agências de publicidade, veículos de divulgação, sejam publicitários, jornalistas e outros profissionais de comunicação participantes do processo publicitário.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
A expressão mídia pode ter outros significados mais específicos, mas, em comunicação, designa
apenas os meios eletrônicos de comunicação.
apenas o meio virtual.
apenas os meios publicitários.
todos os meios de comunicação.
Assinale a alternativa que apresenta conceito correto de opinião pública.
Conjunto de opiniões que serve para direcionar o lançamento de um produto e(ou) serviço em um determinado mercado. É útil como um bom termômetro, desde que bem interpretado.
Agregado de opiniões predominantes de uma comunidade. Implica, necessariamente, o conhecimento do assunto sobre o qual se opina, para redução dos riscos de interpretação.
Agregado de opiniões de uma sociedade. Pode ser quantitativo ou qualitativo, conforme o interesse em mapeamento e aprofundamento das preferências do consumidor.
Agregado de opiniões predominantes de uma comunidade. Juízo de valor (subjetivo)que advém de uma situação objetiva (um fato concreto)e manifesta-se objetivamente. Não implica o conhecimento do assunto sobre o qual se opina.
Conjunto de opiniões que inferem fatores psicológicos, sociológicos e históricos de uma comunidade. Costuma elencar, para criação de campanhas publicitárias, informações profundas acerca dos hábitos de consumo de mídia da comunidade.
O Câmera Raw serve para corrigir alguns erros porventura cometidos por fotógrafos e agilizar o processo de ajuste de cor. Ele pode igualar as imagens que tem as mesmas condições de matiz, saturação e luminosidade de maneira bem rápida. É um plugin do
CorelDraw.
InDesign.
PageMaker.
Ventura.
Photoshop.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, relativos às tecnologias utilizadas na animação.
Blender é um software de código aberto executável por diversos sistemas operacionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...