Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação a câmeras de vídeo e seus acessórios, a enquadramentos, planos e sequências de gravação, julgue os itens subsecutivos.

Em um set de gravação localizado dentro de um estúdio, com iluminação fluorescente, a câmera de vídeo deverá ser balanceada com filtro para a temperatura de cor de 3.800 K.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a enquadramentos, movimentos de câmeras, fotografia e técnicas de iluminação, assinale a opção correta.

  • A.

    Desde panorâmicas e tilts, até o uso de carrinhos e gruas, os movimentos de câmera obedecem à mesma lógica: o diretor do filme e o diretor de fotografia têm de saber onde querem começar, o que pretendem com o movimento e como querem terminar o plano.

  • B.

    Em dias ensolarados, o horário do meio da manhã e o do meio da tarde são períodos críticos para se filmarem pessoas ou paisagens, pois os raios solares estão na vertical e resultam em sombras densas e de relevo para a imagem.

  • C.

    Em fotografia e iluminação, quando se fala em luz quente ou fria, se refere ao calor físico da lâmpada, e não ao tom de cor que ela dá ao ambiente.

  • D.

    As cores normalmente associadas ao calor — vermelho, laranja e amarelo — possuem temperaturas de cor altas, acima de 3.200 kelvins. As cores tidas como frias, como o azul e o verde, têm temperaturas de cor baixas, abaixo de 3.200 kelvins.

  • E.

    A objetiva zoom é identificada pela relação entre seus ângulos mais aberto e mais estreito. Assim, uma objetiva zoom que apresente grande-angular de 50o e um ângulo mais fechado de 5o é conhecida como zoom de 5:1, ou zoom de 5 vezes.c

Com relação ao jornalismo institucional, julgue os itens seguintes.

É função do jornalismo institucional atender às demandas dos meios de comunicação, mas não é sua função avaliar as deficiências desses meios.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação em uma organização se movimenta segundo três fluxos: ascendente, descendente e lateral, os quais devem ser levados em conta em um planejamento. São exemplos desses fluxos, respectivamente:

  • A.

    comunicado da direção da empresa dirigido a funcionários, relatório enviado por sucursais e impresso direcionado aos stakeholders.

  • B.

    conversa entre colegas de trabalho, comunicado produzido para a imprensa e comunicado da direção da empresa dirigido aos funcionários.

  • C.

    impresso produzido para divulgação na imprensa, conversa entre colegas de trabalho e relatório apresentado a membros da diretoria.

  • D.

    relatório apresentado a membros da diretoria, comunicado da direção da empresa dirigido a funcionários e conversa entre colegas de trabalho.

  • E.

    relatório apresentado aos stakeholders, impresso produzido para o público consumidor e comunicado enviado por sucursais.

No que se refere a princípios que regem a ética e a deontologia na prática do jornalismo, julgue os próximos itens.

Pelo bem do interesse público, considera-se eticamente válido o uso rotineiro, por jornalistas, de gravadores e câmeras ocultos, na investigação de fatos, sendo admissível também que o repórter, caso necessário, se passe por outro tipo de profissional para colher informações relevantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que está em desacordo com o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.

  • A.

    A publicidade governamental, bem como a de empresas subsidiárias, autarquias, empresas públicas, departamentos, entidades paraestatais, sociedades de economia mista e agentes oficiais da União, dos estados, dos territórios, dos municípios e do Distrito Federal, salvo proibição legal, não se conformam ao Código, que regulamenta a iniciativa privada.

  • B.

    A publicidade de causas, instituições sociais, fundações ou de quaisquer outras atividades ou entidades sem fins lucrativos será regida pelo Código em tudo que lhe couber.

  • C.

    A propaganda política não é capitulada no Código, pois as normas não se destinam a ela, salvo quando promovida ostensivamente e sob direta responsabilidade de partido político devidamente reconhecido.

  • D.

    Embora concebido essencialmente como instrumento de autodisciplina da atividade publicitária, o Código é também destinado ao uso das autoridades e dos tribunais como documentos de referência e fonte subsidiária no contexto da legislação da propaganda e de outras leis, decretos, portarias, normas ou instruções que direta ou indiretamente afetem ou sejam afetados pelo anúncio.

  • E.

    Os padrões éticos de conduta estabelecidos no Código devem ser respeitados por quantos estiverem envolvidos na atividade publicitária, sejam anunciantes, agências de publicidade, veículos de divulgação, sejam publicitários, jornalistas e outros profissionais de comunicação participantes do processo publicitário.

A expressão mídia pode ter outros significados mais específicos, mas, em comunicação, designa

  • A.

    apenas os meios eletrônicos de comunicação.

  • B.

    apenas o meio virtual.

  • C.

    apenas os meios publicitários.

  • D.

    todos os meios de comunicação.

Assinale a alternativa que apresenta conceito correto de opinião pública.

  • A.

    Conjunto de opiniões que serve para direcionar o lançamento de um produto e(ou) serviço em um determinado mercado. É útil como um bom termômetro, desde que bem interpretado.

  • B.

    Agregado de opiniões predominantes de uma comunidade. Implica, necessariamente, o conhecimento do assunto sobre o qual se opina, para redução dos riscos de interpretação.

  • C.

    Agregado de opiniões de uma sociedade. Pode ser quantitativo ou qualitativo, conforme o interesse em mapeamento e aprofundamento das preferências do consumidor.

  • D.

    Agregado de opiniões predominantes de uma comunidade. Juízo de valor (subjetivo)que advém de uma situação objetiva (um fato concreto)e manifesta-se objetivamente. Não implica o conhecimento do assunto sobre o qual se opina.

  • E.

    Conjunto de opiniões que inferem fatores psicológicos, sociológicos e históricos de uma comunidade. Costuma elencar, para criação de campanhas publicitárias, informações profundas acerca dos hábitos de consumo de mídia da comunidade.

O Câmera Raw serve para corrigir alguns erros porventura cometidos por fotógrafos e agilizar o processo de ajuste de cor. Ele pode igualar as imagens que tem as mesmas condições de matiz, saturação e luminosidade de maneira bem rápida. É um plugin do

  • A.

    CorelDraw.

  • B.

    InDesign.

  • C.

    PageMaker.

  • D.

    Ventura.

  • E.

    Photoshop.

Julgue os próximos itens, relativos às tecnologias utilizadas na animação.

Blender é um software de código aberto executável por diversos sistemas operacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...