Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere a estratégias para a produção de anúncios em meio impresso, a característica de romper a leitura passiva do receptor, levando-o a ser ativo na decodificação da informação, está presente nos anúncios

  • A.

    descritivos.

  • B.

    narrativos.

  • C.

    metalinguísticos.

  • D.

    informativos.

  • E.

    interativos.

Julgue os próximos itens, relativos às tecnologias utilizadas na animação.

Um arquivo gerado em 3DS Max não pode ser exportado para Maya.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a videoteipe (VT), julgue os itens subsequentes.

Os TBCs são dispositivos usados nas entradas dos VTs.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de iluminação, refletores e suas características, julgue os itens subsequentes.

Na iluminação temática de baixa dramaticidade de cena, é indicado o uso de refletores de luz que gerem pouca ou quase nenhuma sombra, criando atmosfera suave e de glamour, com os refletores de luz do tipo elipsoidal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a maneira de justapor, cortar e inserir imagens, bem como a de sonorizar ou utilizar efeitos, determina a linguagem de comunicação do vídeo, assinale a opção correta acerca da edição de vídeos.

  • A.

    Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento da informática e dos equipamentos de vídeo, as imagens puderam ser transferidas para o hard disk (HD) do computador e, por meio de um software, o sistema de edição passou a ser não linear.

  • B.

    As estações de edição linear necessitam de um dispositivo (placa) de captação de vídeo aliado a um software de edição para transferir as imagens de vídeo para o HD do computador.

  • C.

    Fade é o efeito em que a imagem se funde com outra sobreposta; o fade in caracteriza a fundição de uma imagem com outra, de maneira gradativa; e o fade out caracteriza-se pelo desaparecimento de uma imagem para o surgimento de outra.

  • D.

    A edição linear é um sistema analógico de edição de vídeo, por meio de gravação de fita para fita, no qual se interligam, no mínimo, dois equipamentos.

  • E. Na edição linear, os créditos, aberturas ou vinhetas são inseridos no início da gravação por meio de um software denominado gerador de caracteres (CG), que é conectado ao sistema.

Com relação ao jornalismo institucional, julgue os itens seguintes.

O fato de o jornalista dos meios de comunicação ser, em tese, mais um generalista que um especialista pode ser usado em favor da instituição que quer transmitir uma mensagem de interesse público, na medida em que o jornalista tenderá a reproduzir os conteúdos de press releases, desde que informativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Wilson Bueno, o conjunto de estratégias e ações desenvolvidas com o objetivo de estabelecer canais de comunicação entre uma empresa, entidade ou mesmo uma pessoa com os meios de comunicação, em geral, e os profissionais de imprensa, em particular é chamado de

  • A.

    endomarketing.

  • B.

    assessoria de imprensa.

  • C.

    comunicação integrada.

  • D.

    marketing de permissão.

  • E.

    lobby.

Às vezes, os conceitos de moral, ética e deontologia são tratados como uma única noção até pelos dicionários de filosofia; entretanto, apesar de suas inter-relações, são necessários recortes importantes, pois, enquanto a moral faz parte do discurso prático, a ética e a deontologia fazem parte do discurso teórico. Considerando esse assunto e o que dispõe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens subsecutivos.

O bom, o belo, o justo e o bem correspondem, em síntese, a categorias universais da moral, que podem ser criticamente aplicadas a um contexto corporativo e, portanto, deontológico.

  • C. Certo
  • E. Errado

No planejamento estratégico de marketing, a avaliação geral dos pontos fortes e fracos, das oportunidades e ameaças é denominada análise __________.

A alternativa que completa corretamente a lacuna acima é

  • A.

    SWOT

  • B.

    B2B

  • C.

    CIM

  • D.

    Análise do Posicionamento

  • E.

    Análise Integrada Exponencial

O fluxo de comunicação comum em organizações mais abertas, menos burocráticas e com forte peso nos programas interdepartamentais é chamado de

  • A.

    descendente.

  • B.

    ascendente.

  • C.

    lateral.

  • D.

    diagonal.

  • E.

    dissonante.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...