Questões de Comunicação Social

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Com o advento da televisão e a consequente criação de uma geração de pessoas aculturadas para o apelo visual das mensagens, os jornais impressos passaram a apresentar informações integrando, na diagramação, imagens, textos sintéticos e dados numéricos com a finalidade de prender a atenção dos seus leitores.

Essa forma de apresentar a notícia, como no exemplo, é chamada de

  • A. infografia.
  • B. mapografia.
  • C. infotenimento.
  • D. cartografia.
  • E. noticia visual.

O primeiro veículo de comunicação a publicar uma imagem foi o jornal Daily (Nova Iorque) em 1880. Hoje a fotografia jornalística constitui uma especialidade da atividade jornalística com a finalidade de dar uma informação clara, precisa e concisa através da imagem. Para os pesquisadores da área,

  • A. a fotonotícia agrega imagens que possui uma disposição lógica para o entendimento, mostrando a cena com pequenos cortes e funcionando como uma animação.
  • B. a fotorreportagem é um gênero cujo conjunto de fotos forma uma narrativa ou quando uma série de fotos são construídas em torno de um tema específico, como o ensaio fotográfico.
  • C. a fotografia de entrevista refere-se à imagem que não cumpre apenas a função de só informar, mas constitui-se em uma construção da realidade e do contexto.
  • D. a foto simbólica, quando é usada para assegurar ou ampliar a informação, trabalha em conjunto com a matéria jornalística.
  • E. a fotossequência se caracteriza por publicar uma foto com alto teor informativo e consegue, independentemente da notícia, comunicar o fato.

O Presidente da Câmara vai dar uma entrevista coletiva no Anfiteatro da APM. A Assessoria de Imprensa prepara o ambiente com uma mesa e um microfone de mesa, considerando que a autoridade deve falar por meio do aparelho e não nele. Para que as respostas do Presidente sejam bem captadas e as câmeras de televisão consigam mostrar claramente o seu rosto, o microfone

  • A. deve ser posicionado próximo à sua boca.
  • B. precisa estar instalado próximo a uma superfície refletora.
  • C. deve ser acoplado a um refletor parabólico e instalado a cerca de 1m do vereador.
  • D. mais adequado é o headset para que o Presidente consiga ouvir os seus interlocutores.
  • E. deve ser colocado ao seu lado e voltado para a sua clavícula.

Comunicação Integrada de Marketing − CIM é o processo

  • A. criativo pelo qual o redator publicitário associa e edita informações para criação de uma campanha sobre a missão e valores de uma empresa.
  • B. de desenvolvimento e de implementação de várias formas de programas de comunicação persuasivos com clientes existentes e potenciais no decorrer do tempo.
  • C. de implementação de redução de custos administrativos para aumento da verba de marketing e comunicação.
  • D. de comunicação persuasiva e ideológica utilizado pelos partidos políticos para integrar esforços de comunicação.
  • E. pelo qual as áreas de marketing e comunicação criam ações virais para serem compartilhadas apenas pela internet e principalmente via redes sociais.

Marketing meeting points, ou pontos de contato, compreende

  • A. a estratégia de marketing viral.
  • B. os pontos de venda em que uma ou mais marcas patrocinam a distribuição dos produtos.
  • C. os brindes distribuídos em eventos com objetivo de aumentar a fidelização do consumidor.
  • D. a estratégia promocional que visa a atrair a atenção do público em eventos exclusivamente de marcas multinacionais.
  • E. os pontos de encontro entre consumidores e produtos ou de sistemas de produtos e seus fluxos comunicativos.

O termo brand é muito utilizado por profissionais de publicidade para falar sobre marcas. Define-se branding como a área

  • A. do marketing responsável pelo atendimento do portfólio de marca nas agências.
  • B. do marketing e da administração dedicada ao estudo da gestão das marcas.
  • C. da publicidade e propaganda dedicada exclusivamente ao estudo das marcas concorrentes que não fazem parte do portfólio da agência.
  • D. do marketing responsável por realizar pesquisas de mercado sobre a percepção do consumidor a respeito das marcas.
  • E. do marketing de uma agência de publicidade responsável por definir o valor de uma marca.

O marketing direto

  • A. é uma atividade de alto-custo financeiro.
  • B. é o mesmo que mala-direta.
  • C. não inclui target específico.
  • D. é uma estratégia para manter relacionamento massificado com o público.
  • E. é uma especialização do marketing que envolve técnicas de propaganda e venda dirigidas.

Leia o texto publicado no jornal O Estado de S. Paulo, em 23 de março de 2016, a seguir: “A fisioterapeuta brasileira Neuseli Marino Lamari, moradora de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, perdeu o trem e escapou de um dos ataques em Bruxelas ontem. Ela tinha uma reunião na Universidade de Bruxelas, mas se atrasou e não conseguiu embarcar no trem alvo do atentado. Após conseguir se comunicar com seus parentes, ela relatou cenas de pânico e incredulidade e disse estar aliviada. „Foi por pouco, ainda estou muito chocada. Apesar do alívio por não ter entrado naquele trem, não deixa de ser assustadora toda essa confusão‟. Estações de trem foram fechadas e Neuseli teve de esperar a liberação para voltar a Paris, onde está hospedada. A fisioterapeuta viajou para a Europa para representar o Brasil no Congresso Mundial de Hipermobilidade, realizado em Paris. Em seguida, ela foi para a capital belga para uma série de reuniões com um grupo de estudos sobre a síndrome de Ehlers-Danlos, na qual se especializou”. Sobre o trecho transcrito e as noções a respeito de texto de jornalístico, veja as afirmações e quais delas estão corretas:

I – O relato da rotina da fisioterapeuta busca a relação de proximidade com a notícia, já que ela mora em São José do Rio Preto.

II – Trata-se de uma suíte centrada nos acontecimentos simultâneos ao fato principal.

III – Trata-se de uma narração jornalística com ênfase na intensidade, pois busca o nível das ressonâncias emocionais do fato, a impressão que deixa.

IV – A descrição do ambiente busca contextualizar as informações veiculadas nas notícias principais que focaram nos ataques em Bruxelas.

  • A. I e II, apenas.
  • B. III e IV, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I e IV, apenas.

Leia o trecho do texto, não assinado, publicado na edição do dia 21 de março de 2016, no jornal O Estado de S. Paulo: “Se o Brasil não melhorar de maneira substancial os serviços de saneamento básico, todo o conjunto de ações de combate ao vírus zika em curso ou que vierem a ser tomadas não será suficiente para afastar o risco de surgimento de novos e graves problemas de saúde pública causados pelo mosquito Aedes aegypti – mesmo que essas medidas alcancem o resultado esperado. Em documento divulgado há dias, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que, para o combate eficaz ao vírus zika, os países que enfrentam o problema precisam melhorar o sistema de saneamento básico. A Organização Mundial da Saúde (OMS), por sua vez, estima que 95% dos casos de vírus zika, dengue e chikungunya – doenças que vêm causando grandes problemas no Brasil e em outros países – poderiam ser evitados se os governos das nações mais afetadas por eles tivessem adotado medidas ambientais adequadas. Embora não tenha sido esse seu objetivo, a avaliação das duas organizações internacionais representa uma crítica direta à ação do governo brasileiro – e de outros países que enfrentam os problemas de saúde pública causados pelo Aedes aegypti – na área de saneamento básico. Promessas, programas, metas de universalização dos serviços essenciais têm sido frequentemente citados pelo governo Dilma Rousseff, mas os resultados práticos são pífios. A ampliação da rede de abastecimento de água e da rede de coleta de esgotos e o aumento do volume de dejetos tratados antes de seu lançamento nos cursos d’água não têm ocorrido na velocidade necessária para que, como ainda promete o governo, a universalização dos serviços de saneamento básico seja alcançada em 2033. Se mantido o ritmo atual dos investimentos, essa meta só será atingida em 2054, mais de 20 anos depois do prazo anunciado pelo governo, segundo estudo divulgado há alguns meses pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Até lá, boa parte da população continuará convivendo com os problemas de saúde causados por falta de água corrente, lançamento de esgotos nas ruas sem tratamento e coleta inadequada de resíduos sólidos. As crianças são as vítimas preferenciais das más condições sanitárias em diversas regiões. Dados mais recentes indicam que 35 milhões de brasileiros não são atendidos por rede de abastecimento de água e metade da população não conta com serviço de coleta de esgoto, que por isso é lançado in natura no ambiente. Escassez de recursos, legislação dispersa e às vezes conflitante, excesso de burocracia em razão da multiplicidade de órgãos que tratam do assunto, baixa qualidade dos projetos executivos estão entre os problemas mencionados há anos como causa do atraso dos programas de saneamento básico no País e que o Plano Nacional de Saneamento Básico não conseguiu resolver. O País paga o preço desse atraso”. Observando a estrutura do texto e as palavras destacadas, juntamente com as noções da linguagem jornalística, tem no texto acima:

  • A. Crônica
  • B. Reportagem
  • C. Editorial
  • D. Resenha

Leia o trecho a seguir: “A transladação dessa teoria para o campo definido do jornalismo leva à afirmação de que o acontecimento (do qual o relacionamento informativo faz parte) é uma forma de processo, com capacidade maior ou menor de desorganização e reorganização social. A intervenção do relato jornalístico em acontecimentos complexos ou com elevado potencial de complexidade pode assumir dimensão de sucesso dentro do processo e, até, desencadear processos derivados”. Ao se referir às condições em que o jornalismo é produzido, as quais, em determinado estado, se agregam ou suprimem objetos ou atribuem outras propriedades, busca-se delinear a característica descrita em:

  • A. Idoneidade e responsabilidade social do jornalismo.
  • B. Espontaneidade e objetividade financeira do jornalismo.
  • C. Intencionalidade e pragmática do jornalismo.
  • D. Previsibilidade e contemporaneidade do jornalismo
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