Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o trecho a seguir: “As publicações organizacionais se propõem a combater o desconhecimento a respeito da empresa e promover a integração entre os públicos ligados a ela, ao mesmo tempo que pretendem projetar a empresa para internamente assegurar a boa produtividade e externamente conseguir aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros. Este é o objetivo finalista, pois as empresas conseguem atingir muitos outros tipos de objetivos intermediários com suas publicações. [...] As 11 publicações enquadram-se no processo de comunicação empresarial. Elas constituem canais de comunicação entre a empresa e os sistemas cultural-interno, ambiente competitivo [...]”. A característica de canais de comunicação estrutural é:

  • A. Utilização de veículos típicos para projeção de imagem, espelhando apenas as informações mais oficiais da direção da empresa.
  • B. A unilaterialidade e direção a uma audiência relativamente grande, heterogênea e anônima para comunicação indireta-unilateral-pública.
  • C. Publicações externas fundamentalmente em veículos instrumentais de comunicação que objetivam projetar uma imagem e obter comportamentos externos favoráveis à empresa.
  • D. Publicações internas para assegurar o fluxo satisfatório entre a direção e os funcionários, cujo objetivo é o de criar e manter o clima coletivo favorável e mostrar as empregados a política empresarial.

Leia o trecho a seguir: “Os símbolos são abreviaturas fixadas por convenções quase sempre internacionais para as unidades de medida, os elementos químicos, os pontos cardeais” (PINTO, 1993, p. 77). Na escrita das unidades de medida, é correto afirmar:

I. Escrevem-se os nomes das unidades com letras minúsculas, mesmo quando correspondem a nomes de pessoas.

II. Os símbolos fixados por convenções internacionais se submetem ao sistema ortográfico vigente no país.

III. Celsius, Fahrenheit e Réaumur são exceções que devem ser grafadas com letras maiúsculas.

  • A. Apenas as afirmações I e II estão corretas.
  • B. Apenas as afirmações II e III estão corretas.
  • C. Apenas as afirmações I e III estão corretas.
  • D. Apenas a afirmação III está correta.

Leia as afirmações a seguir:

I. A estratificação dos produtos culturais, segundo a sua qualidade estética ou o seu interesse, é perfeitamente adequada à lógica de todo o sistema produtivo.

II. Embora os indivíduos acreditem que, nos seus tempos livres, se subtraem aos rígidos mecanismos produtivos, na realidade, a mecanização determina tão integralmente a fabricação dos produtos de divertimento que aquilo que se consome são apenas cópias e reproduções do processo de trabalho.

III. Construídos propositadamente para um consumo descontraído, não comprometedor, cada um desses produtos reflete o modelo do mecanismo econômico que domina o tempo do trabalho e o tempo do lazer.

Sobre as afirmações, é correto afirmar que:

  • A. Correspondem a fundamentos presentes na noção teórica de gatekeeper.
  • B. Abordam as políticas de comunicação vigentes.
  • C. Trata-se de noções abordadas pela teoria crítica na análise do que se constitui como indústria cultural.
  • D. Relacionam-se ao caso específico da tematização das relações trabalhistas, num exemplo evidente de agenda-setting.

Leia o trecho a seguir: “A necessidade de se pensar sobre [...] surge diante da constatação prática de que não há espaço nos veículos informativos para a publicação ou veiculação da infinidade de acontecimentos que ocorrem no dia a dia” (SILVA, 2005, p. 97). Em outro trecho, a seguir, tem-se que: “[...] não é, pois, uma classificação abstrata [...]; é, antes, a lógica de uma tipificação que tem por objetivo atingir fins práticos de uma forma programada e que se destina, acima de tudo, a tonar possível a repetitividade de certos procedimentos”. (WOLF, 1999, p. 197). Sabendo-se o modo de fazer do jornalismo, os trechos abordam os:

  • A. Critérios de noticiabilidade
  • B. Noções de entrevista
  • C. Efeitos do mass media
  • D. Processos do agenda setting

Quando dois padrões de retícula com inclinações diferentes são aplicados um sobre o outro, pode-se obter uma imagem como a do exemplo. Esse efeito é chamado de

  • A. rosácea
  • B. dupla exposição.
  • C. fototipia.
  • D. moiré.
  • E. overlay.

Observe a imagem a seguir.

O equipamento retratado é usado para acompanhar o deslocamento de pessoas ou objetos em produções de televisão. Esse movimento é chamado de

  • A. tripé.
  • B. unidade móvel.
  • C. travelling.
  • D. tilt.
  • E. zoom in.

Os tipos de plano a que se refere a pesquisadora são, respectivamente,

  • A. close ... primeiro plano
  • B. primeiro plano ... plano americano
  • C. close ... plano geral
  • D. plano americano ... primeiro plano
  • E. plano geral ... close

O termo “espelho”, no meio jornalístico, significa:

  • A. Jornalista que emite opiniões conforme a empresa em que trabalha.
  • B. Ilustração feita em computador para auxiliar na explicação da notícia.
  • C. Nome técnico que identifica a reportagem.
  • D. Cronograma e relação dos vídeos que entrarão durante a apresentação do telejornal.

No jargão jornalístico, suíte significa

  • A. resumo da manchete da edição.
  • B. assunto principal do suplemento do dia.
  • C. cobertura especial de um evento.
  • D. sequência de uma notícia, em edições subsequentes.
  • E. notícia fria.

Manifestante é agredido por multidão na Praça da República

O título acima se refere à agressão que um black-block sofreu de integrantes de uma passeata organizada pelo MPL (Movimento Passe Livre). A multidão caracteriza-se por

  • A. reunir múltiplas coletividades em oposição a um aglomerado único e se observa em seu meio a existência de pessoas e grupos que não reagem de forma homogênea aos estímulos da mídia.
  • B. ser um grupo espontâneo, temporário e desorganizado, formado por indivíduos que dividem um sentimento comum. Seus componentes estão próximos fisicamente, mas possuem fracos laços sociais.
  • C. ser um conjunto de pessoas, em geral dispersas geograficamente, que tem um interesse em comum. Os seus componentes nem sempre atuam em conjunto, mas, individualmente, podem tomar decisões homogêneas.
  • D. não possuir noção de identidade ou regras. Sua composição (os indivíduos que a formam) está sempre se alterando. A interação entre os membros e deles com os emissores das mensagens é mínima..
  • E. reforçar os vínculos que todos os seres humanos têm como membros de grupos organizados e por ampliar os laços afetivos das pessoas que os formam, porque seus destinos estão indissoluvelmente a esses grupos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...