Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A teoria da comunicação que sustenta a hipótese de que, em consequência da ação dos jornais, da televisão e de outros meios de informação, o público enfatiza ou negligencia elementos dos cenários públicos é corretamente denominada
teoria da informação.
agenda-setting.
news making.
semiótica textual.
teoria crítica.
Um dos mais influentes jornalistas brasileiros contemporâneos, comentando o papel do jornalista, afirmou: "sou jornalista, mas gosto mesmo é de marcenaria. Gosto de fazer móveis, cadeiras, e minha ética como marceneiro é igual à ética como jornalista − não tenho duas. Não existe ética específica do jornalista. Sua ética é a mesma do cidadão". O nome desse jornalista, que faleceu em 1987, é
Cláudio Abramo.
Wladimir Herzog.
José Freitas Nobre.
Tim Lopes.
Rui Mesquita.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A propaganda é essencialmente um instrumento de relações públicas quando é utilizada para
apresentar um novo serviço agregado.
alavancar vendas.
obter aceitação pública para uma indústria.
tornar uma marca mais conhecida.
lançar uma nova variedade de produto.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação às potencialidades e aos contingenciamentos a que está submetida a produção jornalística, julgue os próximos itens.
O texto jornalístico deve ser claro, conciso, direto, preciso, simples e objetivo, tanto em veículos impressos quanto em veículos eletrônicos.
Comunicação Social - Responsabilidade Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
As discussões sobre responsabilidade social tomaram um novo rumo com o lançamento do Pacto Global pelas Nações Unidas, em 1999, com um apelo para que organizações do mundo todo assumissem uma globalização mais humanitária. Em relação à responsabilidade social e ao Pacto Global, assinale a opção correta.
Quando uma empresa cumpre com todas as suas obrigações jurídicas, ela se torna, consequentemente, socialmente responsável.
O Pacto Global é composto de princípios universais, e um deles estabelece a luta pela paz no mundo.
A responsabilidade social apresenta três dimensões: a interna, a externa e a mista.
Um dos princípios estabelecidos pelo Pacto Global é o combate à corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.
Desenvolvimento sustentável refere-se à adoção de práticas que alavanquem o crescimento da empresa com a conquista de novos mercados.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
De acordo com, Thais de Mendonça Jorge (A notícia nos cibermeios. SBPJor, nov./2008), vários são os termos para tentar explicar o fenômeno que incide sobre as comunicações, em especial o jornalismo digital: metamorfose, midiamorfose, embaralhamento, hibridização. A propósito desse fenômeno, julgue o item abaixo.
Não se pode afirmar que procedimentos como o lide e a pirâmide invertida estejam superados em relação ao webjornalismo, mas que, como a própria notícia, passaram por um processo de mutação decorrente da prática do hipertexto.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A comunicação institucional, por meio de uma gestão estratégica de relações públicas, é a responsável direta pela construção de uma imagem corporativa forte e positiva de uma organização. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
O marketing cultural integra um dos tipos de marketing tradicional, desvinculado, portanto, da comunicação institucional.
A comunicação institucional é um dos instrumentos de relações públicas.
A comunicação institucional visa atingir novos mercados e aumentar os lucros da organização.
Responsabilidade social ou marketing social são formas de comunicação institucional.
A assessoria de imprensa é uma ferramenta de gestão da comunicação institucional para as organizações.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Certos conhecimentos e recursos gráficos são essenciais para o equilíbrio entre texto e imagem, assim como para o alcance da funcionalidade e da qualidade estética do leiaute. Considerando essa premissa, julgue os próximos itens.
Para se fixar os olhos do leitor em uma página, é comum utilizar uma ilustração que atraia a atenção, no canto inferior direito desta página.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne a assessoria de imprensa e relações com a imprensa, assinale a opção correta.
A assessoria de imprensa é oriunda das relações públicas e ambas compartilham o mesmo marco histórico.
O profissional que desempenha esse papel deve ser um defensor contumaz da organização e atuar como um muro de proteção entre a empresa e os jornalistas.
O assessor de imprensa deve produzir o máximo possível de informações sobre a organização, bombardeando as redações com a lembrança constante da empresa.
A assessoria de imprensa vincula-se diretamente à maior autoridade da organização, com políticas próprias diferentes das da área de comunicação social como um todo.
O assessor de imprensa deve ser capaz de, eventualmente, esconder ações que possam macular o nome da empresa.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, referentes a noções de comunicação visual para veículos impressos.
Produtores de conteúdo e designers recomendam que se utilize a maior variedade possível de tipos, formatos e cores em uma página de jornal, de modo a evitar a monotonia e facilitar a legibilidade, especialmente quando há textos longos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...