Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A teoria da comunicação que sustenta a hipótese de que, em consequência da ação dos jornais, da televisão e de outros meios de informação, o público enfatiza ou negligencia elementos dos cenários públicos é corretamente denominada

  • A.

    teoria da informação.

  • B.

    agenda-setting.

  • C.

    news making.

  • D.

    semiótica textual.

  • E.

    teoria crítica.

Um dos mais influentes jornalistas brasileiros contemporâneos, comentando o papel do jornalista, afirmou: "sou jornalista, mas gosto mesmo é de marcenaria. Gosto de fazer móveis, cadeiras, e minha ética como marceneiro é igual à ética como jornalista − não tenho duas. Não existe ética específica do jornalista. Sua ética é a mesma do cidadão". O nome desse jornalista, que faleceu em 1987, é

  • A.

    Cláudio Abramo.

  • B.

    Wladimir Herzog.

  • C.

    José Freitas Nobre.

  • D.

    Tim Lopes.

  • E.

    Rui Mesquita.

A propaganda é essencialmente um instrumento de relações públicas quando é utilizada para

  • A.

    apresentar um novo serviço agregado.

  • B.

    alavancar vendas.

  • C.

    obter aceitação pública para uma indústria.

  • D.

    tornar uma marca mais conhecida.

  • E.

    lançar uma nova variedade de produto.

Com relação às potencialidades e aos contingenciamentos a que está submetida a produção jornalística, julgue os próximos itens.

O texto jornalístico deve ser claro, conciso, direto, preciso, simples e objetivo, tanto em veículos impressos quanto em veículos eletrônicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

As discussões sobre responsabilidade social tomaram um novo rumo com o lançamento do Pacto Global pelas Nações Unidas, em 1999, com um apelo para que organizações do mundo todo assumissem uma globalização mais humanitária. Em relação à responsabilidade social e ao Pacto Global, assinale a opção correta.

  • A.

    Quando uma empresa cumpre com todas as suas obrigações jurídicas, ela se torna, consequentemente, socialmente responsável.

  • B.

    O Pacto Global é composto de princípios universais, e um deles estabelece a luta pela paz no mundo.

  • C.

    A responsabilidade social apresenta três dimensões: a interna, a externa e a mista.

  • D.

    Um dos princípios estabelecidos pelo Pacto Global é o combate à corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

  • E.

    Desenvolvimento sustentável refere-se à adoção de práticas que alavanquem o crescimento da empresa com a conquista de novos mercados.

De acordo com, Thais de Mendonça Jorge (A notícia nos cibermeios. SBPJor, nov./2008), vários são os termos para tentar explicar o fenômeno que incide sobre as comunicações, em especial o jornalismo digital: metamorfose, midiamorfose, embaralhamento, hibridização. A propósito desse fenômeno, julgue o item abaixo.

Não se pode afirmar que procedimentos como o lide e a pirâmide invertida estejam superados em relação ao webjornalismo, mas que, como a própria notícia, passaram por um processo de mutação decorrente da prática do hipertexto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação institucional, por meio de uma gestão estratégica de relações públicas, é a responsável direta pela construção de uma imagem corporativa forte e positiva de uma organização. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    O marketing cultural integra um dos tipos de marketing tradicional, desvinculado, portanto, da comunicação institucional.

  • B.

    A comunicação institucional é um dos instrumentos de relações públicas.

  • C.

    A comunicação institucional visa atingir novos mercados e aumentar os lucros da organização.

  • D.

    Responsabilidade social ou marketing social são formas de comunicação institucional.

  • E.

    A assessoria de imprensa é uma ferramenta de gestão da comunicação institucional para as organizações.

Certos conhecimentos e recursos gráficos são essenciais para o equilíbrio entre texto e imagem, assim como para o alcance da funcionalidade e da qualidade estética do leiaute. Considerando essa premissa, julgue os próximos itens.

Para se fixar os olhos do leitor em uma página, é comum utilizar uma ilustração que atraia a atenção, no canto inferior direito desta página.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a assessoria de imprensa e relações com a imprensa, assinale a opção correta.

  • A.

    A assessoria de imprensa é oriunda das relações públicas e ambas compartilham o mesmo marco histórico.

  • B.

    O profissional que desempenha esse papel deve ser um defensor contumaz da organização e atuar como um muro de proteção entre a empresa e os jornalistas.

  • C.

    O assessor de imprensa deve produzir o máximo possível de informações sobre a organização, bombardeando as redações com a lembrança constante da empresa.

  • D.

    A assessoria de imprensa vincula-se diretamente à maior autoridade da organização, com políticas próprias diferentes das da área de comunicação social como um todo.

  • E.

    O assessor de imprensa deve ser capaz de, eventualmente, esconder ações que possam macular o nome da empresa.

Julgue os itens que se seguem, referentes a noções de comunicação visual para veículos impressos.

Produtores de conteúdo e designers recomendam que se utilize a maior variedade possível de tipos, formatos e cores em uma página de jornal, de modo a evitar a monotonia e facilitar a legibilidade, especialmente quando há textos longos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...