Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Uma instituição está vivenciando um período de crise e o fato alcançou grande repercussão na mídia. Para gerenciar a crise e preservar a imagem da empresa, o assessor deve
orientar a direção da empresa a não falar sobre o assunto até que ele seja esquecido pela opinião pública.
fazer um levantamento completo da situação e fornecer todos os dados possíveis que não prejudiquem a imagem da empresa.
tentar desviar a atenção do problema e fornecer informações sobre projetos bem sucedidos da empresa
divulgar nota informando que o caso já está sendo apurado e não fornecer nenhuma informação sobre o problema.
divulgar informações sobre o fato ocorrido e enfatizar as providências da empresa em relação ao assunto.
Comunicação Social - Responsabilidade Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue os itens que se seguem.
Plano de saúde, auxílio-creche e outros benefícios fornecidos pelas empresas aos seus empregados constituem ações de responsabilidade social à medida que agregam valor ao salário.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Diferentes suportes midiáticos apontam para soluções específicas em termos de imagens. A partir dessa informação, assinale a opção correta.
Imagens para mídia impressa (offset) requerem total tratamento analógico, sob pena de prejuízos para a nitidez dessas imagens.
Uma imagem originalmente produzida para um sítio da Internet pode ser selecionada, cortada e colada diretamente para a edição em meio impresso (offset), sem perda de qualidade.
Meios impressos (offset) exigem maior definição de imagens digitais em comparação com a Internet, sob pena de serrilhamento das imagens.
Com a explosiva oferta generalizada de memória residente nos computadores de última geração, o peso das imagens tornou-se irrelevante, seja qual for o suporte de percepção.
São as baixas taxas de compressão do formato JPEG que o tornam adequado para a edição de imagens no meio impresso (offset).
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Certos conhecimentos e recursos gráficos são essenciais para o equilíbrio entre texto e imagem, assim como para o alcance da funcionalidade e da qualidade estética do leiaute. Considerando essa premissa, julgue os próximos itens.
Ao visualizar uma página, os olhos do leitor focalizam primeiramente o centro óptico da mesma, localizado um pouco acima e à esquerda do seu centro mecânico.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os próximos itens a respeito do papel dos meios de comunicação no Brasil.
Segundo o paradigma sociocêntrico, a mídia e o jornalismo são protagonistas da sociedade civil, afirmando-se como um centro de poder, capaz de sustentar uma indústria da consciência.
Qual das descrições a seguir corresponde aos arquivos acima apresentados?
Os dois arquivos possuem lpi médio.
Os dois arquivos poderão ser usados indistintamente porque não apresentarão diferença considerável para a impressão final.
O arquivo 1 possui um tamanho em lpi alto, enquanto o arquivo 2 possui um tamanho em ppi baixo.
O arquivo 1 é bitmap e o arquivo 2 é vetorial, ambos podem ser impressos.
O arquivo 2, por conter nós, imprimirá com uma resolução menor do que o arquivo 1.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Na divulgação de um evento, o mailing list do assessor de imprensa deve conter a(o)
relação de todos os diretores, chefes e responsáveis pela empresa.
contato dos principais veículos de comunicação.
contato de todos os clientes e fornecedores da empresa.
contato de todos os veículos de imprensa que interessam ao assessor e seu cliente.
contato de todos os jornalistas conhecidos pelo assessor
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das necessidades e possibilidades de interposição e de fusão na aplicação das funções inerentes às áreas de relações públicas, jornalismo e publicidade, julgue os itens seguintes.
O planejamento estratégico de comunicação deve dar tratamento diferenciado às áreas da comunicação, priorizando-as de acordo com a política da instituição e a orientação dos dirigentes.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Assinale a opção correta com relação a divulgação científica e jornalismo científico.
A relação do jornalismo científico com a ciência e com os fatos produzidos pelos cientistas deve basear-se estritamente na tradução desses fatos para o público, pois não é seu papel fazer leitura crítica da ciência.
Uma das funções do jornalismo científico é a transferência de informações científicas e tecnológicas, transcritas em códigos especializados, a um público seleto, formado por especialistas.
Quando a divulgação científica se apropria da cultura e dos meios jornalísticos, o jornalismo científico torna-se um gênero da divulgação científica.
O jornalismo científico é o meio de que dispõe a ciência para tornar públicas, em um contexto de interpares, as produções mais recentes do meio científico.
São mídias do jornalismo científico os veículos não tradicionais como histórias em quadrinhos, fascículos, livros, incluindo os didáticos, exposições e dias de campo.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando o release e o clipping, duas ferramentas da assessoria de imprensa, julgue os itens a seguir.
Estruturado em formato jornalístico, o release tem como principal característica a confiabilidade das informações apresentadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...