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Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.
Entre os canais e estratégias de comunicação interna estão o release, o press kit, o banco de pautas e o house organ.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Não há consenso sobre o que seja reputação corporativa, conceito surgido no início da década passada. A reputação corporativa tem sido atrelada ao desempenho, à confiança e às expectativas de stakeholders. Além disso, ela é vista por alguns autores como um ativo intangível das instituições. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
Considerando-se que o desempenho institucional é um fator importante para a reputação corporativa, é desejável monitorar esse desempenho por meio de instrumentos como as pesquisas.
É orientação típica a ser dada a fontes de informações durante media training:
( ) fazer a contribuição tão completa e informativa quanto possível.
( ) ignorar os pressupostos do jornalista e responder objetivamente a questão colocada.
( ) preparar com o repórter as mensagens-chave a serem transmitidas durante a entrevista.
( ) valorizar o jornalista e atendê-lo diretamente evitando intermediação de secretárias e assessores. Avalie os itens acima e marque a opção correspondente.
Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes.
Os eventos corporativos são ferramentas importantes para o marketing, na medida em que o marketing atual exige que se complete o ciclo do feedback, isto é, que se estabeleça um diálogo com o consumidor.
A respeito da prática do jornalismo científico, julgue os itens seguintes.
O Ministério da Saúde prioriza a utilização da Internet como principal veículo de distribuição de informações, pois a rapidez de acesso e a possibilidade de armazenamento de informações dessa mídia são essenciais para a disseminação do conhecimento científico no Brasil.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Qual dos enunciados abaixo relacionados expressa a linha central de pensamento do teórico Marshall McLuhan?
Os mass media conferem prestígio e acrescentam a autoridade de indivíduos e grupos, legitimando seu status. O reconhecimento pela imprensa, rádio, revistas ou jornais falados atesta que uma nova personalidade despontou: um "alguém" de opinião e comportamento bastante significativos para atrair a atenção do público. O mecanismo de atribuição de status é patente na propaganda-padrão com testemunhos em que "pessoas importantes" endossam um determinado produto.
A indústria cultural continuamente priva seus consumidores do que continuamente lhes promete. O assalto ao prazer que a ação e a apresentação emitem é indefinidamente prorrogado: a promessa a que, na realidade, o espetáculo se reduz, malignamente significa que não se chega ao quid, que o hóspede há de se contentar com a leitura do menu. Ao desejo suscitado por todos os nomes e imagens esplêndidos serve-se, em suma, apenas o elogio da opaca rotina da qual se queria escapar.
A fotografia de imprensa é uma mensagem. A totalidade dessa mensagem é constituída por uma fonte emissora, um canal de transmissão, um meio receptor. A fonte emissora é a redação do jornal, o grupo de técnicos, dentre os quais uns batem a foto, outros a escolhem, a compõem, a tratam, e outros enfim a intitulam, preparam uma legenda para ela e a comentam. O meio receptor é o público que lê o jornal. E o canal de transmissão é o próprio jornal, ou, mais exatamente, um complexo de mensagens concorrentes, de que a foto é o centro, mas de que os contornos são constituídos pelo texto, título, legenda, paginação e, de maneira abstrata, mas não menos informante, pelo nome do próprio jornal (pois este nome constitui um saber, que pode fazer infletir fortemente a leitura da mensagem propriamente dita.
Passamos hoje da produção de mercadorias empacotadas para o empacotamento de informação. Anteriormente, invadíamos os mercados estrangeiros com utilidades. Hoje invadimos culturas inteiras com informação acondicionada, diversão e idéias. Em vista do alcance global instantâneo dos novos meios de visão e som, até mesmo o jornal é vagaroso. Entretanto, a imprensa sobrepujou o livro no século 19, porque o livro chegava tarde demais. A página do jornal não era uma mera ampliação da página do livro. Era, como o cinema, uma nova forma de arte coletiva.
Os que negam o poder dos mass media não descobriram a lógica particular de sua eficácia. No mais não se trata de uma lógica do enunciado e da prova, mas sim de uma lógica da fábula e da adesão. Não se acredita, deixase entretanto que ela fique de perto. No fundo, a "demonstração" do produto não persuade ninguém: serve para racionalizar a compra que, de todo modo, precede ou ultrapassa os motivos racionais.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o texto acima, julgue os itens de 97 a 103, a respeito das principais teorias da comunicação.
A espiral do silêncio, fruto da abordagem funcionalista, explica como determinados temas jornalísticos deixam de ser considerados temas de relevância informativa.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Não há consenso sobre o que seja reputação corporativa, conceito surgido no início da década passada. A reputação corporativa tem sido atrelada ao desempenho, à confiança e às expectativas de stakeholders. Além disso, ela é vista por alguns autores como um ativo intangível das instituições. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
O conceito de reputação corporativa como um ativo intangível, ou seja, como um capital em circulação, contempla apenas expectativas comerciais.
As fontes de informação hoje são cada vez mais preparadas e atuantes no sistema de informação jornalística. Isto ajuda a sociedade a se manter informada, mas também pode conduzir a práticas de manipulação da informação. Sobre as fontes de informação, avalie os itens abaixo e marque a opção correspondente.
( ) O porta-voz, responsável por falar oficialmente em nome da organização, é também chamado de gatekeeper.
( ) Um tipo de evento programado pelas fontes é o chamado pseudo-evento. Ele tem natureza promocional e assume características que o distinguem do evento espontâneo ou natural.
( ) Um assessor de imprensa deve ser orientado a plantar matérias no noticiário, de maneira a promover a organização ou assessorado, colher visibilidade e informar com precisão a sociedade sobre temas de interesse público.
F, V, F
V, V, F
F, F, F
V, V, V
F, F, V
Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes.
As feiras de grande porte são excelentes oportunidades de venda para empresas jovens que estejam começando a produzir e a colocar seu produto no mercado.
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