Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As informações trazidas pelos repórteres à redação são geralmente recontextualizadas no processo de edição. Esse processo inclui selecionar os assuntos, preparar as matérias, organizar, suprimir, aprofundar e distribuir conteúdos. A respeito do processo de edição e do trabalho em redação, julgue os itens subsequentes.
O trabalho de um secretário de redação é o de auxiliar dos editores, organizando suas atividades e garantindo o cumprimento das pautas previstas em cada dia.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em seu livro, A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística, Nilson Lage, ao afirmar que: "O jornalismo perde, então, o traço de novidade e se torna um discurso de divulgação das idéias prontas – que não nasceram da consideração dos fatos, mas de ideologias ou crenças que um editor dissemina sem sair da redação, refere-se a:
Criação do lead.
Criação da pauta.
Criação do deadline.
Criação do espelho.
Criação do copydesk.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o texto acima, julgue os itens de 97 a 103, a respeito das principais teorias da comunicação.
Historicamente, a conceituação de alienação como efeito da indústria cultural é associado aos estudos da Escola de Frankfurt.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Não há consenso sobre o que seja reputação corporativa, conceito surgido no início da década passada. A reputação corporativa tem sido atrelada ao desempenho, à confiança e às expectativas de stakeholders. Além disso, ela é vista por alguns autores como um ativo intangível das instituições. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
Não se pode afirmar que uma instituição que mantém sua confiabilidade e sua credibilidade durante uma crise goze de boa reputação.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
O lead nasceu da necessidade de:
Permitir que os dados obtidos e os testemunhos de um fato pudessem ser confrontados uns com os outros para que se tivesse a versão mais próxima da verdade.
Reconstituir a entrevista com base em palavraschave.
Fazer com que o entrevistado tenha um roteiro claro antes de ser submetido às questões do repórter.
Limitar a propagação de inverdades.
Valorizar não a seqüência temporal, mas o aspecto mais importante de um evento, nominalmente, tempo, lugar, modo, causa, finalidade e instrumento.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o texto acima, julgue os itens de 97 a 103, a respeito das principais teorias da comunicação.
Entre as teorias mecanicistas, embasadas no modelo behaviorista estímulo-resposta, destacam-se a teoria hipodérmica e a abordagem empírico-experimental (persuasão).
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da notícia e de suas características, julgue os itens que se seguem.
Além da clássica divisão entre hard news e soft news, as notícias também podem ser hot news (quentes), spot news (imprevisíveis) e strong news (fortes).
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Qual das alternativas abaixo é verdadeira quando nos referimos às propriedades de uma pauta.
Planejamento de uma edição ou parte da edição, com a listagem dos fatos a serem cobertos no noticiário e dos assuntos a serem abordados em reportagens.
Em veículos diários, cada editoria geralmente prepara sua pauta. A incumbência, em última instância, é do editor, mas é comum existir um pauteiro.
Pautas caem quando não é possível realizá-las: ou estavam erradas ou o que previam não aconteceu por algum motivo. Boas pautas dão origem a matérias que devem sair com destaque e, supostamente, acrescentam algo ao currículo do repórter.
Uma pauta bem feita prevê volume de informação necessário para a garantia de eventuais quedas de pauta e ainda matérias que poderão ser aproveitadas posteriormente. Evita o consumo inútil de homens-hora em produtos que jamais serão veiculados.
Todas as afirmativas estão corretas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o texto acima, julgue os itens de 97 a 103, a respeito das principais teorias da comunicação.
O modelo dos usos e gratificações de Blumer e Katz demonstra como a mídia condiciona o gosto do público e vice-versa.
Quanto ao processo de apuração e de pesquisa de informações, julgue os itens subsequentes.
No off, uma das formas mais comuns de se obter informações no jornalismo, especialmente de fontes oficiais, as informações devem ser divulgadas diretamente pelos assessores de imprensa, sem passar pelos jornalistas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...