Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito do tema tratado no fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir, que se referem a fundamentos teóricos da comunicação.

Relativamente ao papel da mensagem no processo comunicativo, a principal perspectiva analítica, integrante da teoria crítica, é o modelo semiótico informacional, que prioriza os efeitos cognitivos no planejamento da codificação da mensagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as frases abaixo.

I. A comissão percebida pelo corretor não é, necessariamente, a mesma concedida às agências que dão "delcredere" efetivo e fazem as cobranças das contas dos veículos aos anunciantes.

II. Com o objetivo de incentivar a produção de ideias novas de que tanto necessita a propaganda, presume- se sempre que a ideia pertence à Empresa criadora e não pode ser explorada sem que esta dela se beneficie.

III. O profissional de propaganda deve conhecer a legislação relativa a seu campo de atividade, e como tal é responsável pelas infrações que, por negligência ou omissão intencional, levar o cliente a cometer, na execução do plano de propaganda que sugeriu e recomendou.

O Código de Ética dos Profissionais da Propaganda, de Outubro de 1957, é formado por quatro conjuntos de pressupostos: princípios, definições, normas e recomendações. Analisando as frases acima, é correto afirmar que:

  • A.

    I e III pertencem às normas do referido Código.

  • B.

    nenhuma delas pertence ao mencionado Código.

  • C.

    I e II pertencem às definições do referido Código.

  • D.

    I, II e III pertencem ao referido Código.

  • E.

    II e III pertencem às recomendações do referido Código.

Com referência aos textos acima, assinale a opção correta.

  • A.

    Por ser um informativo enviado diretamente ao endereço residencial do cliente, o Boletim seuEstilo é um produto de endomarketing.

  • B.

    Como é uma comunicação dirigida, o Boletim seuEstilo caracteriza um tipo de relacionamento orientador/ direcionador.

  • C.

    Na segmentação estratégica de mercado adotada pelo BB, o cliente Estilo enquadra-se no pilar negocial do tipo varejo.

  • D.

    O Boletim seuEstilo é um exemplo de publicidade (mídia não-paga), já que o cliente Estilo não paga para recebê-lo.

  • E.

    O envio de cada edição do Boletim seuEstilo para o públicoalvo constitui uma ação de marketing estratégico.

O acontecimento midiático segue uma lógica própria, segundo a qual nem todo fato tem valor suficiente para merecer publicação. Com relação a essa lógica, julgue os itens que se seguem.

Acontecimentos midiáticos seguem o senso comum, daí não haver dificuldade em se saber o que o público quer ver publicado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação, buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a serem tomadas pela referida assessoria.

A avaliação de que o trabalho da assessoria tem obtido credibilidade junto aos veículos de comunicação poderá ajudar a reduzir erros e eventuais incompreensões. Essa credibilidade é chamada também de passivo de imagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do tema tratado no fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir, que se referem a fundamentos teóricos da comunicação.

A principal vertente teórica acerca da relevância do canal nos processos comunicativos faz parte do chamado gatekeeping, que aborda como esses canais de informação são selecionados de acordo com o tipo de mensagem, o perfil do público e os efeitos pretendidos com a mensagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros parte do pressuposto que deve ser garantido ao cidadão o direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação. Essa garantia está expressa no art. 1o desse documento, que foi aprovado em Vitória, no dia 04 de agosto de 2007. O referido artigo cita, explicitamente,

  • A.

    a Constituição da República Federativa do Brasil.

  • B.

    o estatuto da Federação Nacional dos Jornalistas.

  • C.

    a recomendação da ONU para a disseminação das informações.

  • D.

    o novo Código Brasileiro de Direito Civil.

  • E.

    o direito fundamental do cidadão.

Segundo o texto acima, parte do valor do Seguro Ouro Residencial é destinado a projetos socioambientais da FBB. Essa iniciativa do BB

  • A.

    é uma ação de marketing societal.

  • B.

    configura uma proposta de venda casada, ao associar o apoio a projetos socioambientais ao seguro.

  • C.

    configura um processo de benchmarketing.

  • D.

    configura um mix de produtos.

  • E.

    não é uma ação de marketing, visto que marketing não se aplica a instituições sem fins lucrativos.

O acontecimento midiático segue uma lógica própria, segundo a qual nem todo fato tem valor suficiente para merecer publicação. Com relação a essa lógica, julgue os itens que se seguem.

Acontecimentos midiáticos fogem a qualquer lógica, daí a iniciativa dos veículos de comunicação em criar seus próprios manuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação, buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a serem tomadas pela referida assessoria.

A assessoria de imprensa pode decidir fazer um convite aos jornalistas que cobrem rotineiramente o Ministério da Saúde para avaliar as opções disponíveis com vistas a tornar o assunto atraente para o público. Essa iniciativa seria ótima para integrar assessoria e imprensa e é chamada de workshopmidia.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...