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Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito do tema tratado no fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir, que se referem a fundamentos teóricos da comunicação.
Relativamente ao papel da mensagem no processo comunicativo, a principal perspectiva analítica, integrante da teoria crítica, é o modelo semiótico informacional, que prioriza os efeitos cognitivos no planejamento da codificação da mensagem.
Analise as frases abaixo.
I. A comissão percebida pelo corretor não é, necessariamente, a mesma concedida às agências que dão "delcredere" efetivo e fazem as cobranças das contas dos veículos aos anunciantes.
II. Com o objetivo de incentivar a produção de ideias novas de que tanto necessita a propaganda, presume- se sempre que a ideia pertence à Empresa criadora e não pode ser explorada sem que esta dela se beneficie.
III. O profissional de propaganda deve conhecer a legislação relativa a seu campo de atividade, e como tal é responsável pelas infrações que, por negligência ou omissão intencional, levar o cliente a cometer, na execução do plano de propaganda que sugeriu e recomendou.
O Código de Ética dos Profissionais da Propaganda, de Outubro de 1957, é formado por quatro conjuntos de pressupostos: princípios, definições, normas e recomendações. Analisando as frases acima, é correto afirmar que:
I e III pertencem às normas do referido Código.
nenhuma delas pertence ao mencionado Código.
I e II pertencem às definições do referido Código.
I, II e III pertencem ao referido Código.
II e III pertencem às recomendações do referido Código.
Com referência aos textos acima, assinale a opção correta.
Por ser um informativo enviado diretamente ao endereço residencial do cliente, o Boletim seuEstilo é um produto de endomarketing.
Como é uma comunicação dirigida, o Boletim seuEstilo caracteriza um tipo de relacionamento orientador/ direcionador.
Na segmentação estratégica de mercado adotada pelo BB, o cliente Estilo enquadra-se no pilar negocial do tipo varejo.
O Boletim seuEstilo é um exemplo de publicidade (mídia não-paga), já que o cliente Estilo não paga para recebê-lo.
O envio de cada edição do Boletim seuEstilo para o públicoalvo constitui uma ação de marketing estratégico.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O acontecimento midiático segue uma lógica própria, segundo a qual nem todo fato tem valor suficiente para merecer publicação. Com relação a essa lógica, julgue os itens que se seguem.
Acontecimentos midiáticos seguem o senso comum, daí não haver dificuldade em se saber o que o público quer ver publicado.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação, buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a serem tomadas pela referida assessoria.
A avaliação de que o trabalho da assessoria tem obtido credibilidade junto aos veículos de comunicação poderá ajudar a reduzir erros e eventuais incompreensões. Essa credibilidade é chamada também de passivo de imagem.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito do tema tratado no fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir, que se referem a fundamentos teóricos da comunicação.
A principal vertente teórica acerca da relevância do canal nos processos comunicativos faz parte do chamado gatekeeping, que aborda como esses canais de informação são selecionados de acordo com o tipo de mensagem, o perfil do público e os efeitos pretendidos com a mensagem.
O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros parte do pressuposto que deve ser garantido ao cidadão o direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação. Essa garantia está expressa no art. 1o desse documento, que foi aprovado em Vitória, no dia 04 de agosto de 2007. O referido artigo cita, explicitamente,
a Constituição da República Federativa do Brasil.
o estatuto da Federação Nacional dos Jornalistas.
a recomendação da ONU para a disseminação das informações.
o novo Código Brasileiro de Direito Civil.
o direito fundamental do cidadão.
Segundo o texto acima, parte do valor do Seguro Ouro Residencial é destinado a projetos socioambientais da FBB. Essa iniciativa do BB
é uma ação de marketing societal.
configura uma proposta de venda casada, ao associar o apoio a projetos socioambientais ao seguro.
configura um processo de benchmarketing.
configura um mix de produtos.
não é uma ação de marketing, visto que marketing não se aplica a instituições sem fins lucrativos.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O acontecimento midiático segue uma lógica própria, segundo a qual nem todo fato tem valor suficiente para merecer publicação. Com relação a essa lógica, julgue os itens que se seguem.
Acontecimentos midiáticos fogem a qualquer lógica, daí a iniciativa dos veículos de comunicação em criar seus próprios manuais.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação, buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a serem tomadas pela referida assessoria.
A assessoria de imprensa pode decidir fazer um convite aos jornalistas que cobrem rotineiramente o Ministério da Saúde para avaliar as opções disponíveis com vistas a tornar o assunto atraente para o público. Essa iniciativa seria ótima para integrar assessoria e imprensa e é chamada de workshopmidia.
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