Questões de Comunicação Social

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Para por fim à exigência do diploma de curso superior de jornalismo, registrado pelo Ministério da Educação, para o exercício da profissão de jornalista, o relator, Ministro Gilmar Mendes, acatou recurso extraordinário, interposto pelo Ministério Público

  • A.

    Estadual (São Paulo) e pelo Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas de São Paulo (SindJoRe).

  • B.

    Federal e pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ).

  • C.

    Estadual e pela Associação Interamericana de Imprensa (SIP).

  • D.

    Federal e pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (SERTESP).

  • E.

    Estadual e pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE).

Segundo definição da American Marketing Association, marketing é a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas de valor para os consumidores, clientes, parceiros e a sociedade em geral. Com base nessa definição, é correto afirmar que

  • A.

    marketing e venda são conceitos sinônimos.

  • B.

    propaganda e marketing são conceitos sinônimos.

  • C.

    o marketing tem a propaganda como ferramenta e as vendas como uma atividade.

  • D.

    o marketing é uma ferramenta da propaganda para auxiliar na atividade de vendas.

  • E.

    o marketing é uma ferramenta de promoção de vendas.

Um dos pressupostos da implantação e disseminação da TV digital no Brasil é o de que os tradicionais públicos massivos terão mais acesso a uma maior quantidade de canais e a uma maior oferta de conteúdos até então considerados um privilégio dos públicos segmentados. Com base nessa premissa, julgue os seguintes itens.

Com a implantação da TV digital no Brasil, abrem-se perspectivas de maior acesso geral da população não só a maior número de canais, como também a maior oferta de conteúdos diversificados, acessados mediante opções disponíveis ao toque do controle remoto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos fundamentos e à teoria da comunicação, julgue os itens a seguir.

O modelo comunicacional de campanhas na área de saúde pública ainda perdura, em geral associado à prevenção e controle de algumas doenças ou fator de risco de caráter emergencial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação, buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a serem tomadas pela referida assessoria.

Para reunir informação sobre a gripe, a assessoria de imprensa poderá produzir um hotsite, que se caracteriza por reunir, em um único ambiente na Internet, informações sobre um único assunto e por possuir tempo de vida útil determinado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às questões de imagem e identidade corporativa, julgue os itens subsequentes.

A consolidação da identidade corporativa é a essência do discurso publicitário das corporações que demonstram capacidade para se posicionar no mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do tema tratado no fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir, que se referem a fundamentos teóricos da comunicação.

No campo das teorias do jornalismo, todos os elementos do processo comunicativo mencionados no fragmento de texto em questão são explicados pela perspectiva do newsmaking.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto I

A denúncia publicada ontem pela Gazeta da Cidade Urbana,de que parte dos equipamentos comprados para a reforma do ambulatório Santa Alice com a verba destinada pela prefeitura municipal não são novos, mas vieram de um velho hospital da capital, repercutiu amplamente na sessão da câmara dos vereadores. O vereador Júlio César (PMY) chegou a propor o bloqueio dos bens e a prisão administrativa dos responsáveis pela compra dos equipamentos.

Texto II

O vereador Júlio César (PMY) propôs ontem o bloqueio dos bens e a prisão administrativa dos responsáveis pela compra dos equipamentos do ambulatório Santa Alice. O vereador tomou a decisão como consequência das denúncias da Gazeta da Cidade Urbana, publicadas ontem, de que parte dos equipamentos comprados com a verba destinada às reformas não eram novos e tinham vindo de um velho hospital da capital.

Tendo como base os textos acima, julgue o item seguinte.

A partir da leitura comparativa dos textos hipotéticos I e II acima, é correto afirmar que o texto I é aquele que apresenta o lide de repercussão adequado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, reformulado conforme Resolução CONFERP 02/85, de 06/11/85, é correto afirmar que

  • A.

    o profissional de Relações Públicas baseia seu trabalho no respeito aos princípios da XII Emenda da Constituição dos Estados Unidos.

  • B.

    no caso de atendimento em equipe, cabe ao líder a responsabilidade das ações comunicacionais, sendo desnecessários a definição e qualificação profissional dos demais membros.

  • C.

    é vedado ao profissional de Relações Públicas atender clientes concorrentes, sem prévia autorização das partes atendidas.

  • D.

    não se constitui desobediência aos princípios éticos o atendimento de um cliente por mais de um profissional de Relações Públicas mesmo sem expresso acordo entre os profissionais envolvidos.

  • E.

    o profissional de Relações Públicas, no exercício legal da profissão, deverá recusar a sua nomeação como perito para exarar parecer sobre trabalho de outro profissional da área.

"Não adianta aperfeiçoar a vela; ela nunca chegará a lâmpada." Essa frase de Júlio Ribeiro ilustra o que Theodore Levitt denominou "miopia de marketing", que ocorre quando a empresa

  • A.

    foca no lucro e esquece a concorrência.

  • B.

    foca no interesse público, mas não no lucro.

  • C.

    busca equilibrar a satisfação do cliente, o lucro e o atendimento ao interesse público.

  • D.

    foca em produtos de qualidade, mas sem considerar as reais necessidades dos clientes.

  • E.

    foca no produto núcleo e esquece o produto real e o produto ampliado.

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