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Para por fim à exigência do diploma de curso superior de jornalismo, registrado pelo Ministério da Educação, para o exercício da profissão de jornalista, o relator, Ministro Gilmar Mendes, acatou recurso extraordinário, interposto pelo Ministério Público
Estadual (São Paulo) e pelo Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas de São Paulo (SindJoRe).
Federal e pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ).
Estadual e pela Associação Interamericana de Imprensa (SIP).
Federal e pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (SERTESP).
Estadual e pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE).
Segundo definição da American Marketing Association, marketing é a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas de valor para os consumidores, clientes, parceiros e a sociedade em geral. Com base nessa definição, é correto afirmar que
marketing e venda são conceitos sinônimos.
propaganda e marketing são conceitos sinônimos.
o marketing tem a propaganda como ferramenta e as vendas como uma atividade.
o marketing é uma ferramenta da propaganda para auxiliar na atividade de vendas.
o marketing é uma ferramenta de promoção de vendas.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Um dos pressupostos da implantação e disseminação da TV digital no Brasil é o de que os tradicionais públicos massivos terão mais acesso a uma maior quantidade de canais e a uma maior oferta de conteúdos até então considerados um privilégio dos públicos segmentados. Com base nessa premissa, julgue os seguintes itens.
Com a implantação da TV digital no Brasil, abrem-se perspectivas de maior acesso geral da população não só a maior número de canais, como também a maior oferta de conteúdos diversificados, acessados mediante opções disponíveis ao toque do controle remoto.
Em relação aos fundamentos e à teoria da comunicação, julgue os itens a seguir.
O modelo comunicacional de campanhas na área de saúde pública ainda perdura, em geral associado à prevenção e controle de algumas doenças ou fator de risco de caráter emergencial.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação, buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a serem tomadas pela referida assessoria.
Para reunir informação sobre a gripe, a assessoria de imprensa poderá produzir um hotsite, que se caracteriza por reunir, em um único ambiente na Internet, informações sobre um único assunto e por possuir tempo de vida útil determinado.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação às questões de imagem e identidade corporativa, julgue os itens subsequentes.
A consolidação da identidade corporativa é a essência do discurso publicitário das corporações que demonstram capacidade para se posicionar no mercado.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito do tema tratado no fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir, que se referem a fundamentos teóricos da comunicação.
No campo das teorias do jornalismo, todos os elementos do processo comunicativo mencionados no fragmento de texto em questão são explicados pela perspectiva do newsmaking.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Texto I
A denúncia publicada ontem pela Gazeta da Cidade Urbana,de que parte dos equipamentos comprados para a reforma do ambulatório Santa Alice com a verba destinada pela prefeitura municipal não são novos, mas vieram de um velho hospital da capital, repercutiu amplamente na sessão da câmara dos vereadores. O vereador Júlio César (PMY) chegou a propor o bloqueio dos bens e a prisão administrativa dos responsáveis pela compra dos equipamentos.
Texto II
O vereador Júlio César (PMY) propôs ontem o bloqueio dos bens e a prisão administrativa dos responsáveis pela compra dos equipamentos do ambulatório Santa Alice. O vereador tomou a decisão como consequência das denúncias da Gazeta da Cidade Urbana, publicadas ontem, de que parte dos equipamentos comprados com a verba destinada às reformas não eram novos e tinham vindo de um velho hospital da capital.
Tendo como base os textos acima, julgue o item seguinte.
A partir da leitura comparativa dos textos hipotéticos I e II acima, é correto afirmar que o texto I é aquele que apresenta o lide de repercussão adequado.
Em relação ao Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, reformulado conforme Resolução CONFERP 02/85, de 06/11/85, é correto afirmar que
o profissional de Relações Públicas baseia seu trabalho no respeito aos princípios da XII Emenda da Constituição dos Estados Unidos.
no caso de atendimento em equipe, cabe ao líder a responsabilidade das ações comunicacionais, sendo desnecessários a definição e qualificação profissional dos demais membros.
é vedado ao profissional de Relações Públicas atender clientes concorrentes, sem prévia autorização das partes atendidas.
não se constitui desobediência aos princípios éticos o atendimento de um cliente por mais de um profissional de Relações Públicas mesmo sem expresso acordo entre os profissionais envolvidos.
o profissional de Relações Públicas, no exercício legal da profissão, deverá recusar a sua nomeação como perito para exarar parecer sobre trabalho de outro profissional da área.
"Não adianta aperfeiçoar a vela; ela nunca chegará a lâmpada." Essa frase de Júlio Ribeiro ilustra o que Theodore Levitt denominou "miopia de marketing", que ocorre quando a empresa
foca no lucro e esquece a concorrência.
foca no interesse público, mas não no lucro.
busca equilibrar a satisfação do cliente, o lucro e o atendimento ao interesse público.
foca em produtos de qualidade, mas sem considerar as reais necessidades dos clientes.
foca no produto núcleo e esquece o produto real e o produto ampliado.
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