Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entre as principais questões enfrentadas pelas empresas na definição de estratégias e táticas de marketing pode-se citar:

  • A. aumento dos profissionais no mercado de preços altos.
  • B. aumento dos custos de vendas e de promoção e category killers.
  • C. aumento dos ataques aos nichos e diminuição de matérias- primas
  • D. aumento de concorrência entre produtos similares e target.
  • E. diminuição de clientes diretos e budget cada vez mais alto.

Na década de 50 do século XX, Samuel Wainer criou um veículo de comunicação novo para apoiar Getúlio Vargas. Esse veículo, dedicado a fazer jornalismo político engajado, mas com características inovadoras, denominava-se

  • A. jornal Última Hora, cujas principais características foram a adoção de linguagem popular e o pagamento de salários acima do mercado.
  • B. revista O Cruzeiro, que iniciou a fase do jornalismo ilustrado, publicando muitas reportagens longas, com fotos coloridas de página inteira e abordagem de temas inéditos relacionados a obras, projetos e ações do governo.
  • C. jornal Diário Carioca, que valorizou o jornalismo político, adotando notas curtas sobre o tema.
  • D. jornal Tribuna da Imprensa, que enfatizou o uso do lead, do texto curto, da diagramação com espaçamento maior entre as colunas, em contraposição a manchetes sensacionalistas.
  • E. jornal Correio da Manhã, que foi criado depois da ascensão de Getúlio Vargas ao poder e inovou ao utilizar fotos em todas as capas, fazer longas reportagens acerca de temas relativos a regiões distantes e lançar edições regionais em Minas Gerais e São Paulo.

Tendo como referência as especificidades do jornalismo científico, julgue os próximos itens.

De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas brasileiros, o repórter é responsável por toda a informação que divulga, mesmo aquela que tenha sido alterada por terceiros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Escolha a correta seqüência cronológica em que ocorreram essas grandes coberturas pela televisão, de 1996 a 2005:

  • A.

    Morte da princesa Diana – Queda do fokker da TAM – Sequestro do ônibus 174 – Atentado ao WTC – Guerra EUA x Iraque.

  • B.

    Queda do fokker da TAM – Morte da princesa Diana - Sequestro do ônibus 174 – Atentado ao WTC – Guerra EUA x Iraque.

  • C. Sequestro do ônibus 174 – Queda do fokker da TAM – Morte da princesa Diana - Atentado ao WTC – Guerra EUA x Iraque.
  • D.

    Queda do fokker da TAM – Atentado ao WTC – Guerra EUA x Iraque – Morte da princesa Diana – Sequestro do ônibus 174.

  • E.

    Guerra EUA x Iraque – Atentado ao WTC – Morte da princesa Diana – Sequestro do ônibus 174 – Queda do fokker da TAM.

Se uma empresa opta por uma estratégia de skimming ao lançar um produto novo no mercado, ela pretende

  • A. investir altas somas em campanhas de propaganda institucional.
  • B. atingir o segmento da população disposto a pagar mais caro.
  • C. conquistar um grande número de pessoas, rápida e efetivamente.
  • D. desnatar o mercado com ênfase em ofertas agressivas de desconto.
  • E. criar uma percepção favorável com uso de mensagens subliminares

Quais dessas funções não mais existem na estrutura de um jornal impresso e por quê?

  • A.

    Chefe de reportagem e linotipista. Porque a primeira foi absorvida pela função de secretário de redação e porque a segunda ficou obsoleta com o advento de técnicas modernas de impressão.

  • B.

    Copydesk e revisor. Porque em oposição ao modelo taylorista antes em vigor nas redações, segundo o qual cada um cumpre uma única tarefa para ser mais eficiente, o modelo toiotista exige versatilidade do jornalista. Ele deve apurar e redigir com texto final.

  • C.

    Golkeeper e Center-forward. Porque não mais há a necessidade de se buscar provas impressas para revisão do editor.

  • D.

    Pauteiro e plantão. Porque foram relocados num sistema de rodízio de profissionais, de modo que cada um da equipe viva a experiência.

  • E.

    Ordenador e checador. Porque os repórteres devem garantir a integridade de suas reportagens e serão cobrados por isso.

A primeira emissora de TV no Brasil foi a TV Tupi Difusora, criada em 1950 pelo empresário

  • A. João Saad.
  • B. Carlos Lacerda.
  • C. Heron Domingues.
  • D. Assis Chateaubriand.
  • E. Adolpho Bloch.

A transmissão de imagens em cores pela televisão aconteceu:

  • A.

    A partir de 1951, com algumas transmissões experimentais nos Estados Unidos.

  • B.

    A partir de 1960, quando a França adotou o sistema SECAM – Séquentiel em Couleurs et à Mémoire.

  • C.

    Em 1953, quando foi descoberto o sistema de transmissão chamado NTSC.

  • D.

    Em 1962, quando o satélite de comunicação Telstar I permitiu a primeira transmissão em caráter experimental entre EUA e Europa

  • E.

    N.D.A.

A edição jornalística é um exemplo, em consonância com a visão explicitada pelo texto, de que a notícia é uma construção simbólica e não um retrato fiel e íntegro dos fatos noticiados.

A tematização constitui um efeito de repercussão social da informação jornalística e de aprofundamento analítico do noticiário, o que pode contribuir para destacar a relevância de um acontecimento. São exemplos desse efeito no jornalismo impresso as manchetes e chamadas de primeira página dos jornais e revistas, as fotos em primeiro plano e o uso de cores, vinhetas e demais recursos gráficos para destacar os aspectos que se pretende destacar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Existem diversos tipos de estratégias de marketing. A mais agressiva delas é denominada marketing de criação de necessidades, que ocorre quando uma empresa

  • A. adota empenhado esforço em vendas e propaganda para aumentar sua lucratividade.
  • B. cria novos desejos nos consumidores por intermédio da propaganda
  • C. detecta uma necessidade latente e desenvolve produtos para satisfazê-la.
  • D. lança um produto jamais solicitado ou imaginado por quem quer que seja.
  • E. pesquisa e desenvolve produtos em função de carências em nichos de mercado.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...