Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - História da Imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Entre o final dos anos 60 e início dos 70, foi inaugurada uma reflexão efetivamente latino-americana sobre a comunicação. Inicialmente, a pesquisa esteve vinculada a centros de pesquisa, e alguns deles editaram revistas de comunicação. Comunicación y Cultura, lançada em julho de 1973, era ligada ao
ININCO.
CIESPAL.
ILET
CEREN
NOMIC.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A Internet é, hoje, a principal ferramenta das novas tecnologias de informação e comunicação. Assinale a opção incorreta acerca desse assunto.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Um dos conceitos mais difundidos do teórico Marshall McLuhan é o de que o meio é a mensagem. O autor separa os meios de comunicação em meios frios e meios quentes. A respeito desse assunto, assinale a opção incorreta.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A direção de determinado órgão público que atua com pesquisa solicitou à respectiva assessoria de comunicação para adotar um instrumento de mídia social com a finalidade de obter interação direta com os públicos de interesse da organização. Nesse caso, como medida da assessoria para atender a essa demanda por maior participação nos processos da organização, é adequado
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito das atividades das assessorias de imprensa, julgue os itens subsequentes.
O Código de Ética dos Jornalistas brasileiros não permite que, no meio de comunicação em que trabalha, o repórter realize a cobertura de organização pública, privada ou nãogovernamental da qual seja assessor, empregado, prestador de serviço ou proprietário.
As oportunidades de marketing são uma área de necessidade e interesse do comprador, na qual existe uma grande probabilidade de a empresa atuar de forma lucrativa, satisfazendo essa necessidade. Algumas situações, nas quais uma empresa pode se basear para ter ideias sobre novas oportunidades, são geradas quando ocorrem situações como:
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Há vários modelos que tentam explicar o processo de comunicação e o jornalismo. Acerca desse assunto, assinale a opção incorreta.
O exemplo acima (obtido no site www.vintageip.com) é uma ferramenta de construção e visualização de roteiros, que foi criada para os filmes de animação e depois teve sua utilização expandida para todo o tipo de produção audiovisual. Essa ferramenta é
background.
storyboard.
follow-up.
perl.
overlay.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência as especificidades do jornalismo científico, julgue os próximos itens.
O Código de Ética dos Jornalistas brasileiros estabelece que a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente da linha política de seus proprietários e(ou) diretores ou da natureza econômica de suas empresas.
Comunicação Social - História da Imprensa - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Desde o seu nascimento, o jornalismo viveu fases distintas em que predominavam necessidades específicas que pautavam a linha editorial de um jornal. Assinale a correspondência correta:
No século 19, o jornalista era um publicista. Os jornais publicavam fatos de interesse comercial e político, como chegadas e partidas de navios, tempestades, atos de pirataria, de guerra ou de revolução, mas isto era visto como atração secundária, já que o que importava mesmo era o artigo de fundo, geralmente editorial, isto é, escrito pelo editor – homem que fazia o jornal praticamente sozinho.
No século 19, a retórica publicista foi substituída por duas vertentes: educativa e sensacionalista. Os críticos – de literatura, de teatro, de moda, de costumes – ganharam força. O jornal ensinava às pessoas o que ver, o que ler, como se vestir, como se portar. A vertente sensacionalista se justificava porque, para cumprir a função sociabilizadora, educativa, devia-se atingir o público, envolvê-lo para que lesse até o fim e se emocionasse.
No século 19, a notícia já assume sua forma moderna, copiando o relato oral dos fatos singulares, que, desde sempre, baseou-se, não na narrativa em seqüência temporal, mas na valorização do aspecto mais importante de um evento, o lead.
O século 19 é marcado pelo jornalismotestemunho. A informação deixou de ser apenas ou, principalmente, fator de acréscimo cultural ou recreação para tornar-se essencial à vida das pessoas. O âmbito da informação necessária ampliou-se muito além da capacidade individual de acesso do homem comum a outras fontes – textos didáticos, documentos oficiais etc.
Todas as afirmativas estão corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...