Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entre o final dos anos 60 e início dos 70, foi inaugurada uma reflexão efetivamente latino-americana sobre a comunicação. Inicialmente, a pesquisa esteve vinculada a centros de pesquisa, e alguns deles editaram revistas de comunicação. Comunicación y Cultura, lançada em julho de 1973, era ligada ao

  • A.

    ININCO.

  • B.

    CIESPAL.

  • C.

    ILET

  • D.

    CEREN

  • E.

    NOMIC.

A Internet é, hoje, a principal ferramenta das novas tecnologias de informação e comunicação. Assinale a opção incorreta acerca desse assunto.

  • A. Google, YouTube e Yahoo são metabuscadores que obtêm receita de links patrocinados.
  • B. Um anúncio na Internet em forma de imagem gráfica pode ser caracterizado como um banner, que pode ser usado como link para homepage, página de anunciante ou página de propaganda.
  • C. O Flash é uma ferramenta que permite ao web designer construir páginas web.
  • D. O Photoshop é um programa que permite tratamento e manipulação de imagens.
  • E. Sítio é um conjunto de páginas web no qual se disponibilizam informações sobre uma pessoa física ou jurídica.

Um dos conceitos mais difundidos do teórico Marshall McLuhan é o de que o meio é a mensagem. O autor separa os meios de comunicação em meios frios e meios quentes. A respeito desse assunto, assinale a opção incorreta.

  • A. Um meio quente, que é aquele que prolonga os sentidos humanos, sempre tem alta definição.
  • B. Um meio frio permite menos participação que um meio quente.
  • C. Alta definição refere-se a um estado de alta saturação de dados.
  • D. O telefone é um meio frio.
  • E. A televisão é um meio frio.

A direção de determinado órgão público que atua com pesquisa solicitou à respectiva assessoria de comunicação para adotar um instrumento de mídia social com a finalidade de obter interação direta com os públicos de interesse da organização. Nesse caso, como medida da assessoria para atender a essa demanda por maior participação nos processos da organização, é adequado

  • A. criar um ambiente de interação Linux no hotsite, centralizando informações a respeito de determinados temas de interesse e garantindo espaços para acesso a chats, e-mails e páginas de integrantes da organização no Orkut.
  • B. criar um link no sítio da organização para acesso ao YouTube e nele disponibilizar vídeos relacionados a essa organização, seu trabalho e seus profissionais.
  • C. disponibilizar um ambiente no Flickr para atendimento a demandas de informação e diálogo com os interessados em temas científicos.
  • D. criar um blog aberto a comentários e perguntas, mas com moderação prévia para disponibilizar informações atualizadas do órgão.
  • E. criar um perfil no Twitter para interagir com interessados em questões da organização, por meio de informações sintéticas — mensagens de até 240 caracteres —, mas interessantes.

A respeito das atividades das assessorias de imprensa, julgue os itens subsequentes.

O Código de Ética dos Jornalistas brasileiros não permite que, no meio de comunicação em que trabalha, o repórter realize a cobertura de organização pública, privada ou nãogovernamental da qual seja assessor, empregado, prestador de serviço ou proprietário.

  • C. Certo
  • E. Errado

As oportunidades de marketing são uma área de necessidade e interesse do comprador, na qual existe uma grande probabilidade de a empresa atuar de forma lucrativa, satisfazendo essa necessidade. Algumas situações, nas quais uma empresa pode se basear para ter ideias sobre novas oportunidades, são geradas quando ocorrem situações como:

  • A. oferta inexistente de produto ou serviço; relançamento de produto ou serviço; oferta de um produto ou serviço em várias praças.
  • B. oferta de uma combinação de produtos; melhor distribuição de um produto; diminuição do preço de um produto ou serviço.
  • C. oferta diversificada de produtos; integração entre marcas concorrentes de um mesmo serviço; oferta de um serviço de melhor qualidade.
  • D. muita oferta de um serviço; oferta de um produto ou serviço em quantidade maior do que a dos concorrentes; oferta de mais variedades de um produto.
  • E. pouca oferta de algum produto; oferta de produto ou serviço já existente, de maneira nova ou superior às demais; oferta de um novo produto ou serviço.

Há vários modelos que tentam explicar o processo de comunicação e o jornalismo. Acerca desse assunto, assinale a opção incorreta.

  • A. Harold Lassweell apresentou um modelo orientado para os meios de comunicação de massa que abordava as cinco questões seguintes: quem?; diz o quê?; em que canal?; a quem?; com que efeitos?
  • B. Shanon e Weaver estudaram comunicação eletrônica e incluíram o elemento ruído no processo de comunicação.
  • C. A metáfora do gatekeeper (porteiro) é utilizada para ajudar a explicar os critérios de seleção da notícia.
  • D. Para a teoria estruturalista, as notícias são um produto socialmente construído.
  • E. Os estudos de newsmaking tentam verificar como as notícias, como artefatos linguísticos, afetam o consumidor de informação.

O exemplo acima (obtido no site www.vintageip.com) é uma ferramenta de construção e visualização de roteiros, que foi criada para os filmes de animação e depois teve sua utilização expandida para todo o tipo de produção audiovisual. Essa ferramenta é

  • A.

    background.

  • B.

    storyboard.

  • C.

    follow-up.

  • D.

    perl.

  • E.

    overlay.

Tendo como referência as especificidades do jornalismo científico, julgue os próximos itens.

O Código de Ética dos Jornalistas brasileiros estabelece que a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente da linha política de seus proprietários e(ou) diretores ou da natureza econômica de suas empresas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Desde o seu nascimento, o jornalismo viveu fases distintas em que predominavam necessidades específicas que pautavam a linha editorial de um jornal. Assinale a correspondência correta:

  • A.

    No século 19, o jornalista era um publicista. Os jornais publicavam fatos de interesse comercial e político, como chegadas e partidas de navios, tempestades, atos de pirataria, de guerra ou de revolução, mas isto era visto como atração secundária, já que o que importava mesmo era o artigo de fundo, geralmente editorial, isto é, escrito pelo editor – homem que fazia o jornal praticamente sozinho.

  • B.

    No século 19, a retórica publicista foi substituída por duas vertentes: educativa e sensacionalista. Os críticos – de literatura, de teatro, de moda, de costumes – ganharam força. O jornal ensinava às pessoas o que ver, o que ler, como se vestir, como se portar. A vertente sensacionalista se justificava porque, para cumprir a função sociabilizadora, educativa, devia-se atingir o público, envolvê-lo para que lesse até o fim e se emocionasse.

  • C.

    No século 19, a notícia já assume sua forma moderna, copiando o relato oral dos fatos singulares, que, desde sempre, baseou-se, não na narrativa em seqüência temporal, mas na valorização do aspecto mais importante de um evento, o lead.

  • D.

    O século 19 é marcado pelo jornalismotestemunho. A informação deixou de ser apenas ou, principalmente, fator de acréscimo cultural ou recreação para tornar-se essencial à vida das pessoas. O âmbito da informação necessária ampliou-se muito além da capacidade individual de acesso do homem comum a outras fontes – textos didáticos, documentos oficiais etc.

  • E.

    Todas as afirmativas estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...