Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O modelo de assessoria de comunicação que valoriza o diálogo para administrar conflitos e melhorar o relacionamento com públicos estratégicos é chamado de

  • A.

    paralelo de mão única.

  • B.

    simétrico de duas-mãos.

  • C.

    promoção de imprensa.

  • D.

    assimétrico de duas vias.

  • E.

    perpendicular à mídia.

Em seu livro Jornalismo, matéria de primeira página, Luiz Amaral, referindo-se ao rádio, cita o jornalista Clóvis Paiva, quando diz que "o jornalismo adota a fórmula 3CV, que significaria:

  • A.

    Coesão, consistência, clareza e velocidade.

  • B.

    Coesão, consistência, clareza e vibração.

  • C.

    Clareza, correção, concisão e vibração.

  • D.

    Clareza, correção, coerência e velocidade.

  • E.

    NDA.

Emissoras de rádio e TV podem possuir vários estúdios funcionando simultaneamente; nelas, há um local específico para receber sons e(ou) imagens produzidos, antes de serem levados ao ar. Esse local é

  • A. a central de produção de reportagens, também denominada feature, onde é feito o monitoramento de toda a produção.
  • B. o ambiente de preview, que avalia e define toda a programação antes de sua transmissão.
  • C. a edição, que organiza o material gravado e define o que será transmitido e a sequência de transmissão.
  • D. a central de decupagem, onde todo o material produzido é analisado tecnicamente e liberado para veiculação.
  • E. o controle-mestre, onde são interligados os estúdios da emissora que estarão no ar, conforme roteiro fornecido pela direção de programação.

O protagonista da chegada da televisão no Brasil foi:

  • A.

    Getúlio Vargas.

  • B.

    Assis Chateaubriand .

  • C.

    Samuel Weiner.

  • D.

    Pessoa de Queiroz.

  • E.

    Roberto Marinho.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

A ideologia profissional dos jornalistas é a principal responsável pelas notícias produzidas, não havendo interferência das rotinas de produção verificadas em cada veículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em suas ações de marketing cultural, o BNDES se baseia em uma política de patrocínio a eventos e publicações, que está alinhada à missão de promover o desenvolvimento socioeconômico do país. Nesse sentido, o Banco apoia a edição de publicações e a realização de eventos de caráter coletivo e de curta duração – como festivais, congressos, feiras e seminários – que possam

  • A. atender as premissas da lucratividade dos projetos, do interesse público e das necessidades da população.
  • B. contribuir para inovação tecnológica e gerencial, com o intuito de desenvolver a economia do país.
  • C. gerar benefícios significativos para a sociedade brasileira e contribuir para reforçar positivamente a imagem do banco
  • D. preservar o meio ambiente e ampliar a discussão sobre desenvolvimento sustentável nas regiões em que atua.
  • E. trazer lucratividade comprovada a seus organizadores, garantindo o retorno dos projetos financiados.

No momento de crise, a empresa deve

  • A.

    identificar o denunciante e processá-lo o quanto antes, para obter a reparação judicial.

  • B.

    evitar prestar esclarecimentos ao público interno para que o fato não interfira na produtividade.

  • C.

    agir rapidamente, prestando as informações necessárias e se dispondo a solucionar o problema.

  • D.

    atender apenas os jornalistas que se comprometerem a mostrar a matéria antes de publicá-la.

  • E.

    eleger o presidente da empresa como porta-voz, mesmo que ele não sabia lidar com a imprensa.

Do ponto de vista dos objetivos, as entrevistas podem ser:

  • A.

    Ritual.

  • B.

    Temática.

  • C.

    Testemunhal.

  • D.

    Em profundidade.

  • E.

    Todas acima.

Considere que um jornalista vai gravar um teaser para o noticiário da noite, a respeito de tema pautado pela assessoria de imprensa. Isso significa que

  • A. o jornalista vai fazer a reportagem, mas a sua veiculação será definida posteriormente.
  • B. a reportagem vai ser disponibilizada para veiculação naquele mesmo dia.
  • C. o jornalista fará uma pequena chamada ou anúncio da notícia, para despertar o interesse do público.
  • D. o jornalista incluirá um comentário pessoal no conteúdo da reportagem.
  • E. a reportagem será feita ao vivo.

O efeito de vídeo criado ao filmar a imagem de primeiro plano contra um fundo pintado com cor sólida, normalmente azul ou verde, e inserir eletronicamente aquele sinal sobre um outro sinal de fundo, é chamado de

  • A.

    crab

  • B.

    prompter

  • C.

    chromakey.

  • D.

    peer to peer.

  • E.

    cutaway.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...