Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às teorias do jornalismo e às condições de produção da notícia.
A teoria multifatorial da notícia explica a complexidade das condições de produção da notícia, que envolve uma multiplicidade de elementos, tais como fatores sociais, políticos, econômicos, ideológicos, históricos, tecnológicos e organizacionais.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Motivados por crenças, práticas e comportamentos das coletividades às quais pertencem, públicos diferentes selecionam e interpretam de forma diferente uma mesma informação. As áreas de jornalismo das instituições têm procurado conhecer e segmentar esses públicos, de modo a aprimorar seus canais de distribuição e de interatividade. Acerca desse assunto, assinale a opção incorreta.
Proporcionam orientação uniforme e consistente nos casos de problemas, questões ou situações. Levam em consideração todas as condições relevantes existentes no momento em que for necessário agir. Devem levar em consideração as crenças, atitudes e preconceitos das pessoas. Este conjunto de definições se aplica a:
Comunicação Social - Ética na Comunicação - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Como a ética e a transparência das relações com a sociedade são uma exigência dos tempos de democracia, o relacionamento com a mídia deve ser encarado como uma ferramenta estratégica para demonstrar a convergência das corporações para com as demandas da sociedade. Tendo em vista este enunciado, foram criados os cursos de media training. Assinale as opções que fazem parte do novo modelo de relacionamento entre empresas e imprensa:
I- Low Profile.
II- Aliança com os proprietários de jornais e veículos de comunicação.
III- Identificação de interlocutores-chaves.
IV- Multimídia atualizada.
I e III
II e III
III e IV
I e IV
Todas acima.
A respeito do marketing de relacionamento, que desenvolve estratégias para construir e sustentar uma infraestrutura de integração entre as instituições e seus públicos, julgue os seguintes itens.
Excluem-se das atribuições do marketing de relacionamento a captação e a fidelização de públicos, porque essas são atribuições do marketing comercial, que envolve clientela e comercialização.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às teorias do jornalismo e às condições de produção da notícia.
Os estudos construtivistas sobre o jornalismo explicam como as notícias são produzidas, com ênfase para duas etapas: a pauta e a edição. Nessa perspectiva, o repórter exerce um papel neutro, limitando-se a relatar de forma objetiva os fatos por ele apurados.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com a Teoria da Cauda Longa, desenvolvida pelo economista e jornalista Chris Andherson, depois da convergência digital e da Internet, as preferências dos consumidores migraram dos poucos produtos considerados hits, os mais procurados, para um grande número de produtos de nicho, cuja procura é feita por segmentos específicos de públicos. Para demonstrar essa mudança, criou-se um gráfico em que tais preferências aparecem representadas por uma cauda longa, daí o nome da teoria. Aplicada ao jornalismo, essa teoria se faz sentir na proliferação de sítios amadores de informação, provocando queda de mais de um terço na circulação dos jornais impressos e mostrando o efeito da Cauda Longa sobre empresas jornalísticas tradicionais. Com relação a essas informações e a respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Não é (são) fase(s) do planejamento de comunicação em uma organização:
Sobre publicações institucionais, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.
( ) House-organ é um termo inadequado para designar veículos jornalísticos institucionais, pois seu uso na literatura se refere apenas a publicações internas.
( ) Os jornais de empresa surgiram no Brasil nos anos 1960, resultado da ação de profissionais de recursos humanos. Ao final da década, passaram a ser assumidas por jornalistas. A profissionalização deu grande impulso à qualificação das publicações.
( ) Publicações customizadas são aquelas de grande tiragem e ampla distribuição que buscam informar sobre produtos à venda tendo como atrativo material jornalístico de boa qualidade.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.
A universalização do acesso à Internet é uma questão de inclusão digital e, exatamente por isso, desvinculada do campo da comunicação, que se ocupa da inclusão social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...