Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Espera-se que as relações entre a imprensa e as instituições ocorram por meio de uma relação de confiança que garanta transparência de informações e respeito mútuo. Diante disso, muitos dirigentes têm procurado os chamados media training, para se prepararem para o contato com a mídia. A partir dessas informações, assinale a opção incorreta.

  • A. O media training prepara dirigentes e porta-vozes para o contato com as câmeras, para dar respostas objetivas, para saber como comportar-se durante entrevistas e gravações, para momentos de crise, entre outras coisas.
  • B. Os dirigentes fazem o media training apenas para dar uma satisfação aos jornalistas.
  • C. Durante uma crise institucional, tanto a assessoria de imprensa quanto o dirigente podem manifestar-se, desde que estejam capacitados para esse tipo de contato com a mídia.
  • D. Depois de treinados, os dirigentes que fazem o media training geralmente dão ainda mais valor à assessoria de imprensa.
  • E. A administração do media training pode ser feita pela própria assessoria de imprensa.

A auditoria de comunicação nas organizações pode ser trabalhada sob várias perspectivas, a partir do paradigma em que a organização é estudada. Em qual dos paradigmas abaixo a organização é considerada como uma cultura?

  • A. Funcionalista tradicional.
  • B. Interpretativo.
  • C. Funcionalista contemporâneo.
  • D. Metafórico.
  • E. Instrumental-analítico.

A respeito do marketing de relacionamento, que desenvolve estratégias para construir e sustentar uma infraestrutura de integração entre as instituições e seus públicos, julgue os seguintes itens.

Marketing de relacionamento inclui interesse e comprometimento, embora essas também sejam atitudes esperadas no marketing tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de novas mídias, julgue os itens subsequentes.

O webjornalismo é multimidiático usa vários tipos de mídia e formatos de arquivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às teorias do jornalismo e às condições de produção da notícia.

Na visão da teoria crítica, formulada pelos estudiosos da chamada Escola de Frankfurt, o jornalista é um agente revolucionário que não se rende à ideologia capitalista. Nessa perspectiva, os jornalistas possuem autonomia intelectual e senso crítico, o que evita a produção padronizada de informações. Essa vertente resultou no modelo chamado jornalismo revolucionário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na situação atual de regulamentação da profissão de jornalista, assinale a opção correta.

  • A. Profissionais de relações públicas e publicitários não podem redigir e supervisionar house organs.
  • B. No jornalismo on-line, ou digital, qualquer pessoa pode escrever matérias; há uma regulamentação específica para a Internet nesse sentido.
  • C. Apesar das pautas estarem muito associadas ao trabalho jornalístico, o jornalismo moderno não incentiva o seu uso para evitar reprimir a criatividade e a iniciativa do jornalista.
  • D. Assessoria de imprensa não é função privativa de jornalista.
  • E. A elaboração de vídeos de notícia é de responsabilidade de publicitários.

Conjunto de representações, valores, regras de conduta, mitos, valores mentalidades e tipos de comportamento e de soluções de problemas que aprendemos em uma organização com os que nos cercam. Esta é uma definição relativa à (a)

  • A. inteligência organizacional
  • B. clima organizacional
  • C. cultura organizacional
  • D. ritos organizacionais
  • E. normas organizacionais

No que diz respeito à ética que rege a profissão de jornalista, é correto afirmar que ele pode:

  • A.

    Aceitar oferta de trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial da categoria ou com a tabela fixada por sua entidade de classe.

  • B.

    Submeter-se a diretrizes contrárias à divulgação correta da informação.

  • C.

    Frustrar a manifestação de opiniões divergentes.

  • D.

    Resguardar a origem e identidade das suas fontes de informação.

  • E.

    Exercer cobertura jornalística pelo órgão em que trabalha, em instituições públicas, onde seja funcionário, assessor ou empregado.

A respeito do marketing de relacionamento, que desenvolve estratégias para construir e sustentar uma infraestrutura de integração entre as instituições e seus públicos, julgue os seguintes itens.

A expectativa dos públicos com relação a serviços, produtos e posicionamentos da instituição deve ser levada em consideração na elaboração das estratégias de marketing de relacionamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de novas mídias, julgue os itens subsequentes.

A geração, a publicação e distribuição de conteúdos na Internet reforçam o papel do gatekeeper no processo de produção da notícia (newsmaking).

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...