Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos às teorias do jornalismo e às condições de produção da notícia.

No estudo sobre as condições de produção da notícia, os valoresnotícia são apresentados como elementos autônomos, independentes, objetivos e duradouros. São como molduras (frames) para acomodar o enquadramento dos fatos noticiados. Por serem neutros e isentos, são os valores-notícia os responsáveis pela objetividade das notícias.

  • C. Certo
  • E. Errado

O jornalismo on-line surgiu a partir da convergência digital e, diferentemente do jornalismo impresso, em que as assinaturas geram grande parte da receita, sua única fonte de receita são as verbas publicitárias. O assunto tem gerado polêmica e dividido a opinião de jornalistas. A partir dessas informações, assinale a opção correta.

  • A. A convergência digital foi promovida pelos publicitários.
  • B. As verbas publicitárias migraram para a Internet, porque os anunciantes não tinham retorno de suas aplicações na mídia impressa.
  • C. No jornalismo on-line, os jornalistas são obrigados pelos anunciantes a escrever acerca dos produtos e das empresas que eles representam.
  • D. A opinião divergente dos jornalistas não é apenas uma resistência ao meio digital, mas também uma resistência às verbas publicitárias como forma de sustentação do jornalismo on-line.
  • E. A tendência do jornalismo impresso é acabar devido à ampliação da frequência do jornalismo on-line.

Em relação à comunicação das organizações, analise as questões e indique a opção correta.

( ) Identidade corporativa e imagem corporativa são a mesma coisa. Ambas representam como uma empresa é percebida pelos públicos de interesse.

( ) Os indivíduos e grupos de interesse que exercem pressão sobre os procedimentos estratégicos das corporações e estão sujeitos a serem afetados de diferentes maneiras pelas decisões do comando da organização são chamados stakeholders.

( ) Nome da marca é o nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou combinação entre eles, que pode ser descrito por palavras.

( ) Uma marca necessariamente traz um único nível de significado.

  • A. F, F, F, F
  • B. V, V, F, F
  • C. F, F, V, V
  • D. F, V, F, V
  • E. V, F, V, F

As novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs) apresentam uma infinidade de instrumentos capazes de transformar as relações no mundo contemporâneo. Entretanto, defende-se que a principal característica das NTICs deve ser a interatividade, por meio da qual os modelos comunicacionais tradicionais — onde a informação é transmitida em uma só direção — são substituídos por uma via de mão dupla, onde existe a formação de uma rede de informações de forma inclusiva.

Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os seguintes itens.

As NTICs vêm promovendo a aproximação de mercados e de indivíduos em todo o mundo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos ao estudo dos efeitos dos meios de comunicação de massa na sociedade.

O estudo das funções dos meios de comunicação na sociedade interrompeu a tradição da análise dos efeitos dos meios de comunicação na sociedade, de modo que a perspectiva dos efeitos foi complemente superada na tradição norte-americana de pesquisa em comunicação, a partir de 1940.

  • C. Certo
  • E. Errado

Autores diversos, ao discorrerem acerca das técnicas de redação jornalística, concordam quanto à forma enxuta de narrar o fato, quanto à necessidade de se evitarem adjetivações, lugarescomuns, terminologias técnicas, no entanto nem todos concordam quanto a questões como objetividade ou imparcialidade. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. As técnicas de produção jornalística são seguidas exclusivamente por jornalistas de assessorias de imprensa.
  • B. Só há imparcialidade nos jornalistas que não pertencem a assessorias de imprensa.
  • C. A objetividade é a capacidade de o jornalista se posicionar diante de um fato com base na própria análise e interpretação desse fato.
  • D. Independentemente do tipo de notícia que está sendo produzida, a adjetivação é recurso necessário à produção de texto jornalístico.
  • E. Para evitar discordâncias pessoais e práticas individualizadas em relação à redação jornalística, a grande imprensa optou por criar manuais de redação que normatizam a redação jornalística de seus repórteres e que são seguidos por outros veículos de menor porte.

Quanto às características e funções dos jornalistas, julgue os itens que se seguem.

A organização e conservação de arquivo jornalístico e a pesquisa dos respectivos dados para elaboração de notícias são tarefas restritas a diplomados em arquivologia e biblioteconomia.

  • C. Certo
  • E. Errado

As novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs) apresentam uma infinidade de instrumentos capazes de transformar as relações no mundo contemporâneo. Entretanto, defende-se que a principal característica das NTICs deve ser a interatividade, por meio da qual os modelos comunicacionais tradicionais — onde a informação é transmitida em uma só direção — são substituídos por uma via de mão dupla, onde existe a formação de uma rede de informações de forma inclusiva.

Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os seguintes itens.

A TV digital brasileira está disponível em todas as capitais e já permite total interatividade com os públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos ao estudo dos efeitos dos meios de comunicação de massa na sociedade.

O efeito de consonância, associado ao estudo da construção social da realidade pelos meios de comunicação de massa, é consequência das rotinas produtivas, dos critérios de noticiabilidade e da cultura profissional dos jornalistas. Como resultado desse conjunto de fatores, os noticiários apresentam mais semelhanças do que diferenças — sejam as manchetes, as chamadas de primeira página ou o lide das principais notícias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Por meio da comunicação organizacional, também chamada empresarial ou corporativa, é possível às organizações estabelecer um processo de comunicação com seus diversos públicos. A comunicação organizacional é integrada pela comunicação interna, administrativa, institucional e mercadológica. Com base nessas informações, assinale a opção correta.

  • A. O fluxo de informações que ocorre na comunicação administrativa é burocrático e não permite às áreas envolvidas intercâmbio eficiente nem a formação de redes de comunicação.
  • B. As campanhas de esclarecimento ao público interno e as ações de suporte à gestão estratégica da organização, estabelecidas por meio de canais de diálogo ascendentes, descendentes e lineares, são instrumentos eficientes de comunicação interna.
  • C. Assessoria de imprensa, propaganda institucional, relações públicas e jornalismo são subáreas da comunicação institucional e possuem cada uma delas as suas especificidades, o que não lhes permite integração.
  • D. A divulgação publicitária dos produtos e serviços de uma instituição visa à formatação da imagem e da identidade corporativa.
  • E. Pesquisas institucionais são coordenadas por jornalistas ou publicitários.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...