Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da história da imprensa no Brasil, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) A reforma do Jornal do Brasil foi um dos fatos mais importantes do jornalismo nos anos 1950, mas ela continuou nos anos 1960, com a reestruturação da redação.

( ) Veja, lançada na década de 1960, iniciou e se manteve com grande tiragem, assumindo imediatamente o posto de revista semanal de notícias de interesse geral mais vendida no mercado – o qual mantém até hoje.

( ) O jornalismo econômico ganhou importância nos jornais na década de 1960 com a industrialização e a limitação dos assuntos políticos. Ele somente assumiu papel secundário frente aos temas políticos a partir de meados dos anos 1970, com o iminente retorno à redemocratização.

  • A. V, V, V
  • B. V, F, F
  • C. F, F, V
  • D. F, F, F
  • E. V, V, F

Ao diagramar o espaço gráfico da página, e posterior especificação de estilo de texto do arquivo, no programa MS-Word, deve-se acessar aos menus:

  • A.

    Arquivo > Visualizar Página, e em seguida Inserir > Estilos e Formatação

  • B.

    Arquivo > Visualizar Impressão, e em seguida Inserir > Caixa de Texto

  • C.

    Arquivo > Propriedades, e em seguida Ferramentas > Estilos e Formatação

  • D.

    Arquivo > Visualizar Página, e em seguida Formatar > Revelar Formatação

  • E.

    Arquivo > Configurar Página, e em seguida Formatar > Estilos e Formatação

Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos, canais, planos e projetos que devem refletir a cultura organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido, defende a existência, nas organizações, de uma área de comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção, tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Campanhas de informação à população fazem parte da comunicação organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, acerca de composição e estética de imagem.

Traveling é o movimento que se refere ao deslocamento físico da câmera em qualquer direção e é normalmente usado para acompanhar pessoas ou objetos em movimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, o profissional da área compromete-se a fazer uso de técnicas profissionais voltadas a campanhas que visem consumir mais os bons produtos, utilizar mais os bons serviços, o progresso das boas instituições e a difusão de ideias sadias. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

O profissional de propaganda que atua em órgãos públicos participa de forma prioritária na organização de orçamentos e na divulgação dos produtos e serviços de comunicação, estando excluído de quaisquer decisões sobre produtos ou serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a história da assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) Ivy Lee trabalhou na imprensa americana antes de atuar na intermediação do relacionamento entre imprensa e empresários. Ele tornou-se uma referência mundial em assessoria de imprensa e chega a ser apontado como o pai das relações públicas. Isto não é estranho, já que relacionamento com a imprensa é considerado por muitos autores como atividade de relações públicas.

( ) A prática de assessoria de imprensa no Brasil teve grande impulso durante o regime militar. A censura política fez com que o noticiário econômico e empresarial tivesse ampliado o espaço no noticiário, potencializando o interesse das organizações em dialogar com a sociedade.

( ) A ofificialização das práticas de relacionamento com a imprensa na área pública no Brasil surge no governo Nilo Peçanha, com a criação de um serviço de prestação de informações no gabinete do Presidente.

  • A. F, V, F
  • B. F, F, F
  • C. V, F, F
  • D. V, V, V
  • E. F, F, V

A respeito do processo gráfico, da tipologia e da diagramação, julgue os itens seguintes.

As marcas de finalização de matéria são constituídas por pequenos logotipos ou marcas que caracterizam os veículos, geralmente marcados por iniciais dos house organs, por símbolos ou figuras geométricas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, acerca de composição e estética de imagem.

A captação de uma ação em vídeo, com uma única câmera, dando continuidade ao espaço e ao tempo, é denominado plano de sequência.

  • C. Certo
  • E. Errado

O artigo 2.º do Código de Ética dos Jornalistas refere-se ao direito fundamental à informação de relevante interesse público e determina, no seu inciso III, que a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão. Considerando esse dispositivo, julgue os próximos itens.

É dever do jornalista divulgar todas as informações que contribuam para o desenvolvimento social e para a democracia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da linguagem sonora no rádio, é correto afirmar que:

  • A.

    deve estar presente nos programas de variedades, mas é dispensável nos noticiários.

  • B.

    é a linguagem resultante da combinação de elementos verbais (o texto) e não-verbais (sonoplastia, desempenho da voz), voltada para o entretenimento e a informação.

  • C.

    é a linguagem utilizada pelo locutor durante os programas musicais para prender a atenção do ouvinte.

  • D.

    é a linguagem que utiliza expressões métricas e rimas.

  • E.

    é indispensável nos noticiários e debates, mas não deve ser utilizada nos programas de variedade, pois dá um “ar” de formalismo que pode afastar o ouvinte.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...