Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As pessoas desenvolveram a capacidade de perceber o clima de opinião, independentemente do que elas mesmas sintam ou pensem sobre determinados assuntos. Dessa forma, ao perceberem ou imaginarem o clima de opinião sobre certos temas, um primeiro momento elas tendem a se calar e, depois, a adaptarem, mesmo que apenas retoricamente, suas opiniões ao referido clima de opinião, ou ao que elas imaginam ser o pensamento da maioria.
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
As notícias interferem diretamente no clima de opinião, pois o julgamento das pessoas sobre a realidade está condicionado, em grande medida, às informações que elas recebem via meios de comunicação.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para Margarida Kunsch, muito antes de se produzir planos e projetos de comunicação para as organizações, é preciso tentar compreendê-las e saber distinguir suas tipologias, especificidades, finalidades e funções na sociedade, em uma perspectiva crítica e analítica. Para essa autora, é preciso entender determinados conceitos básicos relativos às organizações e diferencia-las das instituições a fim de alicerçar as bases de compreensão do fenômeno complexo que é planejar a comunicação organizacional. Com referência a esse assunto e à aplicação de técnicas administrativas às relações públicas, julgue os itens seguintes.
O trabalho da ouvidoria em uma empresa permite criar um canal de comunicação permanentemente aberto e individualizado entre o alto escalão da empresa e seus clientes.
Criamos uma sociedade que absorve uma informação sem dor, sem riscos. Uma informação "limpinha", ou seja, que não tem cheiro, pistas ou histórico — dificilmente, nos portais, encontramos aspas ou entrevistados defendendo uma opinião na Internet. Quando sobe para a Web, a reportagem já veio escrita, reescrita e "consertada" para aquele padrão de veículo; tudo apresentado em fragmentos, como em um videoclipe da MTV, bonito, jovem, bem-nascido e sem compromisso.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.
No Brasil, um dos problemas centrais das matérias relacionadas à ciência em jornal diário é que, dadas as peculiaridades deste, não é possível o aprofundamento de temas de cunho científico, cuja compreensão, por vezes, é difícil até mesmo para o jornalista. Ciência passa, então, a ter fisionomia de aventura, de algo fantástico. A partir da sua exposição na Internet, passa a ter aparência gloriosa.
Assinale a alternativa incorreta em relação às especificidades do crédito de produção em televisão.
Produtor associado chamado também de assistente de produção, elabora o cronograma de produção, contrata atores ou membros da equipe técnica e realiza pesquisas.
Diretor de produção pode ser um profissional empreendedor ou comissionado, que seleciona o elenco, controla o orçamento e supervisiona os contratos.
Produtor de locação concretiza um organograma dentro de determinados parâmetros financeiros e de tempo, administrando a equipe de produção e coordenando detalhes logísticos;
Produtor correspondente um pouco afastado do produtor geral, trabalha em campo ou em locações específicas, desde que possa acessá-las de forma rápida e com menos custo.
Chefe de produção responsável logística de um projeto, compara as estimativas de custos com os gastos reais da produção, mantendo o cronograma em dia.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à comunicação empresarial, julgue os itens a seguir.
O critério de público interno, externo e misto é, ainda hoje, a base para se planejar as estratégias de comunicação das instituições.
Acerca de princípios, características e usos dos meios de comunicação social, julgue os itens seguir.
Diferentemente do jornalista, que utiliza unicamente a razão para construir suas matérias, o publicitário atua, de forma evidente, no campo das emoções, probabilidades, possibilidades e argumentos viáveis.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A ISO 17799 diz que a segurança da informação protege a informação de diversos tipos de ameaças para garantir a continuidade dos negócios, minimizar os danos aos negócios e maximizar o retorno dos investimentos e as oportunidades de negócios. Relativos a segurança de informações, julgue os itens de 64 a 68.
A identificação dos requisitos de segurança da informação se dá por meio da avaliação dos riscos dos ativos de informação, pela legislação vigente ou por meio do conjunto de princípios, objetivos e requisitos para o processamento da informação. A organização deverá garantir que a segurança seja parte integrante dos sistemas de informação.
De forma geral, um produto para a televisão passa por cinco estágios de produção: o desenvolvimento do projeto, o planejamento, a gravação, a pós-produção e a finalização. Em relação a estas etapas, é correto afirmar que:
no planejamento, deve-se finalizar os contratos legais e quitar as faturas pendentes.
nas gravações, o produtor deve se envolver em campanhas como promoções na TV.
na pós-produção, o diretor de arte aprova todos os aspectos visuais da atração.
na finalização, a decupagem do produtor servirá com roteiro para o editor.
no desenvolvimento do projeto, o pitch pode render recursos financeiros.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à comunicação empresarial, julgue os itens a seguir.
Os patrocínios, de forma geral, podem ser definidos como uma assinatura (underwriting) de um evento ou produto que visa dar suporte aos objetivos corporativos por meio do realce da imagem corporativa.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM), julgue os itens subseqüentes.
A publicidade mercadológica é um dos tipos de publicidade da comunicação de governo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...