Questões de Comunicação Social

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A velocidade com que os acontecimentos se sucedem no mundo contemporâneo obriga as organizações a buscarem, cada vez mais avidamente, uma imagem pública favorável. Isso se dá pelo fato de a imagem institucional positiva se instituir, no contexto atual, como uma espécie de passaporte da organização para a estabilidade econômica e social desejada. Ter uma imagem pública favorável, em última análise, quer dizer gozar de boa imagem perante a opinião pública. Mas, para se conhecer o que pensa a opinião pública a respeito de algum tema, é necessário que antes se saiba o que exatamente ela representa.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

As pesquisas de opinião, no âmbito institucional, são realizadas com base no modelo behaviorista do estímuloresposta: a organização disponibiliza um questionário (estímulo) e espera receber as respostas de acordo com os seus objetivos (resultados). Nessa perspectiva, os resultados das pesquisas são administrados e controlados, visto que cada indivíduo é pessoal e diretamente atingido pela mensagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A entrevista não estruturada realizada com grupo pequeno de respondentes e moderada por profissional treinado é um instrumento utilizado em pesquisa qualitativa, ao qual se dá o nome de

  • A.

    dados de levantamento.

  • B.

    entrevista em profundidade.

  • C.

    grupo de foco.

  • D.

    questionário.

  • E.

    técnicas projetivas.

A respeito de processo e projeto gráfico, julgue os próximos itens.

O título de uma obra impresso no ante-rosto, sem indicação de autor ou de editor, é denominado falso-título.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, referentes ao planejamento e à execução de atividades de relações públicas.

A auditoria de comunicação organizacional tem a função de corrigir os rumos do planejamento estratégico em situações de crise empresarial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Podem ser tomadas como características respectivas da propaganda política e da comunicação institucional:

  • A.

    comunicação que tem por objetivo a conquista e a preservação do poder público; uma ou mais formas de tornar pública a imagem de uma organização institucional.

  • B.

    conjuntos de mensagens simples, claras e definitivas, apresentadas a um público com interesses partidários; elaborados modos de levar o público a perceber a influência de processos sociais na estrutura de uma organização.

  • C.

    tendências ideológicas referentes a um partido que, mediante artifícios retóricos, são estendidas ao grande público; processo que, adotado por estabelecimentos de direito civil, visa à valorização social e política da comunicação.

  • D.

    amálgama de idéias, preconceitos e tradições que serve à propagação de ideais de um partido único; situações de comunicação pelas quais se pretende alçar uma organização a um elevado patamar sociopolítico.

  • E. comunicação persuasiva com finalidade ideológica; procedimentos para a difusão de informações sobre políticas, práticas e metas de uma organização.

O tempo médio de leitura de um texto com 12 linhas, no corpo 12, fonte Times New Roman, utilizando margem original do Word é de:

  • A.

    1 minuto e 15 segundos.

  • B.

    30 segundos.

  • C.

    45 segundos.

  • D.

    1 minuto e 30 segundos.

  • E.

    1 minuto.

As pessoas desenvolveram a capacidade de perceber o clima de opinião, independentemente do que elas mesmas sintam ou pensem sobre determinados assuntos. Dessa forma, ao perceberem ou imaginarem o clima de opinião sobre certos temas, um primeiro momento elas tendem a se calar e, depois, a adaptarem, mesmo que apenas retoricamente, suas opiniões ao referido clima de opinião, ou ao que elas imaginam ser o pensamento da maioria.

Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.

De acordo com o texto, clima de opinião refere-se a uma tendência de opinião existente em um momento específico, sujeito a eventuais interferências e conseqüentes mudanças.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de processo e projeto gráfico, julgue os próximos itens.

O formato de um jornal tablóide equivale a dois terços de um jornal no formato standard.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Margarida Kunsch, muito antes de se produzir planos e projetos de comunicação para as organizações, é preciso tentar compreendê-las e saber distinguir suas tipologias, especificidades, finalidades e funções na sociedade, em uma perspectiva crítica e analítica. Para essa autora, é preciso entender determinados conceitos básicos relativos às organizações e diferencia-las das instituições a fim de alicerçar as bases de compreensão do fenômeno complexo que é planejar a comunicação organizacional. Com referência a esse assunto e à aplicação de técnicas administrativas às relações públicas, julgue os itens seguintes.

O sistema comunicacional é fundamental para o processamento das funções administrativas internas e para o relacionamento das organizações com o meio externo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de identificação de um produto televisivo começa com sua adequação a uma determinada categoria de programas. Na televisão brasileira, as atrações se agrupam em categorias como entretenimento, informação e publicidade, cujos gêneros são, respectivamente:

  • A.

    o debate, o programa interativo e o programa religioso.

  • B.

    o programa infantil, a entrevista e o filme comercial.

  • C.

    o programa de sorteios, o talk show e o programa de telecompra.

  • D.

    a entrevista, o programa infantil e a novela.

  • E.

    o filme comercial, o programa político e o programa de auditório.

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