Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens que se seguem, tendo como referência o texto acima.

Na etapa de coleta de informações, aplica-se o princípio jornalístico que recomenda ouvir o outro lado. Assim, em uma situação em que uma informação contenha acusações a uma pessoa ou instituição, o repórter deve ouvir o outro lado e publicar as duas versões com destaque proporcional.

  • C. Certo
  • E. Errado

O roteiro do programa é um dos componentes essenciais no desenvolvimento de um produto para a televisão. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I. O produtor pode estabelecer com o roteirista uma remuneração fixa que cubra os custos de desenvolvimento da idéia.

II. O pagamento do roteirista pode ser feito de acordo com a fase do projeto, sendo 30% na assinatura do contrato, 30% na entrega da primeira versão e 40% depois da aprovação final.

III. Custos de pós-produção ligados ao desenho dos storyboards e à consultoria de conteúdo são de responsabilidade dos roteiristas.

Assinale:

  • A.

    se todas as afirmativas forem falsas.

  • B.

    se apenas a afirmativa I for falsa.

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II forem falsas.

  • D.

    se apenas a afirmativa II for falsa.

  • E.

    se apenas a afirmativa III for falsa.

Influenciaram o design vários estilos de expressão artística, como o impressionismo, o expressionismo, a arte abstrata e a arte conceitual.

Observada a seqüência de tais estilos, acima referidos, sua respectiva caracterização é a seguinte:

  • A.

    preconiza o uso de uma iluminação interior ao quadro pintado, obtida por meio da refração de fontes de luz projetada; valoriza as manifestações espirituais mais fortes, a elas então conferindo, em todos os quadros, uma coloração vivaz; surgiu com o empenho de artistas dadaístas e futuristas em integrar o movimento a objetos artísticos; estilo artístico marcado por delírios imaginativos e intensa visualidade.

  • B.

    forma de expressão pictórica que defende a validade intrínseca de tudo o que se passa com a psicologia interior do artista; estilo de arte pictórica ao qual caracteriza a utilização de elementos decorativos expressando formas da natureza; despreza todo figurativismo para converter-se em uma pura esquematização lógica de superfícies pintadas; arte eminentemente geométrica que capitaliza sensações estéticas motivadas por ilusões de ótica.

  • C.

    deixa os ateliês para pintar ao ar livre, transformando a energia da luz pura em um dinâmico derrame de cores; abandona estímulos superficiais e ilusórios em abono a sensações interiores; vale-se exclusivamente de formas, linhas e cores despojadas de toda imagem realística; renuncia à realização material para, em seu lugar, desenvolver idéias e projetos.

  • D.

    proposição artística que prioriza a análise sistemática da luz natural para posterior aproveitamento em formas, volumes e cores; movimento artístico que se traduz por um intenso cromatismo, marcando-se ainda por moções alternantes de luz e formas de forte cariz; límpida linguagem plástica que alça objetos à categoria de idéias universais e abstratas; arte situada na confluência da figuração descritiva e da imposição de sentimentos desprovidos de toda realidade sensível.

  • E.

    manifestação artística cuja enunciação estrutural ou figurativa marca uma opção invariável por paisagens campestres; estilo vazado em uma linguagem pictórica direta, de cores intensas e de uma lapidar simplicidade de todos os seus traços; exaltação de um conteúdo estético que se vale de uma representação de seres, coisas e objetos geometricamente motivada; estilo artístico que possibilita a pintura de quadros com personalidade própria, nos quais se exprimem relações de ordem matemática.

Acerca das estratégias de planejamento de comunicação e formação da imagem institucional, julgue os itens seguintes.

O jornalista/assessor de imprensa de um órgão público empenha seus esforços no que se denomina eficácia de agenda, considerando temas específicos ligados a públicos determinados, além de utilizar mídia adequada. Sabe-se, no entanto, que a eficácia da agenda é algo relativo, pois, muitas vezes, a informação que está oculta atrás dos fatos é mais importante que o próprio fato.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 71 a 78 com relação às idéias do texto acima.

A declaração textual é um dos recursos para conferir credibilidade e impacto ao texto jornalístico. Portanto, quanto mais declarações textuais em uma notícia, maior o seu valor jornalístico. Assim, em uma situação de declarações do presidente da República a respeito de resultado de eleições, o mais adequado é transcrever literalmente o longo pronunciamento do presidente, sem nenhuma intervenção do repórter nem do editor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Imagem resulta de identidade organizacional. É instrumento estratégico voltado aos públicos, a quem se destinam ações comunicacionais e serviços. A percepção de uma imagem de valor positivo junto a esses públicos é uma resposta importante para as realizações da organização. Comunicación corporativa y revolución de los servicios.

                           

Acerca do assunto tratado no texto, julgue os itens que se seguem.

As realizações da organização encontram respaldo na verificação de uma imagem positiva junto aos públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Alguns autores consideram as cartas comerciais que circulavam na Europa no século XVI como precursoras do jornalismo e dos house-organs. A respeito das publicações jornalísticas empresariais, julgue os seguintes itens.

Um dos grandes fatores de sucesso dos jornais de empresa decorre do fato de esses jornais geralmente serem dirigidos, ao mesmo tempo, ao público interno e externo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A marcação de um roteiro de televisão tem uma nomenclatura específica para indicar procedimentos técnicos e estéticos. Assinale a alternativa em que essa nomenclatura esteja definida corretamente.

  • A.

    “CPM” – corte para merchandising

  • B.

    “CU” – cue

  • C.

    “FX” – plano de fundo

  • D.

    ”P-2” – segundo plano

  • E.

    Q” – deixa

Das famílias tipográficas abaixo, a que foi desenvolvida para uso na web é:

  • A.

    Gill Sans Serif.

  • B.

    Verdana.

  • C.

    Caslon.

  • D.

    Menphis.

  • E.

    Helvética.

Acerca das estratégias de planejamento de comunicação e formação da imagem institucional, julgue os itens seguintes.

A divulgação de um encontro político reservado entre duas autoridades deve ser muito bem planejada pelo assessor de imprensa, para que não haja distorções.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...