Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca dos gêneros e técnicas de redação e composição jornalística, julgue os itens seguintes.

A charge reproduzida abaixo apresenta composição em estilo de desenho animado, com a marca característica das onomatopéias.

  • C. Certo
  • E. Errado

No mundo da informática, uma questão que ainda se põe é a da compatibilização terminológica entre sistemas de informática.

Tal questão está posta pelo seguinte motivo:

  • A.

    com o crescimento da utilização de arquiteturas desenvolvidas em ambiente web, a par de interfaces abertas de acesso a banco de dados, tecnologias de mediação e padrões de formato para troca de dados multiplicaram-se e, paradoxalmente, tornaram-se mais acessíveis.

  • B.

    no que toca ao tratamento e à recuperação da informação, a precisão é requisito essencial, uma vez que uma dada solicitação de busca fará supor algum controle terminológico, mesmo que dissociado da valia das informações recuperadas em meio eletrônico.

  • C.

    há poucas ferramentas semânticas disponíveis em meio informatizado, impossibilitando maior acesso a bibliotecas digitais e virtuais destinadas à gestão do conhecimento e inviabilizando quaisquer processos de integração de informações entre pesquisadores.

  • D.

    distribuídos em distintos conjuntos de conceitos padronizados, termos e definições, além de protocolos de acesso, devem ser aceitos por uma comunidade no âmbito de um domínio, estabelecendo-se como ferramentas semânticas de suporte à sua interoperabilidade.

  • E.

    no âmbito dos sistemas de recuperação de informação, organizá-las e recuperá-las sempre dependeu da tecnologia a eles associada, fazendo com que, à falta de ferramentas de acesso adequadas, nem todas as bases de dados possam ser acessadas.

No livro Lula presidente – Televisão e política na campanha eleitoral (São Paulo: Hacker, 2003, p.44), Antonio Albino Canelas Rubim diz que a intervenção midiática nos pleitos presidenciais brasileiros “demonstrou como a mídia tem desempenhado um significativo papel político e eleitoral, em especial no período pós-ditadura, quando o país já se encontrava estruturado em rede e ambientado pela comunicação midiática, vivendo uma situação de Idade Mídia”. Contextualizando historicamente o que diz o autor e levando-se em conta as grandes empresas de comunicação, pode-se afirmar que:

  • A.

    os pleitos de 1989, 1994, 1998 e 2002 mostram como a intensa visibilidade dos candidatos é condição sine qua non para o alargamento dos horizontes interpretativos, a neutralidade e, conseqüentemente, a informação de qualidade.

  • B.

    em consonância com as eleições de 1994, as eleições de 1998 foram vividas sob o signo da visibilidade, que emergiu como uma de suas características diferenciais mais expressivas em relação ao pleito de 2002.

  • C.

    diferentemente das eleições de 1989 e 1994, o pleito de 2002 foi marcado por uma extrapolação da visibilidade, por um exagero passível de ser verificado por meio de uma intervenção escancarada da mídia em favor de um dos candidatos.

  • D.

    apesar de toda a visibilidade das eleições presidenciais de 2002, o significativo embate político representado pelo debate acerca das possíveis interpretações da realidade encontrou fronteiras bastante rígidas na mídia.

  • E.

    a intervenção da Rede Globo em favor de Fernando Collor em 1989 e o silenciamento que expôs a convergência de interesses entre governo e empresas de comunicação em 1998 mostram a atuação de uma única estratégia políticomidiática em diferentes cenários eleitorais.

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

As atividades de marketing, em algumas de suas modalidades - relações públicas, publicidade, lobby, propaganda -, não são necessariamente transparentes e confirmam o ditado popular de que o segredo é a alma do negócio. Sendo assim, a comunicação mercadológica usa a transparência como utopia, até como um metamarketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência aos textos apresentados acima, julgue os itens de 96 a 101.

Uma notícia acerca de sua própria produção informativa, exemplificada pelo texto I, é caso de discurso auto-referente, ou seja, sobre o próprio veículo, e só deve ser publicada se houver interesse de segmentos expressivos de leitores.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo técnico que torna possível o recebimento e a execução, em tempo real, de áudio e vídeo na tela do computador, por um lado, e a memória temporária que guarda a informação para logo disponibilizá-la no vídeo, por outro, assim se denominam, respectivamente:

  • A.

    gopher e baud.

  • B.

    streaming e buffer.

  • C.

    router e squarial.

  • D.

    overlay e packet.

  • E.

    aux e paging.

Criado por Fernando Barbosa Lima, o Jornal de Vanguarda marcou a história do telejornalismo brasileiro por seu caráter original, criativo e, em termos formais, revolucionário. A respeito desse programa, analise as afirmativas a seguir.

I. Dentre seus locutores, destacava-se o iniciante Cid Moreira, enquanto Ricardo Amaral era um de seus colunistas sociais.

II. Um de seus personagens mais marcantes era o misterioso Sombra.

III. Durante a censura, o Jornal de Vanguarda teve bom desempenho como uma espécie de revista de cultura e variedades.

Assinale:

  • A.

    se nenhuma afirmativa estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • C.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • D.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • E.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

Na perspectiva apresentada no texto, tanto a Sasha, filha de Xuxa, loura e de olhos azuis, quanto a Sasha, filha do presidente Obama, atuarão em políticas similares na mídia, obedecendo-se ao politicamente correto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Internet constitui uma rede global de telecomunicações à qual se acham conectados milhões de computadores em todo o mundo. No que toca à sua arquitetura, analise as afirmativas a seguir:

I. Clientes se conectam à rede por intermédio de um provedor de acesso.

II. O chamado Backbone Internet é composto por sistemas que, reunidos em cadeia, formam redes organizadas por uma política de roteamento.

III. Cada dispositivo na Internet (Host) tem um IP único, cuja alocação, em plano internacional, é feita pelo ICANN.

IV. Para facilitar o acesso de clientes a servidores, foram estabelecidos endereços em forma de textos (domínios).

V. Clientes dispõem de ferramentas de multimídia, que incentivam a criação de projetos computacionais a serviço da comunicação interativa e coletiva.

Assinale:

  • A.

    se somente as afirmativas I e V estiverem corretas.

  • B.

    se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.

  • E.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

Em 15 de outubro de 1996, com um custo de cerca de US$ 10 milhões, entrou no ar o GloboNews. Em relação à estréia do canal, é correto afirmar que ele:

  • A.

    foi o segundo canal 24 horas de notícias da América Latina.

  • B.

    era ligado à Central Globo de Jornalismo, dirigida por Alberico de Souza Cruz.

  • C.

    tinha uma equipe formada eminentemente por jornalistas novatos, como Christiane Pelajo e Márcio Gomes.

  • D.

    integrava o pacote da GloboSat e se dedicava exclusivamente ao jornalismo em língua portuguesa.

  • E.

    compôs 50% de sua grade com reprises de programas da TV Globo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...