Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um anúncio menciona a pesquisa Educar para Crescer, realizada pelo IBOPE, e revela que o ensino está em 5.º lugar entre as prioridades do cidadão. Não para a atriz Fernanda Montenegro, que é defensora da Educação de qualidade, como conquista da cidadania. "Educação não é só ensinar a ler e escrever. É ensinar a pensar", enfatiza ela. A atriz faz a seguinte afirmação no anúncio: "luto pela qualidade da educação, fazendo o meu ofício no palco, no cinema, na televisão."

Com base nesse texto, julgue os itens subseqüentes.

Considerando que o anúncio mencionado no texto faça parte da mídia interna de uma editora, tenha sido encartado em uma revista dessa editora e tenha sido realizado em parceria com uma universidade, é correto afirmar que esse anúncio é institucional e, portanto, presta satisfações ao mundo dessa editora, aos leitores dessa revista e também a todos aqueles vinculados à universidade parceira.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os significados técnicos dos termos grabber, scaling e tristimulus values são, respectivamente:

  • A.

    tipo de gráfico no qual os valores de um conjunto de dados são representados sob a forma de pontos; amplitude com que um determinado identificador pode ser referenciado dentro de um programa; e processo do sistema operacional que gerencia outros três processos e tarefas concorrentes.

  • B.

    em gráficos, linha horizontal ou vertical que serve de referência à representação de valores; linhas traçadas ao longo das bordas de uma imagem construída; e uso das cores verde, azul e vermelho em gráficos unidimensionais.

  • C.

    alteração da forma de um objeto composto por linhas interligadas, atadas a um ponto e estendidas em qualquer direção; procedimento pelo qual uma seção encontrada em um gráfico é enviada do computador à impressora; e, no armazenamento de dados, número de possibilidades de diferençar conjuntos de arquivos similares.

  • D.

    tipo especial de memória de vídeo que recebe dados de imagens gráficas de uma fonte de vídeo animado; processo pelo qual se amplia ou reduz uma imagem gráfica; e quantidades variáveis de três cores, usadas em gráficos em cores.

  • E.

    linha horizontal ou vertical de um gráfico que mostra os valores mínimos, máximos e os intervalos dos dados representados; linha calculada matematicamente para interligar dois pontos por meio de curvas e superfícies; e processo pelo qual se pode colorir em três tons de cor a área interna de uma figura fechada.

Para Maria Lúcia Zülzke — Abrindo a empresa ao consumidor — existem duas funções que distinguem os tipos de serviços de atendimento ao consumidor. Na primeira delas, estão alojados os serviços do tipo ombudsman, inovador, radar, agente de mudanças e auditor, que são pró-ativos. Na segunda função, os serviços do tipo caixa de reclamações, informativo e cosmético, que não trazem contribuições à organização. Zülzke diz ainda que essas duas funções caracterizam as organizações que possuem uma cultura de participação do consumidor mais forte ou mais fraca, respectivamente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O profissional do serviço de atendimento é responsável pela não participação do consumidor.

  • C. Certo
  • E. Errado

O editorial e a crônica são considerados gêneros do jornalismo

  • A.

    interpretativo.

  • B.

    informativo.

  • C.

    diversional.

  • D.

    opinativo.

  • E.

    narrativo.

A reorganização da Central Globo de Jornalismo, feita em 1983, por Armando Nogueira, dividiu o jornalismo da Globo entre os telejornais de rede e os telejornais produzidos localmente. Uma das conseqüências dessa divisão foi:

  • A.

    a divisão do Jornal Nacional em editorias específicas.

  • B.

    o fortalecimento do telejornalismo local.

  • C.

    a convergência de temas entre a cobertura local e a nacional.

  • D.

    a estréia do Jornal da Globo.

  • E.

    a criação do Centro de Produção de Notícias (CPN).

Com relação ao texto de anúncio acima e ao tema por ele suscitado, julgue os próximos itens.

O anúncio de produto alimentício em caderno de esportes, na mesma página em que se dê ampla coberta da vitória do São Paulo contra o Figueirense, constitui uma paginação fortuita e ocasional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre as características paradigmáticas da comunicação globalizada estão:

  • A.

    interatividade e horizontalidade.

  • B.

    positividade e literalidade.

  • C. homogeneidade e conversibilidade.
  • D.

    internalidade e funcionalidade.

  • E.

    linearidade e mecanicidade.

Para Maria Lúcia Zülzke — Abrindo a empresa ao consumidor — existem duas funções que distinguem os tipos de serviços de atendimento ao consumidor. Na primeira delas, estão alojados os serviços do tipo ombudsman, inovador, radar, agente de mudanças e auditor, que são pró-ativos. Na segunda função, os serviços do tipo caixa de reclamações, informativo e cosmético, que não trazem contribuições à organização. Zülzke diz ainda que essas duas funções caracterizam as organizações que possuem uma cultura de participação do consumidor mais forte ou mais fraca, respectivamente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O serviço de atendimento de uma organização é sempre um instrumento eficiente de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Das seis fases propostas por Sérgio Mattos para historicizar a evolução da televisão no Brasil, é possível afirmar que a fase populista, situada entre 1964 e 1975, é marcada pelo (a):

  • A.

    popularização do controle remoto, que abalou a hegemonia da Rede Globo, por meio de um fenômeno conhecido como zapping.

  • B.

    exportação de produções brasileiras, especialmente de novelas, que transformaram o Brasil num país popular internacionalmente.

  • C.

    disseminação dos canais pagos, que, com o barateamento das assinaturas, tornaram-se populares nos grandes centros urbanos.

  • D.

    uso cotidiano do videoteipe e do videocassete doméstico, tecnologias que permitiram a popularização da linguagem televisual.

  • E.

    barateamento dos aparelhos de TV, diminuição da importação de produções estrangeiras e aumento da produção nacional de telenovelas e programas de auditório.

Com relação ao texto de anúncio acima e ao tema por ele suscitado, julgue os próximos itens.

Não obtêm bom resultado de venda os produtos em cujos anúncios foi utilizada linguagem metafórica, como, no trecho acima, o emprego da expressão "secar o rival", uma vez a linguagem dos tropos, ou a linguagem das figuras, não é adequada para anúncios de produtos comestíveis.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...