Questões de Comunicação Social

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A complexidade tem sido a característica mais evidente da cultura contemporânea. Nesse contexto, expressar-se significa estar no mundo e dar sentido a ele. Como diz Lucien Sfez, “o sujeito faz parte do meio, e o meio, do sujeito”. É a sua inserção na organização. Esta idéia significa que

  • A.

    a parte está em um todo que é parte da parte.

  • B.

    o meio faz o homem e o homem faz o meio.

  • C.

    o lugar do humano é numa organização sistêmica.

  • D.

    emissor, meio e mensagem fazem a comunicação.

  • E.

    emissor, receptor e meio estão no mesmo lugar.

Os produtos resultantes da aplicação de técnicas e estratégias de produção em comunicação no âmbito institucional, incluem fôlderes, folhetos, cartilhas, cartazes e banners.

  • C. Certo
  • E. Errado

A chegada da TV ao Brasil provocou uma série de mudanças nas características do rádio.

A partir do fragmento acima, analise as afirmativas a seguir:

I. Ao perder verbas publicitárias, o veículo teve que adotar formatos mais econômicos.

II. O rádio perde o caráter popular, tornando-se um veículo mais erudito, principalmente com a operação das FMs no fim dos anos 1960.

III. O governo deixa de patrocinar o rádio, destinando toda a verba publicitária para a televisão.

IV. Por ter perdido o poder estratégico, o rádio consegue escapar do cerco da censura durante o governo militar.

V. Com o começo das transmissões em FM foram plantadas as sementes para a retomada econômica do rádio.

Assinale:

  • A.

    se apenas as afirmativas I e V estiverem corretas.

  • B.

    se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.

  • C.

    se apenas a afirmativa IV estiver correta.

  • D.

    se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • E.

    se apenas as alternativas III e V estiverem corretas.

O marketing pode ser entendido como sendo a função empresarial que é responsável por desenvolver continuamente valor para o cliente de forma a gerar vantagem competitiva para a empresa. Com relação às estratégias de marketing, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Posicionamento é o ato de desenvolver a oferta e a imagem da organização para ocupar um lugar de destaque na mente dos clientes-alvo.

  • B.

    Segmentação é identificar no mercado grupos de consumidores que poderão demandar a mesma estratégia de marketing em termos de produto, preço, distribuição e comunicação.

  • C.

    Comportamento do consumidor é o conjunto das reações que se pode observar em um consumidor estando este em seu ambiente e em dadas circunstâncias; é o reflexo de sua personalidade, percepção, motivação, atitudes e aprendizagem.

  • D.

    Comoditização é a percepção do produto pelo consumidor como sendo superior ao da concorrência.

Sobre a entrevista coletiva à imprensa, assinale a afirmativa INCORRETA:

  • A.

    Nas entrevistas coletivas espontâneas, o assessorado deve fugir de assuntos não previstos.

  • B.

    Para anunciar uma coletiva, o assessor de imprensa utiliza o reliseconvocação, que inclui dados básicos sobre o entrevistado e o assunto a ser tratado.

  • C.

    As entrevistas coletivas provocadas são aquelas organizadas pelo assessor, dependendo das necessidades do assessorado.

  • D.

    Quando há uma entrevista coletiva já agendada, dependendo da situação e urgência dos veículos, o assessor deve permitir que o assessorado os atenda antes por telefone ou pessoalmente.

A respeito dos programas de editoração eletrônica, que hoje constituem valioso recurso de edição, é correto afirmar que:

  • A.

    facilitam sobremodo a execução, em tempo recorde, de tarefas burocráticas, tais como a redação de jornais, livros, boletins, catálogos, malas diretas, folhetos e fôlderes publicitários.

  • B.

    originam softwares de grande utilidade em toda composição gráfica moderna, por sua extraordinária informalidade e por interfaces agradáveis, em especial as de programas de ativação de um WordEditor.

  • C.

    permitem que um digitador, operando um micro com vídeo, una o escritório moderno às artes gráficas, criando documentos como páginas da web, folhetos, pôsteres, catálogos, boletins informativos e elementos gráficos.

  • D.

    constituem poderosos instrumentos de criação textual, tal como o layout (disposição de elementos verbais, não-verbais e imagens em uma peça infográfica), além da configuração rápida de desenhos tridimensionais.

  • E.

    exigem de todos os processadores, em condições de executar versões atuais dos softwares da área, que disponham no mínimo de 216MB de memória RAM para ilustração vetorial.

A respeito das características de uma radioweb, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Somente as emissoras de rádio que têm concessão do Governo Federal podem utilizar a internet para transmitir sua programação.

  • B.

    A qualidade do áudio de uma radioweb é a mesma das transmissões em AM, FM ou OC.

  • C.

    Uma radioweb é uma emissora de áudio que utiliza a Internet para transmitir sua programação.

  • D.

    Conhecer o público é o que menos importa numa radioweb.

  • E.

    Uma radioweb não necessita de estúdio. O som é o que menos importa. A única exigência é que a programação esteja sempre atualizada.

No ensaio Simulacro e Poder: Uma Análise da Mídia, Marilena Chaui diz que o jornalismo impresso vem passando, gradualmente, de um órgão de notícias a um órgão de opinião. Assim, os jornalistas passam a ocupar o lugar que, tradicionalmente, cabia a

  • A.

    grupos e classes sociais e a partidos políticos.

  • B.

    autoridades e a organizações sociais diversas.

  • C.

    eclesiásticos e a formadores das universidades.

  • D.

    corporações sindicais e a estados nacionais.

  • E.

    organismos representativos e a grupos escolares.

A mensagem objeto do texto acima destina-se exclusivamente aos pais de crianças de até 5 anos de idade. Em linguagem publicitária, essa definição de público denomina-se target.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Atrações garantidas no rádio, consumo garantido nos produtos.” Com base nessa premissa, os anunciantes estrangeiros mudaram a programação do rádio comercial brasileiro: os programas eram criados por meio da relação cada vez mais sólida entre emissora e anunciante...”

Com base no texto acima, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    O Estado teve enorme influência na implantação do rádio no Brasil, coordenando desde a formação das emissoras até o conteúdo de cada uma.

  • B.

    A Rádio Nacional, encampada pelo Estado, se comportava como uma emissora comercial, sem qualquer diferencial em termos de programação.

  • C.

    O modelo brasileiro de radiodifusão é liberal, assim como o modelo adotado na Europa.

  • D.

    Os programas não poderiam ter nomes de produtos estrangeiros, devido ao acentuado nacionalismo da época.

  • E.

    As agências de publicidade só cuidavam do conteúdo comercial, deixando o restante da produção com a emissora contratada.

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