Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
A complexidade tem sido a característica mais evidente da cultura contemporânea. Nesse contexto, expressar-se significa estar no mundo e dar sentido a ele. Como diz Lucien Sfez, o sujeito faz parte do meio, e o meio, do sujeito. É a sua inserção na organização. Esta idéia significa que
a parte está em um todo que é parte da parte.
o meio faz o homem e o homem faz o meio.
o lugar do humano é numa organização sistêmica.
emissor, meio e mensagem fazem a comunicação.
emissor, receptor e meio estão no mesmo lugar.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os produtos resultantes da aplicação de técnicas e estratégias de produção em comunicação no âmbito institucional, incluem fôlderes, folhetos, cartilhas, cartazes e banners.
A chegada da TV ao Brasil provocou uma série de mudanças nas características do rádio.
A partir do fragmento acima, analise as afirmativas a seguir:
I. Ao perder verbas publicitárias, o veículo teve que adotar formatos mais econômicos.
II. O rádio perde o caráter popular, tornando-se um veículo mais erudito, principalmente com a operação das FMs no fim dos anos 1960.
III. O governo deixa de patrocinar o rádio, destinando toda a verba publicitária para a televisão.
IV. Por ter perdido o poder estratégico, o rádio consegue escapar do cerco da censura durante o governo militar.
V. Com o começo das transmissões em FM foram plantadas as sementes para a retomada econômica do rádio.
Assinale:
se apenas as afirmativas I e V estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.
se apenas a afirmativa IV estiver correta.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas as alternativas III e V estiverem corretas.
O marketing pode ser entendido como sendo a função empresarial que é responsável por desenvolver continuamente valor para o cliente de forma a gerar vantagem competitiva para a empresa. Com relação às estratégias de marketing, assinale a opção incorreta.
Posicionamento é o ato de desenvolver a oferta e a imagem da organização para ocupar um lugar de destaque na mente dos clientes-alvo.
Segmentação é identificar no mercado grupos de consumidores que poderão demandar a mesma estratégia de marketing em termos de produto, preço, distribuição e comunicação.
Comportamento do consumidor é o conjunto das reações que se pode observar em um consumidor estando este em seu ambiente e em dadas circunstâncias; é o reflexo de sua personalidade, percepção, motivação, atitudes e aprendizagem.
Comoditização é a percepção do produto pelo consumidor como sendo superior ao da concorrência.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2008
Sobre a entrevista coletiva à imprensa, assinale a afirmativa INCORRETA:
Nas entrevistas coletivas espontâneas, o assessorado deve fugir de assuntos não previstos.
Para anunciar uma coletiva, o assessor de imprensa utiliza o reliseconvocação, que inclui dados básicos sobre o entrevistado e o assunto a ser tratado.
As entrevistas coletivas provocadas são aquelas organizadas pelo assessor, dependendo das necessidades do assessorado.
Quando há uma entrevista coletiva já agendada, dependendo da situação e urgência dos veículos, o assessor deve permitir que o assessorado os atenda antes por telefone ou pessoalmente.
A respeito dos programas de editoração eletrônica, que hoje constituem valioso recurso de edição, é correto afirmar que:
facilitam sobremodo a execução, em tempo recorde, de tarefas burocráticas, tais como a redação de jornais, livros, boletins, catálogos, malas diretas, folhetos e fôlderes publicitários.
originam softwares de grande utilidade em toda composição gráfica moderna, por sua extraordinária informalidade e por interfaces agradáveis, em especial as de programas de ativação de um WordEditor.
permitem que um digitador, operando um micro com vídeo, una o escritório moderno às artes gráficas, criando documentos como páginas da web, folhetos, pôsteres, catálogos, boletins informativos e elementos gráficos.
constituem poderosos instrumentos de criação textual, tal como o layout (disposição de elementos verbais, não-verbais e imagens em uma peça infográfica), além da configuração rápida de desenhos tridimensionais.
exigem de todos os processadores, em condições de executar versões atuais dos softwares da área, que disponham no mínimo de 216MB de memória RAM para ilustração vetorial.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A respeito das características de uma radioweb, assinale a afirmativa correta.
Somente as emissoras de rádio que têm concessão do Governo Federal podem utilizar a internet para transmitir sua programação.
A qualidade do áudio de uma radioweb é a mesma das transmissões em AM, FM ou OC.
Uma radioweb é uma emissora de áudio que utiliza a Internet para transmitir sua programação.
Conhecer o público é o que menos importa numa radioweb.
Uma radioweb não necessita de estúdio. O som é o que menos importa. A única exigência é que a programação esteja sempre atualizada.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
No ensaio Simulacro e Poder: Uma Análise da Mídia, Marilena Chaui diz que o jornalismo impresso vem passando, gradualmente, de um órgão de notícias a um órgão de opinião. Assim, os jornalistas passam a ocupar o lugar que, tradicionalmente, cabia a
grupos e classes sociais e a partidos políticos.
autoridades e a organizações sociais diversas.
eclesiásticos e a formadores das universidades.
corporações sindicais e a estados nacionais.
organismos representativos e a grupos escolares.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A mensagem objeto do texto acima destina-se exclusivamente aos pais de crianças de até 5 anos de idade. Em linguagem publicitária, essa definição de público denomina-se target.
Atrações garantidas no rádio, consumo garantido nos produtos. Com base nessa premissa, os anunciantes estrangeiros mudaram a programação do rádio comercial brasileiro: os programas eram criados por meio da relação cada vez mais sólida entre emissora e anunciante...
Com base no texto acima, assinale a afirmativa correta.
O Estado teve enorme influência na implantação do rádio no Brasil, coordenando desde a formação das emissoras até o conteúdo de cada uma.
A Rádio Nacional, encampada pelo Estado, se comportava como uma emissora comercial, sem qualquer diferencial em termos de programação.
O modelo brasileiro de radiodifusão é liberal, assim como o modelo adotado na Europa.
Os programas não poderiam ter nomes de produtos estrangeiros, devido ao acentuado nacionalismo da época.
As agências de publicidade só cuidavam do conteúdo comercial, deixando o restante da produção com a emissora contratada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...