Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito do processo de globalização nos meios de comunicação, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    O Brasil continuou recebendo uma forte influência do modelo europeu.

  • B.

    Ocorre um cenário de co-presença de todas as nações, guardadas as ressalvas das desigualdades.

  • C.

    A unificação planetária reforça os laços nacionais internos.

  • D.

    O produto, e não o quanto se compra dele, é o que mais importa.

  • E.

    A globalização acabou com a cultura do efêmero.

Muitos autores conceituam a sociedade contemporânea como pós-moderna. Dos elementos relacionados abaixo, o conjunto que melhor caracteriza a chamada pós-modernidade é

  • A.

    indústria de ponta, acesso à internet, valores fortes, solidariedade e cultura popular.

  • B.

    alta tecnologia, velocidade, consumismo e hedonismo, niilismo, pastiche e simulacro.

  • C.

    hibridismo, cultura local, estados nacionais, violência exacerbada e imagens saturadas.

  • D.

    individualismo, liberdade absoluta, democracia racial, cultura de gênero e valorização do diferente.

  • E.

    globalização, culturas fortes, informação eletrônica, homem- máquina e grandes eventos.

Para Maria Lúcia Zülzke — Abrindo a empresa ao consumidor — existem duas funções que distinguem os tipos de serviços de atendimento ao consumidor. Na primeira delas, estão alojados os serviços do tipo ombudsman, inovador, radar, agente de mudanças e auditor, que são pró-ativos. Na segunda função, os serviços do tipo caixa de reclamações, informativo e cosmético, que não trazem contribuições à organização. Zülzke diz ainda que essas duas funções caracterizam as organizações que possuem uma cultura de participação do consumidor mais forte ou mais fraca, respectivamente. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O consumidor só é ouvido quando o sistema de atendimento é do tipo pró-ativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ciro Marcondes Filho (2000) situa a fase do quarto jornalismo a que se inicia com a informatização nos anos 70 e se estende até a atualidade. Entre as características dessa fase, marcada pelas modificações tecnológicas, está (ão):

  • A.

    a profissionalização e a divisão de tarefas na redação, no sentido de privilegiar a divisão por editorias e valorizar o jornalista especialista.

  • B.

    o privilégio do texto e dos dados numéricos em relação à imagem, valorizando os profissionais responsáveis pela redação de matérias longas e repletas de retrancas.

  • C.

    a crise na imprensa escrita e a emergência do jornalismo colaborativo, marcado pela interatividade e pela democratização na emissão de conteúdos noticiosos.

  • D.

    a valorização dos meios digitais e audiovisuais, que, apostando na complexidade dos recursos tecnológicos, afastam o receptor da produção noticiosa.

  • E.

    a transmissão em tempo real valorizando as manchetes exclamativas em letras garrafais.

A transmissão via Internet de áudio e vídeo, sem que o conteúdo necessite de download, é conhecida como:

  • A.

    narrowcasting.

  • B.

    broadcasting.

  • C.

    streaming.

  • D.

    banding.

  • E.

    webring.

A relevância do processo de comunicação para a sociedade atual pode ser medida pela capacidade de informações que o cidadão é capaz de receber e transmitir. Por isso, fala-se em direito à comunicação. Esse processo implica princípios éticos. Segundo Eugênio Bucci, citando Lambeth, duas correntes básicas dominam o cenário teórico nesse campo:

  • A.

    estruturalista e humanista.

  • B.

    ontológica e existencialista.

  • C.

    teleológica e deontológica.

  • D.

    cibernética e sistêmica.

  • E.

    essencialista e formalista.

Analise as afirmativas sobre a Era de Ouro do Rádio (1930- 1950):

I. O rádio movimentava a indústria cultural no Brasil, e os discos precisavam do veículo para alavancar suas vendas.

II. As emissoras de rádio dependiam dos filmes para melhorar sua audiência.

III. O rádio era um veículo ágil, que as pessoas podiam transportar e tinha uma audiência mais individual do que coletiva.

IV. O rádio foi o veículo de integração nacional, usado pelo governo como instrumento de propaganda.

Assinale:

  • A.

    se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

  • B.

    se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.

  • C.

    se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.

  • D.

    se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

Com relação a atividade de marketing, assinale a opção correta.

  • A.

    Embalagem é um nome, termo, design, símbolo ou qualquer outra característica que identifique um produto ou serviço de um determinado vendedor.

  • B.

    A demanda de produtos é influenciada por diversos fatores, entre eles o preço.

  • C.

    A precificação baseada na concorrência envolve a determinação dos custos totais e, em seguida, o acréscimo de uma taxa desejada de retorno para determinar o preço de venda.

  • D.

    Promoção de vendas envolve interação pessoal com o cliente e permite o feedback imediato.

A respeito da relação entre comunicação e marketing institucional, julgue os próximos itens.

Para o sucesso de projetos de marketing institucional é necessário levar em conta a opinião dos chamados stakeholders, ou seja, grupos de interesse que afetam e(ou) são afetados diretamente pelas decisões da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A lâmpada que serve como sinal de controle e que acende para indicar que determinada fonte de vídeo está em uso é denominada:

  • A.

    cisc.

  • B.

    worm.

  • C.

    tally.

  • D.

    key.

  • E.

    footcandle.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...