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Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação a publicações empresariais, julgue os seguintes itens.
Entre os propósitos básicos das publicações empresariais estão o combate ao desconhecimento a respeito da empresa e a promoção da integração entre os púbicos ligados a ela.
No que se refere à linguagem dos meios de comunicação, julgue os seguintes itens.
A estratégia discursiva das fontes não se limita à produção do próprio discurso e busca influir sobre o agendamento da mídia.
A respeito da relação entre comunicação e marketing institucional, julgue os próximos itens.
No âmbito do marketing institucional, o campo do folkmarketing é um exemplo de interação entre a identidade corporativa e a cultura popular. Um exemplo dessa estratégia é o patrocínio ou apoio cultural a eventos folclóricos que reúnem públicos numerosos.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
A figura seguinte é um exemplo de imagem com elevado contraste provocado pelo efeito de luz e sombra. Entretanto, esse efeito visual também é obtido por meio da justaposição de cores e formas, por exemplo.
A opção por um tipo de papel e uma forma de impressão é feita levando-se em conta os critérios abaixo, EXCETO
adequação à natureza do produto.
composição química dos elementos.
especificações técnicas do projeto.
orçamento do produto final.
qualidade final do acabamento.
Como pode ser definido o processo em telejornalismo que, realizado em computador, permite a montagem e a mixagem de quaisquer trechos do áudio ou vídeo gravados, independente de sua seqüência, com acesso imediato e instantâneo a qualquer um de seus pontos:
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de processo e projeto gráfico, julgue os próximos itens.
Quando o editor estrutura, preliminarmente, as páginas de jornais, revistas ou outro material impresso, a partir de folhas de papel, com ou sem provas coladas, ele está fazendo uma boneca.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Em mídia impressa, segundo as regras de legibilidade e compreensibilidade, que devem ser empregadas para prender o leitor tanto quanto possível ao conteúdo noticioso, deve-se:
interromper a notícia, sempre que possível, dando continuidade em outra página.
redigir o texto em estilo indireto, usando verbos na voz passiva e adjetivos que expressem o senso comum.
repetir palavras para não confundir o leitor com sinônimos e termos equivalentes.
usar maiúsculas para dar destaque a uma ou mais expressão, evitando o uso do negrito ou itálico, que são de difícil leitura.
usar tipologia simples, paragrafar e colocar intertítulos nas matérias.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Mais do que qualquer outro presidente dos EUA, George W. Bush foi vítima do crescimento gigantesco da Internet. A proliferação de novas formas de mídia — junto com uma democratização nas comunicações que permite a qualquer pessoa com um modem se tornar cineasta, apresentador de TV ou comentarista — implicou que o atual presidente dos EUA sofresse ataques muito mais severos do que qualquer de seus predecessores. E, tendo em vista esse pano de fundo, Bush certamente encontrará muita dificuldade para controlar a narrativa final sobre seus anos de governo. Stephen Humphries. O vilão midiático.
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes, relativos a noções de jornalismo online e ao uso dos meios de comunicação.
Para muitos estudiosos de comunicação social, a Internet é considerada como mais uma forma de comunicação de massa, tendo sido mantidos os mesmos paradigmas de outros meios e tendo o controle da informação permanecido com os gatekeepers, ou seja, com os donos dos blogs, que decidem que internautas devem ser aceitos e(ou) acolhidos.
A respeito da relação entre comunicação e marketing institucional, julgue os próximos itens.
No contexto da comunicação institucional, a mala direta é uma ferramenta de comunicação dirigida em desuso, visto que foi superada pelas ferramentas de intranet e de marketing de relacionamento.
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