Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação a publicações empresariais, julgue os seguintes itens.

Entre os propósitos básicos das publicações empresariais estão o combate ao desconhecimento a respeito da empresa e a promoção da integração entre os púbicos ligados a ela.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à linguagem dos meios de comunicação, julgue os seguintes itens.

A estratégia discursiva das fontes não se limita à produção do próprio discurso e busca influir sobre o agendamento da mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da relação entre comunicação e marketing institucional, julgue os próximos itens.

No âmbito do marketing institucional, o campo do folkmarketing é um exemplo de interação entre a identidade corporativa e a cultura popular. Um exemplo dessa estratégia é o patrocínio ou apoio cultural a eventos folclóricos que reúnem públicos numerosos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

A figura seguinte é um exemplo de imagem com elevado contraste provocado pelo efeito de luz e sombra. Entretanto, esse efeito visual também é obtido por meio da justaposição de cores e formas, por exemplo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A opção por um tipo de papel e uma forma de impressão é feita levando-se em conta os critérios abaixo, EXCETO

  • A.

    adequação à natureza do produto.

  • B.

    composição química dos elementos.

  • C.

    especificações técnicas do projeto.

  • D.

    orçamento do produto final.

  • E.

    qualidade final do acabamento.

Como pode ser definido o processo em telejornalismo que, realizado em computador, permite a montagem e a mixagem de quaisquer trechos do áudio ou vídeo gravados, independente de sua seqüência, com acesso imediato e instantâneo a qualquer um de seus pontos:

  • A. edição não-linear.
  • B. edição em corte seco.
  • C. edição de vídeo gravado.
  • D. edição de áudio gravado.
  • E. edição analógica.

A respeito de processo e projeto gráfico, julgue os próximos itens.

Quando o editor estrutura, preliminarmente, as páginas de jornais, revistas ou outro material impresso, a partir de folhas de papel, com ou sem provas coladas, ele está fazendo uma boneca.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em mídia impressa, segundo as regras de legibilidade e compreensibilidade, que devem ser empregadas para prender o leitor tanto quanto possível ao conteúdo noticioso, deve-se:

  • A.

    interromper a notícia, sempre que possível, dando continuidade em outra página.

  • B.

    redigir o texto em estilo indireto, usando verbos na voz passiva e adjetivos que expressem o senso comum.

  • C.

    repetir palavras para não confundir o leitor com sinônimos e termos equivalentes.

  • D.

    usar maiúsculas para dar destaque a uma ou mais expressão, evitando o uso do negrito ou itálico, que são de difícil leitura.

  • E.

    usar tipologia simples, paragrafar e colocar intertítulos nas matérias.

Mais do que qualquer outro presidente dos EUA, George W. Bush foi vítima do crescimento gigantesco da Internet. A proliferação de novas formas de mídia — junto com uma democratização nas comunicações que permite a qualquer pessoa com um modem se tornar cineasta, apresentador de TV ou comentarista — implicou que o atual presidente dos EUA sofresse ataques muito mais severos do que qualquer de seus predecessores. E, tendo em vista esse pano de fundo, Bush certamente encontrará muita dificuldade para controlar a narrativa final sobre seus anos de governo. Stephen Humphries. O vilão midiático. 

 A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes, relativos a noções de jornalismo online e ao uso dos meios de comunicação.

Para muitos estudiosos de comunicação social, a Internet é considerada como mais uma forma de comunicação de massa, tendo sido mantidos os mesmos paradigmas de outros meios e tendo o controle da informação permanecido com os gatekeepers, ou seja, com os donos dos blogs, que decidem que internautas devem ser aceitos e(ou) acolhidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da relação entre comunicação e marketing institucional, julgue os próximos itens.

No contexto da comunicação institucional, a mala direta é uma ferramenta de comunicação dirigida em desuso, visto que foi superada pelas ferramentas de intranet e de marketing de relacionamento.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...