Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O trabalho de captação e checagem de notícias, para abastecimento da programação em prestação de serviços 24 horas, é feito em muitas rádios atuais por uma Central Informativa, que, como uma agência interna de notícias, disponibiliza a todos os computadores da redação as informações. Esse trabalho está diretamente subordinado ao:

  • A.

    repórter.

  • B.

    chefe de reportagem.

  • C.

    apurador.

  • D.

    pauteiro.

  • E.

    locutor.

Considerando o texto acima apresentado, julgue os itens seguintes.

As atuais políticas de e-Gov (governo eletrônico) — com portais que oferecem informações ao cidadão e captam suas demandas — são exemplos de aplicações de tecnologias de informação para a oferta de serviços de informação pública condizentes com o contexto social contemporâneo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da relação entre comunicação e marketing institucional, julgue os próximos itens.

Os serviços de ouvidoria, no âmbito da comunicação governamental, contribuem para fortalecer o vínculo dos veículos de comunicação com o cidadão e a sociedade, desde que as reivindicações e demandas dos públicos sejam efetivamente atendidas. No caso de veículos jornalísticos, o chefe da ouvidoria, obrigatoriamente, ser jornalista profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

O termo inglês para teia – face gráfica da Internet, com sua rede de páginas, imagens e sons, organizadas por programas de navegação – capaz de processar arquivos digitais é conhecida por:

  • A. wi-fi
  • B. wireless
  • C. workstation
  • D. world wide web

O discurso é um conjunto ordenado de idéias que, no âmbito do jornalismo, apresenta cinco características. Dentre elas, temos __________, que, por um menor número de signos, pode ser mais facilmente compreendida pelo público ao se dosar a qualidade da informação com a quantidade de tempo.

Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna acima.

  • A.

    a precisão

  • B.

    a clareza

  • C.

    a concisão

  • D.

    a propriedade

  • E.

    o repertório adequado

A respeito do texto acima transcrito, julgue os itens a seguir.

Com a emergência de novas tecnologias de comunicação radiofônica e televisiva e a freqüente associação entre as redes de rádio e TV, o sistema de broadcasting foi substituído integralmente pelo podcasting no Brasil. A principal vantagem do último está na possibilidade de integração e compartilhamento de conteúdos, a exemplo dos serviços de rádio-agência.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da relação entre comunicação e marketing institucional, julgue os próximos itens.

Chama-se marketing público os serviços de divulgação de serviços públicos pagos pelo cidadão. Assim, o marketing público pode ser útil a uma instituição governamental, como no caso de recebimento de impostos atrasados, por exemplo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

A imagem abaixo é um exemplo de diagramação em estilo simétrico, adequadas à ilustração de notícias a respeito de política e esportes, preferidos a fotografias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que traz exclusivamente elementos que compõem uma matéria jornalística em televisão:

  • A. off, legenda, sonora.
  • B. off, infográfico, sonora.
  • C. off, boletim de passagem, box.
  • D. off, boletim de passagem, sonora.
  • E. off, coletiva, boletim de passagem.

O clipping (impresso ou eletrônico) é o recorte ou gravação de uma unidade informativa que consolida o processo de interação da organização com determinado veículo de comunicação. Escolha, entre as opões expostas a seguir, a afi rmação em que esse trabalho é apresentado de forma correta.

  • A. O clipping caracteriza-se fundamentalmente pela mensuração da presença de uma organização na mídia.
  • B. O clipping impresso deve se limitar às matérias internas dos jornais e revistas.
  • C. O clipping é matéria-prima fundamental para os projetos de auditoria de imagem na mídia.
  • D. A avaliação efi ciente do clipping deve incluir a multiplicação do espaço ocupado por determinada matéria jornalística pelo valor de inserção publicitária.
  • E. O clipping deve sempre se limitar ao fragmento da matéria em que a organização é mencionada.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...