Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atualmente, no telejornalismo brasileiro, o jornalista-produtor tem atuado bastante como repórter em matérias investigativas. Em relação a isso, não é correto afirmar que:

  • A.

    por lidar muitas vezes com criminosos, o envolvimento do repórter investigativo com o assunto é igual ao de um policial ou juiz.

  • B.

    como são profissionais desconhecidos do público, o anonimato facilita a investigação de lugares e a entrevista com pessoas.

  • C.

    esse tipo de matéria é comumente associada ao tipo de jornalismo que, nos anos 70, ganhou destaque a partir do caso Watergate.

  • D.

    a gravação com microcâmeras e microfones escondidos é, geralmente, feita após um extenso levantamento de informações.

  • E.

    a utilização de identidades falsas deve ser evitada.

Julgue os itens subseqüentes com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento.

A comunicação baseada em comportamentos que podem ser medidos e classificados é considerada um exemplo do modelo tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da concentração de veículos de comunicação nas mãos de grandes grupos econômicos, julgue os itens a seguir.

Propriedade cruzada significa que, em uma mesma localidade, diferentes meios de comunicação estão nas mãos de um mesmo proprietário.

  • C. Certo
  • E. Errado

A expressão all-type designa um tipo particular de anúncio veiculado na mídia:

  • A.

    alternativa.

  • B.

    funcional.

  • C.

    impressa.

  • D.

    eletrônica.

  • E.

    digital.

Para desenvolver o seu trabalho de forma eficiente, o redator publicitário deve dominar amplamente a forma da comunicação persuasiva, sendo, no entanto, dispensável o seu domínio da lógica que comanda o jornalismo, ou seja, uma lógica crítica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da legislação da área de comunicação social no Brasil, julgue os itens que se seguem.

O Conselho de Comunicação Social deve pronunciar-se, mesmo quando não consultado, sobre situações que lhe digam respeito e estejam sob a apreciação de última instância do Poder Judiciário.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do tema do texto acima, julgue os itens que se seguem

Hiperlinks são ligações virtuais entre palavras, imagens ou textos e funcionam como botões que, quando clicados, levam a outras palavras, imagens ou textos, ampliando o seu significado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em telejornalismo, “esqueletar” um VT é o mesmo que:

  • A.

    cobrir a narração do repórter com imagens pré-selecionadas.

  • B.

    decupar a fita de externa, na qual o material gravado está bruto.

  • C.

    renderizar o material bruto que será utilizado na edição nãolinear.

  • D.

    ordenar os offs, as passagens e as sonoras de acordo com o roteiro.

  • E.

    selecionar trechos de sonoras para serem inseridos entre os offs.

A respeito da concentração de veículos de comunicação nas mãos de grandes grupos econômicos, julgue os itens a seguir.

A concentração horizontal é aquela que se dá em uma mesma área do setor (TV a cabo, por exemplo); e a concentração vertical constitui-se na integração de diferentes etapas da cadeia de produção (por exemplo, produção de programas, veiculação e distribuição).

  • C. Certo
  • E. Errado

O posicionamento da imagem de marca resulta:

  • A.

    da capacidade de controle que a marca tem em relação aos desejos e propósitos do público em certo momento e em dada circunstância.

  • B.

    da habilidade inerente ao público de modificar o contexto psicossocial, econômico ou político projetado e mantido por uma marca.

  • C.

    da reputação de determinados segmentos do mercado interessados em vincular as próprias imagens à de qualquer marca em ascensão.

  • D.

    do potencial da marca para harmonizar conceitos díspares como solidez e agilidade, segurança e eficiência, tradição e modernidade.

  • E.

    do equilíbrio entre a expectativa ou a demanda do público e os atributos psicológicos efetivamente transmitidos pela marca.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...