Questões de Comunicação Social

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Em qualquer estúdio profissional o equipamento que interliga várias fontes sonoras, controlando o nível de volume e enviando o produto final para o gravador ou um transmissor de rádio é chamado de:

  • A.

    distribuidor de áudio.

  • B.

    compressor de áudio.

  • C.

    reverberador.

  • D.

    mesa de áudio.

  • E.

    sintetizador.

Considerando os se seguem. anúncios acima mostrados, julgue os itens que

A relação entre as imagens em xilogravura e o texto com regionalismo é redundante e não contribui para a fixação da mensagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a sociedade atual caracteriza-se por ser uma sociedade tecnologicamente definida e por apresentar desterritorialização das relações sociais, em que as novas tecnologias estabelecem a forma como os homens se relacionam entre si, julgue os próximos itens.

O surgimento do jornal online divide opiniões, pois muitos acreditam que esse tipo de jornal é a mais profunda alteração do jornal tradicional, enquanto outros afirmam se tratar de uma nova modalidade multimídia de jornalismo e que este deve acabar com o jornal impresso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dados e opiniões carecem de metodologias de coleta e interpretação, atividades para as quais os brasileiros contam com pelo menos duas grandes organizações com tradição, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Brasileiro de Opinião, Pesquisas e Estatísticas (IBOPE). Acerca desses institutos e de sua importância nos estudos da opinião pública no Brasil, julgue os itens que se sequem.

O IBGE fornece, periodicamente, censos e pesquisas por amostragem, de forma a retratar a realidade brasileira por meio de seus indicadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto a seus fundamentos, pode-se dizer que a publicidade:

  • A.

    constitui uma importante ferramenta de comunicação integrada de marketing, mediante a adoção de estratégias e procedimentos de publicidade nas organizações, com impacto ético em relações de consumo.

  • B.

    se contextualiza no sistema econômico e sociocultural da sociedade em que atua, evidenciando-se como processo de comunicação que se instaura entre produtos, marcas e consumidores.

  • C.

    compõe, no âmbito da comunicação, um quadro de atividades profissionais de grande relevância, na medida em que sua trajetória histórica, sua inserção na sociedade e no mercado de consumo marcam a vida das marcas.

  • D.

    situa, em elevado patamar, sua própria atuação profissional, assim como as funções e processos de toda agência, estabelecendo conexões com outras áreas da comunicação e gestão organizacional e mercadológica.

  • E.

    incentiva debates que envolvem a construção e sustentação do simbólico, o desejo humano que leva ao consumo, o fetiche visual, a produção de sentidos, a ética e a estética.

A usabilidade consiste num conjunto de técnicas que aferem:

  • A.

    a relação entre a configuração de uma interface de informação e a eficácia e a satisfação do usuário na sua utilização.

  • B.

    a relação entre o design de um equipamento de informática e a fadiga do usuário na sua utilização.

  • C.

    a relação entre a beleza de uma interface e a emoção do usuário na sua utilização.

  • D.

    a relação entre os usuários num ambiente de rede interativo.

  • E.

    a duração (tempo de vida útil) de um equipamento de informática antes que se torne obsoleto tecnologicamente.

Dos diversos efeitos produzidos, a reverberação de áudio é um dos mais utilizados, sendo também conhecida como efeito de:

  • A.

    flutter.

  • B.

    spot.

  • C.

    efeito eco.

  • D.

    limite.

  • E.

    foldback.

Um dos avanços históricos nas pesquisas em comunicação ocorreu quando o emissor perdeu parte de seu poder e os intermediários foram introduzidos nos estudos. A respeito das teorias de comunicação, julgue os itens que se seguem.

No modelo de dois passos (two step flow), considera-se que tanto a imprensa quanto os líderes de opinião influenciam o público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dados e opiniões carecem de metodologias de coleta e interpretação, atividades para as quais os brasileiros contam com pelo menos duas grandes organizações com tradição, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Brasileiro de Opinião, Pesquisas e Estatísticas (IBOPE). Acerca desses institutos e de sua importância nos estudos da opinião pública no Brasil, julgue os itens que se sequem.

IBGE e IBOPE fornecem, periodicamente, pesquisas e amostras com objetivo de orientar o comportamento de consumidores e eleitores, respectivamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que respeita à sua organização estrutural, uma agência de propaganda deve suprir necessidades profissionais, tais como atendimento/planejamento, criação e mídia.

Atendimento/planejamento assim se conceitua:

  • A.

    criação de um banco de dados de referência do cliente, no qual fiquem registrados seus interesses e suas expectativas quanto à correta veiculação de seu anúncio, a ser feita mediante um plano de ações publicitárias.

  • B.

    tarefas de assistência ao cliente da agência, estudo de suas características, compreensão de seus problemas, bem como estabelecimento de um cronograma de atividades a serem realizadas para a solução desses problemas.

  • C.

    esboço de um plano de comunicação multimídia, com o qual se possa atingir o público-alvo em momentos propícios, buscando-se, para tanto, a maneira mais econômica e indicada para cada caso.

  • D.

    delineamento de um plano de variadas ações publicitárias tendo, por objetivo imediato, a seleção dos veículos mais aptos, as tarefas de execução, a negociação de espaços midiáticos, bem como o controle das veiculações.

  • E.

    tarefas de pesquisa de mercado para uma melhor inserção do produto, bem ou serviço a ser oferecido ao público-alvo, além de planos envolvendo ferramentas de comunicação, tais como promoção, merchandising etc.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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