Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da história da imprensa e da radiodifusão no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Roquette-Pinto é considerado o idealizador do sistema comercial de radiodifusão brasileira.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma perspectiva consensual e geralista, marketing pode ser definido como “o conjunto de atividades destinado a promover relações de troca entre um emissor e um receptor”. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. Enquanto o marketing empresarial trabalha os “4Ps” (produto, posição, promoção e preço), o político trabalha os “4Cs” (candidato, cenário, comunicação e custos).

II. No marketing político ocorre uma interação informativa entre candidato e eleitor.

III. O vetor do marketing político é a base racional que há por trás do voto, uma vez que a emoção não influi na escolha do candidato.

Assinale:

  • A.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

  • B.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • C.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • D.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • E.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

Assinale a alternativa que demarque a passagem da comunicação massiva ao consumo segmentado de produtos midiáticos.

  • A.

    O número ilimitado de mensagens dirigidas a uma audiência heterogênea cedeu lugar a uma multiplicidade de meios e fontes que intensificaram o relacionamento individual entre emissores e receptores de informação.

  • B.

    Enquanto as mídias tradicionais promovem uma oferta ampla e uniforme de mensagens, as novas mídias respondem às diversidades socioculturais por meio de conteúdos acessíveis conforme demandas específicas.

  • C.

    A lógica segundo a qual “o horário nobre é o meu horário” é substituída pela distribuição de mensagens mediante estratégias mercadológicas das instâncias produtoras, de acordo com conveniências publicitárias.

  • D.

    O processo de veiculação de mensagens midiáticas abandona o estigma da mediação para ingressar na utopia da apropriação, modo pelo qual se torna possível unificar diferentes níveis de emissão, recepção e interlocução.

  • E.

    As mensagens produzidas e divulgadas pela mídia deixam de ser vistas como uma forma de cultura de massa e passam a ser concebidas como eventos excepcionais e singulares formulados fora do sistema social.

Segundo Pedro Demo, na pesquisa qualitativa, os dados não são apenas colhidos, mas são, também, resultado da reconstrução e da interpretação do pesquisador, em um diálogo inteligente com a realidade. Acerca de métodos e técnicas de pesquisa, julgue os itens a seguir.

Um censo é uma pesquisa tipicamente quantitativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao assunto tratado nesse texto.

Alguns estudiosos de comunicação social consideram os jogos eletrônicos que envolvem o uso de armas como simulações importantes para a indústria bélica. Nessa perspectiva, os jogos eletrônicos, tal como os sítios de relacionamento, constituem simulacros da vida cotidiana que apresentam um pouco mais de novidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na seqüência dos estudos sobre a propaganda desenvolvida durante a I Guerra Mundial, vários autores, influenciados pelo positivismo e pela psicologia behaviorista, defenderam a idéia de que os meios de comunicação tinham uma influência direta sobre as pessoas e a sociedade.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

O modelo de jornalismo que separa gênero informativo de gênero opinativo ampara-se em pressupostos de teorias que abordam as notícias como retrato fiel da realidade, a exemplo da teoria do espelho, herdeira do positivismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da história da imprensa e da radiodifusão no Brasil, julgue os itens que se seguem.

O Departamento de Imprensa e Propaganda foi criado, exclusivamente, como órgão de divulgação da PETROBRAS, pelo presidente Getúlio Vargas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista o trinômio “comunicação, ideologia e poder”, é possível admitir que a mídia se tornou a instituição política mais notável da sociedade contemporânea.

Corrobora tal constatação a afirmativa de que a mídia:

  • A.

    promoveu a independência e a autonomia do processo político, desvinculando-o de suas intermediações, ao assumir a tarefa de produzir e veicular simbolicamente a realidade.

  • B.

    valorizou a ação política pelo conteúdo de suas proposições, coibindo quaisquer performances de ideólogos interessados em desempenhar papéis cujo fim é o espetáculo em si.

  • C.

    suplantou poderes, como o Parlamento, e superou instituições, como a Igreja e a Escola, na produção e disseminação de ideologias, condicionando tudo à sua lógica.

  • D.

    proporcionou a simetria do fluxo comunicativo democrático, dando a ele sentido unilateral, de forma a atingir cada vez mais receptores interessados em mensagens políticas.

  • E.

    revigorou sua função de quarto poder, ao instituir ferramentas prescindíveis ao jogo político, permitindo a cada cidadão observá-lo diretamente e interpretá-lo por conta própria.

Segundo Pedro Demo, na pesquisa qualitativa, os dados não são apenas colhidos, mas são, também, resultado da reconstrução e da interpretação do pesquisador, em um diálogo inteligente com a realidade. Acerca de métodos e técnicas de pesquisa, julgue os itens a seguir.

Amostra é o mesmo que universo da pesquisa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na perspectiva de assessoria de imprensa apresentada no texto acima, julgue os próximos itens.

Dado que uma das dificuldades enfrentadas pela assessoria de imprensa é o controle da informação que pode virar notícia, é papel do assessor selecionar as informações e restringir o acesso dos jornalistas diretamente às fontes.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...