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Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da história da imprensa e da radiodifusão no Brasil, julgue os itens que se seguem.
Roquette-Pinto é considerado o idealizador do sistema comercial de radiodifusão brasileira.
Em uma perspectiva consensual e geralista, marketing pode ser definido como o conjunto de atividades destinado a promover relações de troca entre um emissor e um receptor. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. Enquanto o marketing empresarial trabalha os 4Ps (produto, posição, promoção e preço), o político trabalha os 4Cs (candidato, cenário, comunicação e custos).
II. No marketing político ocorre uma interação informativa entre candidato e eleitor.
III. O vetor do marketing político é a base racional que há por trás do voto, uma vez que a emoção não influi na escolha do candidato.
Assinale:
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
Assinale a alternativa que demarque a passagem da comunicação massiva ao consumo segmentado de produtos midiáticos.
O número ilimitado de mensagens dirigidas a uma audiência heterogênea cedeu lugar a uma multiplicidade de meios e fontes que intensificaram o relacionamento individual entre emissores e receptores de informação.
Enquanto as mídias tradicionais promovem uma oferta ampla e uniforme de mensagens, as novas mídias respondem às diversidades socioculturais por meio de conteúdos acessíveis conforme demandas específicas.
A lógica segundo a qual o horário nobre é o meu horário é substituída pela distribuição de mensagens mediante estratégias mercadológicas das instâncias produtoras, de acordo com conveniências publicitárias.
O processo de veiculação de mensagens midiáticas abandona o estigma da mediação para ingressar na utopia da apropriação, modo pelo qual se torna possível unificar diferentes níveis de emissão, recepção e interlocução.
As mensagens produzidas e divulgadas pela mídia deixam de ser vistas como uma forma de cultura de massa e passam a ser concebidas como eventos excepcionais e singulares formulados fora do sistema social.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo Pedro Demo, na pesquisa qualitativa, os dados não são apenas colhidos, mas são, também, resultado da reconstrução e da interpretação do pesquisador, em um diálogo inteligente com a realidade. Acerca de métodos e técnicas de pesquisa, julgue os itens a seguir.
Um censo é uma pesquisa tipicamente quantitativa.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao assunto tratado nesse texto.
Alguns estudiosos de comunicação social consideram os jogos eletrônicos que envolvem o uso de armas como simulações importantes para a indústria bélica. Nessa perspectiva, os jogos eletrônicos, tal como os sítios de relacionamento, constituem simulacros da vida cotidiana que apresentam um pouco mais de novidade.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Na seqüência dos estudos sobre a propaganda desenvolvida durante a I Guerra Mundial, vários autores, influenciados pelo positivismo e pela psicologia behaviorista, defenderam a idéia de que os meios de comunicação tinham uma influência direta sobre as pessoas e a sociedade.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
O modelo de jornalismo que separa gênero informativo de gênero opinativo ampara-se em pressupostos de teorias que abordam as notícias como retrato fiel da realidade, a exemplo da teoria do espelho, herdeira do positivismo.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da história da imprensa e da radiodifusão no Brasil, julgue os itens que se seguem.
O Departamento de Imprensa e Propaganda foi criado, exclusivamente, como órgão de divulgação da PETROBRAS, pelo presidente Getúlio Vargas.
Tendo em vista o trinômio comunicação, ideologia e poder, é possível admitir que a mídia se tornou a instituição política mais notável da sociedade contemporânea.
Corrobora tal constatação a afirmativa de que a mídia:
promoveu a independência e a autonomia do processo político, desvinculando-o de suas intermediações, ao assumir a tarefa de produzir e veicular simbolicamente a realidade.
valorizou a ação política pelo conteúdo de suas proposições, coibindo quaisquer performances de ideólogos interessados em desempenhar papéis cujo fim é o espetáculo em si.
suplantou poderes, como o Parlamento, e superou instituições, como a Igreja e a Escola, na produção e disseminação de ideologias, condicionando tudo à sua lógica.
proporcionou a simetria do fluxo comunicativo democrático, dando a ele sentido unilateral, de forma a atingir cada vez mais receptores interessados em mensagens políticas.
revigorou sua função de quarto poder, ao instituir ferramentas prescindíveis ao jogo político, permitindo a cada cidadão observá-lo diretamente e interpretá-lo por conta própria.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo Pedro Demo, na pesquisa qualitativa, os dados não são apenas colhidos, mas são, também, resultado da reconstrução e da interpretação do pesquisador, em um diálogo inteligente com a realidade. Acerca de métodos e técnicas de pesquisa, julgue os itens a seguir.
Amostra é o mesmo que universo da pesquisa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base na perspectiva de assessoria de imprensa apresentada no texto acima, julgue os próximos itens.
Dado que uma das dificuldades enfrentadas pela assessoria de imprensa é o controle da informação que pode virar notícia, é papel do assessor selecionar as informações e restringir o acesso dos jornalistas diretamente às fontes.
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