Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No blog dia-a-dia, bit a bit, lincada à matéria Quem Matou a Blogosfera?, de Silvio Meira, em 14/11/2008, lê-se a resposta de Geraldo Seabra: não se morre antes de nascer. Afinal, a blogosfera é um fenômeno, incomensuravelmente novo, ainda em gestação.

 

Acerca do assunto tratado nesse texto, julgue os itens subseqüentes.

Não basta ensinar a distância, o que importa é aprender a distância, o que exige que haja interatividade entre emissores e receptores, ou seja, que eles estejam afinados para o melhor proveito das mensagens e das emissões.

  • C. Certo
  • E. Errado

A velocidade com que os acontecimentos se sucedem no mundo contemporâneo obriga as organizações a buscarem, cada vez mais avidamente, uma imagem pública favorável. Isso se dá pelo fato de a imagem institucional positiva se instituir, no contexto atual, como uma espécie de passaporte da organização para a estabilidade econômica e social desejada. Ter uma imagem pública favorável, em última análise, quer dizer gozar de boa imagem perante a opinião pública. Mas, para se conhecer o que pensa a opinião pública a respeito de algum tema, é necessário que antes se saiba o que exatamente ela representa.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

As sondagens, a pesquisa de mídia e as pesquisas de opinião e de mercado fundamentam-se ambas no pressuposto de que a realidade é socialmente construída e utilizam os mesmos padrões técnicos, definidos pelo modelo de Lasswell e pela análise de conteúdo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da história da imprensa e da radiodifusão no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Oficialmente, as emissões de rádio no Brasil são iniciadas com o discurso proferido pelo presidente Epitácio Pessoa no 1.º Centenário da Independência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na figura acima, julgue os itens que se seguem.

O esquema representado na figura é típico do modelo de notícia de jornal impresso. No caso de grandes reportagens de revista, a abertura do texto pode ser flexibilizada, uma vez que o jornalismo de revista privilegia a análise e a interpretação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conquistas científicas alcançadas com a chamada “Revolução Informacional” proporcionaram novas tecnologias da informação e da comunicação. Foi assim que, a exemplo de outros meios de comunicação, também a publicidade ingressou na “era da informática”, constituindo-se em trunfo comercial válido em mercados de obstinada competição.

No que diz respeito à publicidade veiculada pela Internet, analise as afirmativas que se seguem:

I. O fato de uma instituição pública ou uma empresa privada manterem um site pode ser debitado no rol de suas competências, em inequívoco testemunho de sua atenção e sintonia com relação a imperativos e necessidades de mercado.

II. Não requer demonstração categórica o fato de a publicidade eletrônica ter substancialmente elevado o grau de interatividade com consumidores em potencial, habilitandose, portanto, à coleta de informações segmentadas de modo conforme aos interesses da instituição contratante.

III. A divulgação por meio de banners alçou a um novo patamar a divulgação publicitária na rede, uma vez que essas flâmulas, inseridas em páginas da web, invariavelmente, oferecem um hiperlink para a página do anunciante.

IV. Além de um design sugestivo e esteticamente bem resolvido, um site institucional ou empresarial deve conter informações indispensáveis a seu público, ficando desde logo obrigado a mantê-las permanentemente atualizadas.

V. O recurso ao correio eletrônico serve admiravelmente à divulgação publicitária, na medida em que o grande público, tendo ou não interesse investido na instituição ou na empresa, tem sua curiosidade estimulada, a exemplo do que ocorria com atuação diuturna da mídia massiva.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

  • B.

    se somente as afirmativas I e V estiverem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas I, II, III e V estiverem corretas.

  • E.

    se somente as afirmativas I, II, III e IV estiverem corretas.

Os meios de comunicação têm como principais características a informação, a formação e o entretenimento da sociedade. Além disso, tendem a utilizar de seu potencial para reforçar, criar ou remover atitudes e opiniões. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. A publicidade age sobre sentimentos e busca criar convicção.

II. A televisão influencia costumes, hábitos e juízos de valor.

III. Os meios de comunicação atuam exclusivamente por meio de mecanismos conscientes.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se apenas a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

Segundo Pedro Demo, na pesquisa qualitativa, os dados não são apenas colhidos, mas são, também, resultado da reconstrução e da interpretação do pesquisador, em um diálogo inteligente com a realidade. Acerca de métodos e técnicas de pesquisa, julgue os itens a seguir.

A pesquisa qualitativa é ideal para testar hipóteses.

  • C. Certo
  • E. Errado

O lide clássico ordena os elementos da proposição (o quê, quem, onde, como e por quê) a partir da notação mais importante. Se o mais importante for o objeto direto, constrói-se o período

  • A.

    na voz passiva.

  • B.

    começando pelo sujeito.

  • C.

    começando pela circunstância.

  • D.

    na ordem direta.

  • E.

    começando pelo verbo.

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao assunto tratado nesse texto.

A atitude das próprias crianças de trocarem de nome e, mesmo, o fato de saberem o que é certo e o que é errado na Internet demonstram que a Internet não é um veículo limpo, asséptico e que faz parte do que se produz na ordem social, mesmo que no chamado mundo virtual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na seqüência dos estudos sobre a propaganda desenvolvida durante a I Guerra Mundial, vários autores, influenciados pelo positivismo e pela psicologia behaviorista, defenderam a idéia de que os meios de comunicação tinham uma influência direta sobre as pessoas e a sociedade.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

O modelo de Lasswell, maior representante do paradigma positivista mencionado no texto, constitui desdobramento da teoria hipodérmica, que, influenciada pelo behaviorismo, se baseava no pressuposto de fidelidade absoluta do jornalismo aos fatos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...