Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base na figura acima, julgue os itens que se seguem.
No caso de uma matéria selecionada pelo editor-chefe de um jornal para compor a primeira página, as informações para a chamada de primeira página serão extraídas do campo do lide.
Ao se proceder a um planejamento estratégico de marketing, a escolha de uma mídia massiva deve ser criteriosamente considerada, à vista da ocorrência possível de um demarketing.
A característica essencial do demarketing é:
dar curso a ações e realizar eventos de marketing que resultem apenas em modestos índices de crescimento.
induzir à aquisição de bens supérfluos com vistas a uma ampliação do mercado consumidor de novos produtos.
compor-se de medidas que, uma vez decididas e implementadas, provoquem um desestímulo à demanda.
permitir que o público externo de uma empresa ou instituição conheça a estratégia mercadológica adotada.
constituir-se em movimento de marketing destinado a aumentar uma demanda tendencial em curso.
Meios de comunicação massiva e meios de comunicação segmentada em pouco ou quase nada se assemelham, tantas são as suas diferenças reais.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Meios massivos de comunicação se destinam à divulgação de mensagens abertas para públicos específicos, chamados de massa, ao passo que os meios de convergência tecnológica dependem exclusivamente da mídia eletrônica e de sua codificação analógica para públicos segmentados.
Meios de comunicação massivos devem satisfazer a curiosidade e atender às expectativas de largas faixas de público, as quais, no entanto, podem vir a ser objeto de uma segmentação obtida por meio de pesquisas de audiência.
Meios tradicionais de comunicação procedem a codificações analógicas de suas mensagens para convir a um número extenso e indeterminado de pessoas, enquanto a moderna mídia de síntese recorre a procedimentos de codificação digital para a satisfação de seu público.
Entre os meios massivos de comunicação se alinham o rádio e a televisão, cuja fase digital já começou; meios de comunicação contemporâneos, como a hipermídia, somente contam com o cinema produzido por recursos de computação gráfica.
Meios de difusão coletiva, como o videocassete, tornaramse obsoletos e mesmo impopulares, sendo substituídos por meios ditos multimidiais, agora em vantagem porque despertam o interesse de um público específico e de elevado poder aquisitivo.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No blog dia-a-dia, bit a bit, lincada à matéria Quem Matou a Blogosfera?, de Silvio Meira, em 14/11/2008, lê-se a resposta de Geraldo Seabra: não se morre antes de nascer. Afinal, a blogosfera é um fenômeno, incomensuravelmente novo, ainda em gestação.
Acerca do assunto tratado nesse texto, julgue os itens subseqüentes.
O ciberespaço tem sido criticado como um espaço sem controles institucionais e políticos, o que contradiz a etimologia desse vocábulo, dado que ciber, do grego, significa controle, e " cibernética", o sistema de controle tecnológico que combina computadores, tecnologias contemporâneas e realidades virtuais. O problema é que o controle tecnológico ainda não foi acompanhado pelo controle social.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A comunicação organizacional padece de um dilema congênito: o de não saber quais paradigmas abraçar. De um lado, sofre a influência das principais teorias do campo que lhe empresta o nome: o das Ciências da Comunicação. De outro, por ser, ela mesma, uma área do conhecimento humano formada pela convergência das mais diversas disciplinas, já flertou com vários matizes de um espectro teórico muito amplo, na busca de sua identidade. Nesse leque, tem-se, por exemplo, em uma de suas pontas, a adoção de quadros explicativos advindos do funcionalismo de tipo quantitativista e, até mesmo, de um tecnicismo positivista absolutamente incompatível com a índole humanista das Ciências Sociais. Uma visão teórica que buscou, inclusive, dar ao campo o suporte matemático das ciências exatas.
Não nos esqueçamos de Shannon e Weaver, os dois engenheiros norte-americanos que, estudando interferências em transmissões telefônicas para a empresa Bell, desenvolveram um modelo que, se trouxe contribuições teóricas importantes para que se entendesse a problemática do ruído nos processos comunicacionais, esqueceu que comunicação se produz, acima de tudo, entre seres humanos e não a partir de um diálogo virtual entre máquinas; uma fórmula que não levou em conta também que aparatos tecnológicos podem, no máximo, fornecer visões complementares às teorias da comunicação.
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir.
O conceito de ruído, mencionado no texto, está presente em teorias da comunicação que estudam as organizações sob a perspectiva da sociedade em rede. Nessa abordagem, o ruído é um elemento positivo, pois favorece a interatividade.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A interatividade na comunicação não é um tema novo, contudo ele ressurge a cada nova tecnologia e é reinventado por práticas de marketing. Com relação a um aspecto, porém, os estudiosos estão de acordo: o grau de intensidade dos processos interativos. A respeito desse tema e de suas implicações, julgue os itens a seguir.
As interações do tipo se o seu caso não se enquadrar em nenhuma das alternativas anteriores, aguarde para falar com um de nossos atendentes possibilitam, em um mesmo dispositivo, interações reativas e mútuas.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as fotos acima apresentadas, julgue os itens próximos.
As informações que complementam o conjunto das três fotografias constitui um texto-legenda (também chamado de foto-legenda), o qual dispensa material informativo complementar, ou seja, o texto-legenda em si é suficiente para noticiar o fato selecionado.
A respeito de comunicação institucional/organizacional, julgue os itens que se seguem.
Marketing social é uma modalidade de marketing institucional.
O composto mercadológico, composto de marketing ou marketing mix se deixa traduzir por meio de uma fórmula, que se denomina:
4Ps, isto é, conjunto de pontos de interesse aos quais as organizações devem estar atentas, caso desejem atingir objetivos de marketing.
4Cs, isto é, a série de soluções de fidelização de clientes, redução de custos e outras conveniências, além da promoção de eventos de comunicação empresarial.
MPMP ou marketing, propaganda, merchandising e promoção, que, estreitamente associados, dinamizam a relacionamento das organizações com seus públicos.
RPMd ou relações públicas e marketing direto, envolvendo o conceito de público e afirmando que uma ação individualizada é mais eficaz que ações massificadas.
CiM ou comunicação integrada de marketing, que preconiza o uso de ferramentas de comunicação para atingir objetivos estratégicos bem específicos.
A repetição de palavras, idéias ou nomes nos discursos dos diferentes meios de comunicação tem implicações diversas. A esse respeito, é correto afirmar que:
no jornal, possibilita que o leitor retorne ao início do texto para dirimir dúvidas.
no rádio, permite adequar o ritmo da leitura e facilitar a respiração do locutor.
nas revistas, concede maior credibilidade ao conteúdo, desdobrando seu sentido.
na TV, serve para dar clareza à mensagem e favorecer sua retenção pelo público.
no outdoor, proporciona instantaneidade à informação, intensificando seu fluxo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...