Questões de Comunicação Social

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A partir do texto acima, julgue os itens de 87 a 89, relativos à comunicação empresarial.

Pesquisas de consumo realizadas hoje com as classes D e E demonstram que, nessas classes menos favorecidas, a crise econômica mundial ainda não foi efetivamente percebida. Mas é mera questão de tempo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No blog dia-a-dia, bit a bit, lincada à matéria Quem Matou a Blogosfera?, de Silvio Meira, em 14/11/2008, lê-se a resposta de Geraldo Seabra: não se morre antes de nascer. Afinal, a blogosfera é um fenômeno, incomensuravelmente novo, ainda em gestação.

 

Acerca do assunto tratado nesse texto, julgue os itens subseqüentes.

Como a linguagem está circunscrita a um universo simbólico e, até mesmo, imaginário, é correto afirmar que toda comunicação é virtual, no sentido que ela é um espaço próprio para a prática das virtudes, das forças, das possibilidades de ser alguma coisa a mais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação organizacional padece de um dilema congênito: o de não saber quais paradigmas abraçar. De um lado, sofre a influência das principais teorias do campo que lhe empresta o nome: o das Ciências da Comunicação. De outro, por ser, ela mesma, uma área do conhecimento humano formada pela convergência das mais diversas disciplinas, já flertou com vários matizes de um espectro teórico muito amplo, na busca de sua identidade. Nesse leque, tem-se, por exemplo, em uma de suas pontas, a adoção de quadros explicativos advindos do funcionalismo de tipo quantitativista e, até mesmo, de um tecnicismo positivista absolutamente incompatível com a índole humanista das Ciências Sociais. Uma visão teórica que buscou, inclusive, dar ao campo o suporte matemático das ciências exatas.

Não nos esqueçamos de Shannon e Weaver, os dois engenheiros norte-americanos que, estudando interferências em transmissões telefônicas para a empresa Bell, desenvolveram um modelo que, se trouxe contribuições teóricas importantes para que se entendesse a problemática do ruído nos processos comunicacionais, esqueceu que comunicação se produz, acima de tudo, entre seres humanos e não a partir de um diálogo virtual entre máquinas; uma fórmula que não levou em conta também que aparatos tecnológicos podem, no máximo, fornecer visões complementares às teorias da comunicação.

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir.

Conforme o texto, na perspectiva da Teoria da Informação, os aparatos tecnológicos funcionam preferencialmente como instrumentos de controle e avaliação da comunicação interna de uma instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da história da imprensa e da radiodifusão no Brasil, julgue os itens que se seguem.

O Correio Braziliense surgiu no Brasil como veículo jornalístico governamental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a página acima reproduzida, julgue os próximos itens.

A expressão UMA LIÇÃO DE ESFORÇO, abaixo da primeira foto, na parte superior da página, é denominada sub-retranca.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação institucional/organizacional, julgue os itens que se seguem.

O endomarketing é o trabalho feito pela empresa para treinar e motivar seus empregados no bom atendimento aos consumidores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sabe-se que há um compromisso ético e social próprio para as ações de marketing.

Em conformidade a tal conceito, e pela perspectiva do marketing, essa responsabilidade social se justifica porque:

  • A.

    a filantropia corporativa e os investimentos na identidade social de uma instituição fazem supor um planejamento de marketing que, em última análise, resulte em uma tarifa improdutiva, que não beneficie seus stakeholders, mas que satisfaça a sociedade como um todo.

  • B.

    o marketing social, entendido como estratégia e instrumento de divulgação das ações sociais de empresas socialmente responsáveis, pode resultar em fortalecimento da marca, assim como na obtenção de um valor diferencial para seus produtos e serviços.

  • C.

    os diretores corporativos incumbidos do gerenciamento de marketing estão autorizados a dar curso a iniciativas de cunho social somente no que tange à consecução de metas organizacionais, não podendo dispor de seus meios para quaisquer outros fins.

  • D.

    uma vez postas em prática, as ações de marketing social levam à admissão de que uma empresa não deve responder apenas a seus acionistas, devendo então desincumbir-se de obrigações morais, legais e institucionais que assuma perante seus públicos.

  • E.

    na esfera das ações de marketing, o conceito de responsabilidade social requer, tanto para sua construção teórica quanto para sua aplicação prática, uma incorporação ao rol de atividades de gestão comunitária realizadas por uma instituição, seja em âmbito interno, seja externamente.

Sobre as especificidades dos diversos meios impressos, eletrônicos e digitais, analise as afirmativas a seguir:

I. Em relação às revistas, os jornais têm maior porcentagem de leitores por edição, o que faz a circulação ser bem maior do que a tiragem.

II. Ao contrário do que ocorre com os meios impressos, no rádio e na TV, a mensagem vive apenas no momento em que é transmitida.

III. Na mídia digital, o papel do usuário é potencializado; por isso, quanto mais próxima de seus interesses estiver a informação, mais valorizada ela será.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

  • D.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • E.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

O levantamento de informações e a identificação de opiniões, conduzidos com o público interno, com o objetivo de fazer um diagnóstico do ambiente de trabalho denomina-se

  • A.

    Auditoria de mercado.

  • B.

    Auditoria de imagem corporativa.

  • C.

    Pesquisa de mercado

  • D.

    Pesquisa etnográfica.

  • E.

    Pesquisa de clima organizacional.

A legenda de uma foto que acompanha uma notícia deve

  • A.

    repetir o que foi dito na matéria, aproveitando a imagem para duplicar a informação.

  • B.

    complementar o que foi mostrado na imagem, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para detalhes.

  • C.

    descrever o que está sendo mostrado na imagem, funcionando como uma etiqueta de identificação.

  • D.

    ser um texto longo que resuma os dados principais do lide da notícia.

  • E.

    vir somente abaixo da imagem com corpo de texto igual ao da matéria que acompanha.

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