Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O release, instrumento clássico no trabalho de assessoria de imprensa, informa os jornalistas acerca dos temas que possam ser de interesse do veículo em que atuam e, portanto, incorporados ao conjunto de assuntos tratados pelo veículo de informação. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
Uma pré-pauta enviada a um jornalista pode ser considerada um tipo de release.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O crime de comunicação que consiste na ofensa à honra, dignidade ou decoro de alguém, atribuindo a esta pessoa vícios ou defeitos morais é
preconceito.
difamação.
injúria.
perjúrio.
calúnia.
Assinale a afirmativa que avalie se, com essa estrutura, o trecho pode ser transposto integralmente para o rádio.
Não, porque há muitas orações intercaladas.
Não, porque não devemos usar palavras grandes como movimento e estacionamento.
Sim, as orações estão corretas e objetivas, sem problemas para a leitura.
Sim, pois as rimas crescimento e movimento estão na fala do entrevistado, por isso não há falha no estilo.
Não, pois a forma de retomar o texto após a fala do entrevistado é um recurso de veículos de mídia impressa; essa parte deveria ser adaptada.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do assunto tratado no texto acima, julgue os seguintes itens.
Blog é uma abreviação de weblog. Qualquer registro freqüente de informações na Internet pode ser considerado um blog. A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Várias organizações usam blogs para criar comunidades e manter seus clientes informados sobre novos produtos, promoções ou assuntos relacionados à experiência de compra, por exemplo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As pessoas desenvolveram a capacidade de perceber o clima de opinião, independentemente do que elas mesmas sintam ou pensem sobre determinados assuntos. Dessa forma, ao perceberem ou imaginarem o clima de opinião sobre certos temas, um primeiro momento elas tendem a se calar e, depois, a adaptarem, mesmo que apenas retoricamente, suas opiniões ao referido clima de opinião, ou ao que elas imaginam ser o pensamento da maioria.
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
A argumentação do texto é fundamentada nos pressupostos da espiral do silêncio, vertente teórica que explica porque, em determinadas condições, as pessoas tendem a seguir a opinião dominante (da maioria).
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Nas organizações, o estabelecimento de boas relações entre os seus membros é fator importante para o alcance das metas estabelecidas. Com respeito a relações humanas, julgue os itens subseqüentes.
Há, normalmente, no âmbito das organizações, um distanciamento entre os discursos a respeito do relacionamento interpessoal e a sua prática efetiva, que exige habilidades interpessoais.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista que o grande desafio das organizações na atualidade é gerar relacionamento efetivo, eficaz e duradouro com seus públicos, buscando, com isso, o fortalecimento do seu conceito institucional, julgue os itens a seguir.
A comunicação organizacional tem como conceito básico a sinergia e a integração entre as diversas áreas, ferramentas e necessidades de comunicação de uma organização.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O release, instrumento clássico no trabalho de assessoria de imprensa, informa os jornalistas acerca dos temas que possam ser de interesse do veículo em que atuam e, portanto, incorporados ao conjunto de assuntos tratados pelo veículo de informação. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
Um artigo do presidente de uma empresa enviado aos meios de comunicação pode ser caracterizado como um release.A respeito de sonoplastia, analise as afirmativas a seguir:
I. A música que identifica um programa no início e no fim de cada transmissão é conhecida como característica.
II. A vinheta às vezes junta texto e música.
III. Cortina é o trecho musical que separa uma determinada parte de um programa radiofônico do tema.
IV. Evita-se BG (background) ou fundo musical em matérias jornalísticas para não contaminar a isenção da informação.
V. Trilhar, no jargão radiofônico, quer dizer incluir inserção musical em uma programação.
Assinale:
se somente as afirmativas I, II e V estiverem corretas.
se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
se somente as afirmativas I, III e V estiverem corretas.
se somente a afirmativa II estiver correta.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O comportamento da imprensa em uma situação de crise empresarial pode ser crucial para sua imagem. Nesse momento, a empresa deve
procurar a via judicial, tentando buscar ressarcimento pelos prejuízos causados pela publicação de notícias negativas.
omitir-se, evitando dar explicações e escondendo fatos que possam comprometê-la ainda mais.
selecionar alguns órgãos da imprensa para dar as declarações, atendendo apenas aqueles que sejam favoráveis à organização.
tentar minimizar o impacto na reputação da empresa, apostando no esquecimento das informações negativas.
eleger um único porta-voz, que passe credibilidade, saiba lidar com a imprensa e conheça bem a empresa e o problema em questão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...