Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 22 a 31, acerca da relação entre corporações, processo e meios de comunicação.
Atualmente, a informação tende a perder sua ligação com paradigmas e valores visto que o que passa a ser importante é o seu fluxo contínuo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O estudo das fontes de informação se reveste de especial importância na sociologia dos emissores, área da teoria da comunicação que estuda o processo de produção da informação jornalística (newsmaking). Nessa perspectiva de estudos, quem fornece dados, informações e declarações é encarado como emissor, chegando a exercer, algumas vezes, maior importância do que os próprios jornalistas, visto que esses dependem de bons informantes para publicarem notícias que lhe conferem reconhecimento e prestígio profissional.
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.A perspectiva do newsmaking, mencionada no texto, faz parte da abordagem empírico-experimental ou da persuasão, que explica como as fontes interferem no resultado final das notícias.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Nas organizações, o estabelecimento de boas relações entre os seus membros é fator importante para o alcance das metas estabelecidas. Com respeito a relações humanas, julgue os itens subseqüentes.
Embora a organização funcione como um sistema de cooperação, as pessoas, ao interagirem, devem buscar alcançar objetivos individuais.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista que o grande desafio das organizações na atualidade é gerar relacionamento efetivo, eficaz e duradouro com seus públicos, buscando, com isso, o fortalecimento do seu conceito institucional, julgue os itens a seguir.
Imagem corporativa é a que vários públicos têm, em termos gerais, da organização como um todo, e pode ser conceituada como o resultado das interações de todas as experiências, impressões, crenças, sentimentos e conhecimentos que as pessoas possuem da organização. Identidade corporativa deixa à deriva as experiências da organização, seus sucessos e fracassos, além de suas perspectivas.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O release, instrumento clássico no trabalho de assessoria de imprensa, informa os jornalistas acerca dos temas que possam ser de interesse do veículo em que atuam e, portanto, incorporados ao conjunto de assuntos tratados pelo veículo de informação. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
Não se caracteriza como release o texto jornalístico relativo a uma entrevista coletiva e distribuído durante ou após a realização dela.Analise as afirmativas a seguir:
I. Projetar a programação musical num mostrador de relógio permite ao produtor ver o equilíbrio entre música e locução.
II. O formato relógio impõe uma sólida estrutura e impede a liberdade de programação.
III. Para o programador interessa a proposta da rádio, sem levar em conta o público.
IV. Programas longos não precisam ser elaborados de modo a apresentar um começo e um final enfáticos.
Assinale:
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da definição e das técnicas de elaboração de notícia, julgue os próximos itens.
Os elementos complementares da notícia, tais como ilustrações, fotos, gráficos e tabelas, devem receber tratamento editorial similar aos textos noticiosos. Tal como nos textos, devem se aplicar a esses recursos gráficos os critérios de seleção e hierarquização das informações neles contidas, uma vez que eles também apresentam conteúdo editorial.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
As atividades da assessoria de comunicação são estratégicas para a empresa, embora ela ainda seja considerada uma área meramente instrumental em algumas organizações. Para superar essa visão, é preciso que a assessoria
concentre todo o esforço de comunicação da empresa, evitando que outros segmentos organizacionais participem do processo comunicacional.
centralize toda a avaliação de seu desempenho no retorno baseado nos clippings de impressos e eletrônico.
especialize-se em atender as demandas internas de comunicação, desempenhando uma ação de comunicação baseada em solicitações pontuais.
atue como uma área especializada e restrita com a incumbência de divulgar as decisões da Diretoria, mas sem integrar-se com o restante da organização.
assuma uma postura mais próxima da área-fim da organização, vinculando os seus resultados aos objetivos e metas estratégicas da organização.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 22 a 31, acerca da relação entre corporações, processo e meios de comunicação.
As corporações atuam tentando formar o que elas podem chamar de bens de cultura, sendo o luxo, atualmente, substituído pelo lucro, o que evidencia a aproximação delas com a cultura de massa.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
O termo em inglês "chroma-key" refere-se a um recurso utilizado em televisão. Assinale a alternativa que define a expressão corretamente.
Consiste em exercer a transição de uma seqüência a outra por meio da fusão de imagens.
Consiste em exercer a transição de uma seqüência a outra por meio da colagem de uma imagem a outra.
Consiste em inserir uma imagem sobre outra através da anulação de uma cor padrão, como por exemplo, o verde ou o azul.
Consiste em inserir uma imagem sobre outra, utilizando uma câmera portátil e uma fixa.
Consiste em excluir uma imagem, deixando a tela inteiramente preta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...