Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um anúncio menciona a pesquisa Educar para Crescer, realizada pelo IBOPE, e revela que o ensino está em 5.º lugar entre as prioridades do cidadão. Não para a atriz Fernanda Montenegro, que é defensora da Educação de qualidade, como conquista da cidadania. "Educação não é só ensinar a ler e escrever. É ensinar a pensar", enfatiza ela. A atriz faz a seguinte afirmação no anúncio: "luto pela qualidade da educação, fazendo o meu ofício no palco, no cinema, na televisão."
Com base nesse texto, julgue os itens subseqüentes.
O profissional, ao ingressar em uma instituição, leva para ela a educação que recebeu e a predisposição de uma convivência cultural, da qual a empresa faz parte, sendo a cultura organizacional incorporada posteriormente.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo em vista que o grande desafio das organizações na atualidade é gerar relacionamento efetivo, eficaz e duradouro com seus públicos, buscando, com isso, o fortalecimento do seu conceito institucional, julgue os itens a seguir.
O espelho da cultura organizacional não está ligado ao processo de gestão e sim ao comportamento dos diversos públicos da organização.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base:
O exercício profissional aos portadores de diploma em jornalismo.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O release, instrumento clássico no trabalho de assessoria de imprensa, informa os jornalistas acerca dos temas que possam ser de interesse do veículo em que atuam e, portanto, incorporados ao conjunto de assuntos tratados pelo veículo de informação. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
O lead, que é uma estratégia textual recomendada para a produção de releases, está presente em textos com estrutura de pirâmide normal.
As emissoras de rádio seguem algumas regras básicas na produção de programas. Com relação a essas regras, assinale a afirmativa correta.
Você deve sair dos noticiários para um som apenas instrumental e de andamento ligeiro.
Para colocar novas músicas é melhor o horário da madrugada.
Se você usar mais que uma matéria no noticiário, elas devem ter a mesma duração.
Interrompa sempre a seqüência musical. Siga o modelo locuçãomúsicalocução.
Você deve fazer sobreposição da locução noticiosa com o fim da música.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial, diagramação e editoração.
O equilíbrio entre forma e conteúdo é um dos princípios da composição gráfica. Segundo essa orientação, é necessário considerar elementos como contraste, intensidade e tamanho/proporção. A figura acima, reproduzida da Internet(www.n.i.uol.com.br/educacao), é um exemplo adequado de aplicação desses elementos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 22 a 31, acerca da relação entre corporações, processo e meios de comunicação.
A definição de comunicação como ritual coincide com a de comunicação como transporte, ou seja, conjunto de mensagens emitidas no espaço e no tempo, para controle das pessoas e das distâncias.
A comunicação administrativa trata dos fluxos de informações que percorrem a instituição, de modo a facilitar a comunicação entre a instituição e seus funcionários. Dentre as opções abaixo, assinale a que NÃO pode ser considerada como uma barreira à comunicação administrativa.
Canais e meios de comunicação
Aspectos financeiros
Atitude individual
Relações interpessoais
Cultura organizacional
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Alguns autores consideram as cartas comerciais que circulavam na Europa no século XVI como precursoras do jornalismo e dos house-organs. A respeito das publicações jornalísticas empresariais, julgue os seguintes itens.
As publicações jornalísticas institucionais denominadas genericamente de house-organs incluem jornais e revistas para públicos internos e externos.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Assinale a alternativa incorreta:
O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, razão pela qual ele deve pautar seu trabalho pela precisa apuração e pela sua correta divulgação.
O exercício da profissão de jornalista é uma atividade de natureza estatal, estando sempre subordinado ao Código de Ética.
É direito do jornalista resguardar o sigilo da fonte.
É dever do jornalista divulgar os fatos e as informações de interesse público.
O jornalista não pode realizar cobertura jornalística para o meio de comunicação em que trabalha sobre organizações públicas, privadas ou não-governamentais, da qual seja assessor ou empregado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...