Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É correto afirmar sobre o gênero jornalístico interpretativo:

  • A. São reportagens que prescindem da entrevista com especialistas e outras fontes e se fundamentam no relato do próprio jornalista.
  • B. Para atrair o leitor, o lead no jornalismo investigativo pode ser diferente do lead informativo, com um texto rebuscado que fale de situações diversas antes de entrar propriamente no tema da reportagem.
  • C. Na história do jornalismo, a revista Realidade e sua sucessora, a revista Cruzeiro, são exemplos de publicações que produzem reportagens feitas no estilo jornalismo interpretativo.
  • D. Os exemplos mais comuns são as grandes reportagens no estilo do jornalismo literário.
  • E. São textos opinativos que revertem a lógica da pirâmide invertida, feitas por jornalistas com muito tempo de carreira e com opiniões respeitadas pela sociedade civil.

Produtor e editor de áudio de uma emissora radiofônica precisam alterar um documentário que já está montado. Dos dez minutos previstos de duração, o documentário tem vinte segundos a menos. O assunto abordado são as músicas temas consagradas no cinema europeu. Além das vozes dos dois locutores, o documentário traz sonoras dos entrevistados e trilhas, tanto para background como também para execução em primeiro plano. O mais indicado a fazer, sem deturpar a proposta de dinamismo que caracteriza o produto, é:

  • A. ampliar o tempo de execução de algumas trilhas quando estas estiverem em primeiro plano;
  • B. mostrar de modo contínuo por mais vinte segundos uma trilha que já componha o documentário;
  • C. alterar o pitch na fala dos entrevistados, de modo a ampliar o tempo do documentário;
  • D. rever todo o material bruto das sonoras, para selecionar um trecho de vinte segundos de uma delas que tenha sido retirado na edição;
  • E. gerar por vinte segundos, no final do programa, um sinal com 1khz contínuo.

Acerca de características, técnicas e linguagens de produção jornalística, julgue os itens subsequentes. A multimidialidade é característica das mídias virtuais e exclusividade do jornalismo on-line.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas teorias e correntes de pesquisa sobre comunicação, julgue os seguintes itens. Um dos principais conceitos da teoria crítica é o de indústria cultural, de acordo com a qual os bens culturais passariam a ser produzidos a partir de uma tendência mercadológica e industrial.

  • C. Certo
  • E. Errado

A eficácia de um treinamento de vendas depende da preexistência de talento e experiência dos vendedores para se comunicar e persuadir o cliente. Um dos principais elementos de estratégia corporativa utilizados para conquistar e manter clientes consiste na gestão do relacionamento com cliente (CRM – customer relationship management).

  • C. Certo
  • E. Errado

Na produção de notícias institucionais, o assessor de imprensa deve considerar as características de diferentes meios e veículos para otimizar a informação no canal mais adequado. O meio televisivo tem como características diferenciadas dos outros os atributos de:

  • A. imaginação, humor e informação;
  • B. didática, humor e entretenimento;
  • C. elegância, segmentação e status;
  • D. seriedade, informação e status;
  • E. novidade, prestígio e entretenimento.

No que se refere às novas tecnologias da comunicação, julgue os itens que se seguem. A distribuição de dados multimídia como imagem e áudio, recebidos em tempo real em uma rede por meio de pacotes via Internet, é conhecida como QR Code.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas teorias e correntes de pesquisa sobre comunicação, julgue os seguintes itens. De acordo com a hipótese do agenda setting, os efeitos dos meios de comunicação no processo de agendamento do público podem ser sentidos apenas em médio e longo prazos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A eficácia de um treinamento de vendas depende da preexistência de talento e experiência dos vendedores para se comunicar e persuadir o cliente. O vendedor que apresenta determinado produto ao cliente mas não fecha o contrato de vendas neste primeiro contato não foi capaz de realizar uma venda pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um emissora de televisão, próximo ao final do ano, realiza uma reportagem falando sobre o consumismo exacerbado nas compras de Natal, por mais que a área comercial da emissora desaconselhasse a veiculação dessa matéria. Ao desenvolver o senso crítico e estimular o debate, nesse caso a emissora pratica um jornalismo:

  • A. político;
  • B. engajado;
  • C. militante;
  • D. econômico;
  • E. cívico.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...