Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação a vendas e comunicação integrada de marketing (CIM), julgue os itens que se seguem. A CIM, devido ao fato de estimular a reflexão a respeito das formas pelas quais o cliente estabelece contato com a empresa e sobre como a empresa comunica seu posicionamento de marca, contribui para o desenvolvimento de brand equity e para o aumento das vendas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A terceira Copa do Mundo, disputada na França, revelou jogadores como Leônidas da Silva e Domingos da Guia. Ao contrário das duas últimas participações, a seleção brasileira de futebol chegou perto do título. Os brasileiros acompanharam o evento ao vivo por intermédio:

  • A. da recém inaugurada TV Tupi;
  • B. de um pool de emissoras de TV e rádio brasileiras;
  • C. de Nelson Rodrigues, cronista e autor de reportagens especiais para o Jornal dos Sports;
  • D. de Mário Filho, jornalista esportivo da rádio Nacional do Rio de Janeiro;
  • E. de Gagliano Neto, locutor da Rádio Clube do Brasil do Rio de Janeiro.

Tendo em vista os princípios e os processos da produção jornalística, julgue os itens a seguir. Dada a multiplicidade de fatores a ser considerada no conceito valor-notícia, é necessário que o processo de produção jornalística seja rigidamente pré-fixado para evitar distorções.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a vendas e comunicação integrada de marketing (CIM), julgue os itens que se seguem. Devido ao fato de dificultar o foco do gestor em uma ação específica, a utilização da CIM é considerada menos vantajosa para a maximização da eficiência e da eficácia dos elementos promocionais utilizados pela empresa que a adoção de ações independentes do mix promocional.

  • C. Certo
  • E. Errado

“As pessoas se assustam quando uma mulher bonita e vaidosa é gari. E por acaso não pode existir gari bonita?”. O questionamento é da “musa” da Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro, a gari de 23 anos, que virou a sensação da internet nas últimas semanas. A carioca teve suas fotos compartilhadas por milhares de pessoas no Whatsapp e, com a exposição, ganhou mais de 46 mil seguidores nas redes sociais, além de 42 mil no Instagram” (Correio Braziliense online, acessado em 22/07/2015).

Com base no texto acima, pode-se afirmar que foi utilizado o seguinte tipo de lead:

  • A. flash;
  • B. pessoal;
  • C. citação;
  • D. composto;
  • E. contraste.

Acerca de características, técnicas e linguagens de produção jornalística, julgue os itens subsequentes. Os princípios da linguagem das mídias tradicionais são extensivos ao texto do jornalismo na Web.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a vendas e comunicação integrada de marketing (CIM), julgue os itens que se seguem. As vendas podem ser potencializadas por meio da combinação de ações, como a promoção de vendas para incentivar o consumo — por exemplo, oferta de prêmios a clientes —, e atividades promovidas pelas relações públicas — por exemplo, organização de palestras informativas sobre produtos promocionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Determinada concessionária de transporte público contratou uma empresa de assessoria de imprensa para orientá-la na condução de uma crise de imagem. Constantemente, usuários reclamam dos atrasos, más condições das composições e superlotação. Há ainda relatos de maus tratos aos passageiros por parte de seguranças privados contratados pela concessionária. Pesquisas realizadas junto a stakeholders e estudos de caso demonstraram que a primeira ação do planejamento estratégico em comunicação deveria ser a convocação da imprensa para uma coletiva com o presidente da concessionária. Daí se infere que as ações preliminares à coletiva envolverão:

  • A. o investimento em Media Training e Coaching, somado ao envio de releases para a mídia especializada;
  • B. o serviço de clipping para monitoramento da imagem corporativa na mídia e a contratação de garoto propaganda;
  • C. a suspensão do serviço de transporte público até a efetiva melhoria dos problemas apontados e a prática de lobby junto à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Vereadores;
  • D. a construção de um plano de comunicação integrada de longo prazo e a aquisição de novas composições;
  • E. a escolha de uma emissora de televisão com grande audiência para concessão de entrevista exclusiva com o presidente e a análise da repercussão entre os funcionários.

Acerca de características, técnicas e linguagens de produção jornalística, julgue os itens subsequentes. Por ser uma mídia imagética por excelência, o telejornalismo requer a sobreposição do texto do repórter ao vídeo já editado anteriormente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de treinamento e motivação da equipe de vendas, julgue os próximos itens. Todos os treinamentos em vendas visam a mudança de orientação da empresa, que deixa de ser orientada para o produto e passa a ser orientada para o mercado, e a melhoria do relacionamento entre cliente e empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...