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A respeito de microfones, assinale a afirmativa correta.
Os omnidirecionais podem captar o som vindo de todas as direções; o "de lapela", usado por locutores, é omnidirecional.
Os direcionais do tipo "cardióide" captam com mais intensidade o som vindo pela frente, e com menos intensidade o som vindo dos lados, absorvendo todo o som vindo por trás; seu diagrama de captação se assemelha a um coração e por isso o nome "cardióide".
Os direcionais do tipo "hipercardióide" podem captar com muita intensidade o som vindo pela frente e com muito mais intensidade o som vindo dos lados, mas podem captar um pouco o som vindo por trás.
São classificados, quanto à forma de captação, como capacitivos e dinâmicos.
Os capacitivos possuem pouca sensibilidade mas são fáceis de usar, pois não requerem alimentação elétrica e por isso são preferidos para uso ao vivo.
Comunicação Social - Responsabilidade Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um anúncio menciona a pesquisa Educar para Crescer, realizada pelo IBOPE, e revela que o ensino está em 5.º lugar entre as prioridades do cidadão. Não para a atriz Fernanda Montenegro, que é defensora da Educação de qualidade, como conquista da cidadania. "Educação não é só ensinar a ler e escrever. É ensinar a pensar", enfatiza ela. A atriz faz a seguinte afirmação no anúncio: "luto pela qualidade da educação, fazendo o meu ofício no palco, no cinema, na televisão."
Com base nesse texto, julgue os itens subseqüentes.
Depreende-se das proposições do anúncio a ratificação da idéia de que a educação é um dever de todos, é do Estado e da sociedade civil
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A forma de apuração conhecida como análise se caracteriza pelo(a)
ida do jornalista ao local do evento para entrevistar pessoas.
redação a partir de comunicados oficiais e de conversas com fontes diretas ou indiretas.
uso de artifícios para obter informações, com o jornalista fingindo exercer outras funções.
obtenção de dados através de fontes indiretas e adicionais.
exame crítico e confronto de fatos atuais e passados, montando para o leitor um panorama do acontecimento.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da história da imprensa e suas análises interpretativas, julgue os itens que se seguem.
O conceito de indústria cultural, proposto por Theodor Adorno e Max Horkheimer, no livro Dialética do Esclarecimento, marco da teoria crítica (Escola de Frankfurt), pode ser considerado também um marco no estudo histórico da comunicação e da imprensa. Os autores citados ressaltam a vinculação dos sistemas de informação e de comunicação ao capitalismo industrial, endossando a perspectiva marxista do materialismo histórico.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.
Deontologia organizacional é o estudo do conjunto de representações, valores, regras de conduta, mitos formados ou assimilados pelos membros de determinada organização.
Com relação às características das mensagens de rádio e radioweb, assinale a afirmativa incorreta.
Planejamento. É preciso saber o que dizer, para quem dizer e como dizer.
Coletividade. É importante escrever a mensagem sempre no plural, de forma que o ouvinte perceba que ela foi escrita para todos aqueles que estão sintonizados naquele momento. Dessa forma, é mais fácil sensibilizar um grupo de pessoas ao mesmo tempo.
A montagem dos elementos do texto deve estar coerente e devidamente sintonizada com a sonoplastia e a voz do locutor.
As frases têm que ser transmitidas de forma persuasiva, para que se fixem na mente do ouvinte, fazendo com que a mensagem seja lembrada constantemente, embora a regra mais importante é que o significado seja bem claro.
É recomendável interpretar o roteiro em voz alta enquanto escreve, porque isso ajuda a evitar frases difíceis de serem pronunciadas ou significados não intencionais.
Comunicação Social - Responsabilidade Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem, acerca das tendências atuais da propaganda e dos anunciantes.
O modelo de responsabilidade social corporativa tem sido adotado por empresas competitivas que visam, principalmente, ganhar benefícios fiscais, como redução de impostos. Na realidade, o termo responsabilidade social refere-se mais à obrigatoriedade da organização em manter em dia seus tributos fiscais, o que é possível por meio de projetos assistenciais e filantropia.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Quanto ao conteúdo, as entrevistas são classificadas como
caracterizadas ou de rotina.
individual, enquete ou de pesquisa.
pessoal ou coletiva.
informativa, opinativa e ilustrativa.
conferências de imprensa e pool.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da história da imprensa e suas análises interpretativas, julgue os itens que se seguem.
A concepção historicamente determinada do conceito de indústria cultural atualmente é reforçada pelo conceito de capitalismo informacional, citado por Manuel Castells (A Sociedade em Rede), com os mesmos pressupostos da Escola de Frankfurt.
A respeito dos tipos de inserções radiofônicas, assinale a afirmativa incorreta.
SPOT é um texto publicitário com fundo musical ou efeitos sonoros, em que a força da mensagem está na palavra falada.
JINGLE é uma mensagem publicitária em forma de música, geralmente simples e cativante, criada e composta para a propaganda de uma determinada marca, produto, serviço, etc.
TEXTO-FOGUETE é semelhante ao jingle, só que tem curta duração de 5 a 7 segundos.
TEASER é uma produção sonora de 10 ou 15 segundos, cujo objetivo é gerar curiosidade sobre um produto, serviço ou promoção desconhecida.
CHAMADA OU BREAK é o texto lido ao vivo pelo locutor, que visa à informação e à publicidade.
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