Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de microfones, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Os omnidirecionais podem captar o som vindo de todas as direções; o "de lapela", usado por locutores, é omnidirecional.

  • B.

    Os direcionais do tipo "cardióide" captam com mais intensidade o som vindo pela frente, e com menos intensidade o som vindo dos lados, absorvendo todo o som vindo por trás; seu diagrama de captação se assemelha a um coração e por isso o nome "cardióide".

  • C.

    Os direcionais do tipo "hipercardióide" podem captar com muita intensidade o som vindo pela frente e com muito mais intensidade o som vindo dos lados, mas podem captar um pouco o som vindo por trás.

  • D.

    São classificados, quanto à forma de captação, como capacitivos e dinâmicos.

  • E.

    Os capacitivos possuem pouca sensibilidade mas são fáceis de usar, pois não requerem alimentação elétrica e por isso são preferidos para uso ao vivo.

Um anúncio menciona a pesquisa Educar para Crescer, realizada pelo IBOPE, e revela que o ensino está em 5.º lugar entre as prioridades do cidadão. Não para a atriz Fernanda Montenegro, que é defensora da Educação de qualidade, como conquista da cidadania. "Educação não é só ensinar a ler e escrever. É ensinar a pensar", enfatiza ela. A atriz faz a seguinte afirmação no anúncio: "luto pela qualidade da educação, fazendo o meu ofício no palco, no cinema, na televisão."

Com base nesse texto, julgue os itens subseqüentes.

Depreende-se das proposições do anúncio a ratificação da idéia de que a educação é um dever de todos, é do Estado e da sociedade civil

  • C. Certo
  • E. Errado

A forma de apuração conhecida como análise se caracteriza pelo(a)

  • A.

    ida do jornalista ao local do evento para entrevistar pessoas.

  • B.

    redação a partir de comunicados oficiais e de conversas com fontes diretas ou indiretas.

  • C.

    uso de artifícios para obter informações, com o jornalista fingindo exercer outras funções.

  • D.

    obtenção de dados através de fontes indiretas e adicionais.

  • E.

    exame crítico e confronto de fatos atuais e passados, montando para o leitor um panorama do acontecimento.

Acerca da história da imprensa e suas análises interpretativas, julgue os itens que se seguem.

O conceito de indústria cultural, proposto por Theodor Adorno e Max Horkheimer, no livro Dialética do Esclarecimento, marco da teoria crítica (Escola de Frankfurt), pode ser considerado também um marco no estudo histórico da comunicação e da imprensa. Os autores citados ressaltam a vinculação dos sistemas de informação e de comunicação ao capitalismo industrial, endossando a perspectiva marxista do materialismo histórico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação institucional, julgue os itens de 136 a 150.

Deontologia organizacional é o estudo do conjunto de representações, valores, regras de conduta, mitos formados ou assimilados pelos membros de determinada organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às características das mensagens de rádio e radioweb, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    Planejamento. É preciso saber o que dizer, para quem dizer e como dizer.

  • B.

    Coletividade. É importante escrever a mensagem sempre no plural, de forma que o ouvinte perceba que ela foi escrita para todos aqueles que estão sintonizados naquele momento. Dessa forma, é mais fácil sensibilizar um grupo de pessoas ao mesmo tempo.

  • C.

    A montagem dos elementos do texto deve estar coerente e devidamente sintonizada com a sonoplastia e a voz do locutor.

  • D.

    As frases têm que ser transmitidas de forma persuasiva, para que se fixem na mente do ouvinte, fazendo com que a mensagem seja lembrada constantemente, embora a regra mais importante é que o significado seja bem claro.

  • E.

    É recomendável interpretar o roteiro em voz alta enquanto escreve, porque isso ajuda a evitar frases difíceis de serem pronunciadas ou significados não intencionais.

Julgue os itens que se seguem, acerca das tendências atuais da propaganda e dos anunciantes.

O modelo de responsabilidade social corporativa tem sido adotado por empresas competitivas que visam, principalmente, ganhar benefícios fiscais, como redução de impostos. Na realidade, o termo responsabilidade social refere-se mais à obrigatoriedade da organização em manter em dia seus tributos fiscais, o que é possível por meio de projetos assistenciais e filantropia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao conteúdo, as entrevistas são classificadas como

  • A.

    caracterizadas ou de rotina.

  • B.

    individual, enquete ou de pesquisa.

  • C.

    pessoal ou coletiva.

  • D.

    informativa, opinativa e ilustrativa.

  • E.

    conferências de imprensa e pool.

Acerca da história da imprensa e suas análises interpretativas, julgue os itens que se seguem.

A concepção historicamente determinada do conceito de indústria cultural atualmente é reforçada pelo conceito de capitalismo informacional, citado por Manuel Castells (A Sociedade em Rede), com os mesmos pressupostos da Escola de Frankfurt.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos tipos de inserções radiofônicas, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    SPOT é um texto publicitário com fundo musical ou efeitos sonoros, em que a força da mensagem está na palavra falada.

  • B.

    JINGLE é uma mensagem publicitária em forma de música, geralmente simples e cativante, criada e composta para a propaganda de uma determinada marca, produto, serviço, etc.

  • C.

    TEXTO-FOGUETE é semelhante ao jingle, só que tem curta duração – de 5 a 7 segundos.

  • D.

    TEASER é uma produção sonora de 10 ou 15 segundos, cujo objetivo é gerar curiosidade sobre um produto, serviço ou promoção desconhecida.

  • E.

    CHAMADA OU BREAK é o texto lido ao vivo pelo locutor, que visa à informação e à publicidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...