Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de redação jornalística e seus gêneros, julgue os itens que se seguem.

Caracteriza-se como gênero jornalístico a carta enviada por leitor para determinado jornal; carta é também o título de um espaço exclusivo para o leitor na mídia impressa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Numa emissora de rádio, os papéis de cada profissional estão bem definidos. Leia com atenção as responsabilidades dos profissionais a seguir e assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    Produtor de Rádio: responsável por estabelecer contatos e agendar entrevistas e gravações; seleciona e produz programas; disponibiliza recursos técnicos e operacionais para a gravação dos programas; verifica os estúdios de gravação antecipadamente; acompanha e confere a produção do programa.

  • B.

    Locutor-apresentador: emite opinião especializada sobre determinados assuntos e temas; realiza/desenvolve apresentações curtas e individuais integradas em radiojornais e programas de informação.

  • C. Pauteiro: organiza o fluxo de informações que chegam à emissora de modo direto e indireto; projeta a pauta de assuntos a ser cumprida e desenvolvida pela equipe de repórteres.
  • D.

    Coordenador de Produção: coordena a equipe de produtores e assistentes; sua função equivale ao trabalho desenvolvido pelo editor com os radiojornais e sínteses noticiosas.

  • E.

    Operador de rádio/de áudio/de mesa: opera a mesa transmissora, sendo responsável pela emissão dos programas e comerciais no ar, de acordo com roteiro da programação.

Segundo Maria Immacolata Vassallo de Lopes, em seu livro Pesquisa em Comunicação, o paradigma funcionalista dos estudos de comunicação e cultura é regido pelos seguintes princípios metodológicos:

  • A.

    análise centrada no produto, nível ideológico elevado, modelo superestrutural e estudos de caso.

  • B.

    análise centrada no receptor, enfoque psicossociológico e psicolingüístico, conceitos operacionais e nível descritivo de estudo.

  • C.

    análise dos produtos da mídia, comparação entre modelos científicos, amostras significativas e pesquisa qualitativa.

  • D.

    análise de conteúdo, interpretação livre dos discursos, linhas ideológicas adotadas pelos veículos e estatísticas.

  • E.

    análise das mensagens midiáticas, freqüência dos artefatos, decupagem da linguagem e livre interpretação.

A respeito de processo e projeto gráfico, julgue os próximos itens.

O efeito de meio-tom, denominado retícula, é obtido por meio do uso do grisê.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, referentes ao planejamento e à execução de atividades de relações públicas.

Um manifesto, ou carta aberta, é uma exposição feita por uma instituição, usando veículos de comunicação de massa, justificando condutas e atitudes, e sua redação merece cautela por oficializar o temário tratado.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com o Tratado de comunicação organizacional e política, de Gaudêncio Torquato, uma das ações de um trabalho de assessoria e consultoria de imprensa é a avaliação referente à filosofia editorial dos grandes grupos de comunicação. Especificamente em relação aos grupos Globo, Abril e Folha, essa avaliação mostra, respectivamente:

  • A.

    caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer; falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais.

  • B.

    caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo; falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer.

  • C.

    falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer.

  • D.

    falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer; caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo.

  • E.

    imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer; falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo.

A respeito de redação jornalística e seus gêneros, julgue os itens que se seguem.

São dois gêneros jornalísticos distintos: o interpretativo e o investigativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A programação radiofônica é formada por um conjunto de programas, que podem ser informativos ou de entretenimento. Em relação aos tipos de programas, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    Mesa-redonda – procura aprofundar temas da atualidade, baseado na opinião dos convidados ou participantes; pode ser em forma de painel ou em forma de debate.

  • B.

    Reportagem – notícia ou série de notícias sobre o mesmo tema, com entrevistas feitas por um repórter.

  • C.

    Entrevistas – conduzido por um apresentador que chama os repórteres, interpela entrevistados, analistas, etc.

  • D.

    Informativo especializado – tem área de cobertura delimitada, por exemplo, esporte.

  • E.

    Documentário – reúne aspectos informativos, de entretenimento, de prestação de serviços, música, horóscopo, entrevistas, cultura, medicina, direito, lazer, etc.

Um anúncio menciona a pesquisa Educar para Crescer, realizada pelo IBOPE, e revela que o ensino está em 5.º lugar entre as prioridades do cidadão. Não para a atriz Fernanda Montenegro, que é defensora da Educação de qualidade, como conquista da cidadania. "Educação não é só ensinar a ler e escrever. É ensinar a pensar", enfatiza ela. A atriz faz a seguinte afirmação no anúncio: "luto pela qualidade da educação, fazendo o meu ofício no palco, no cinema, na televisão."

Com base nesse texto, julgue os itens subseqüentes.

A pesquisa Educar para Crescer é uma pesquisa de opinião pública e, como tal, reproduz a verdade social sem mostrar tendências dos entrevistados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A elaboração do questionário é uma das etapas mais importantes e delicadas do processo de pesquisa de mercado. Esta fase inclui definição de conteúdo e formulação das perguntas, seqüência, formatação e layout. Um procedimento a ser adotado para garantir a confiabilidade de um questionário é o(a)

  • A.

    pré-teste do questionário.

  • B.

    análise dos dados secundários.

  • C.

    aplicação em campo.

  • D.

    definição de plano de análise.

  • E.

    pesquisa exploratória.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...