Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de redação jornalística e seus gêneros, julgue os itens que se seguem.
Caracteriza-se como gênero jornalístico a carta enviada por leitor para determinado jornal; carta é também o título de um espaço exclusivo para o leitor na mídia impressa.
Numa emissora de rádio, os papéis de cada profissional estão bem definidos. Leia com atenção as responsabilidades dos profissionais a seguir e assinale a afirmativa incorreta.
Produtor de Rádio: responsável por estabelecer contatos e agendar entrevistas e gravações; seleciona e produz programas; disponibiliza recursos técnicos e operacionais para a gravação dos programas; verifica os estúdios de gravação antecipadamente; acompanha e confere a produção do programa.
Locutor-apresentador: emite opinião especializada sobre determinados assuntos e temas; realiza/desenvolve apresentações curtas e individuais integradas em radiojornais e programas de informação.
Coordenador de Produção: coordena a equipe de produtores e assistentes; sua função equivale ao trabalho desenvolvido pelo editor com os radiojornais e sínteses noticiosas.
Operador de rádio/de áudio/de mesa: opera a mesa transmissora, sendo responsável pela emissão dos programas e comerciais no ar, de acordo com roteiro da programação.
Segundo Maria Immacolata Vassallo de Lopes, em seu livro Pesquisa em Comunicação, o paradigma funcionalista dos estudos de comunicação e cultura é regido pelos seguintes princípios metodológicos:
análise centrada no produto, nível ideológico elevado, modelo superestrutural e estudos de caso.
análise centrada no receptor, enfoque psicossociológico e psicolingüístico, conceitos operacionais e nível descritivo de estudo.
análise dos produtos da mídia, comparação entre modelos científicos, amostras significativas e pesquisa qualitativa.
análise de conteúdo, interpretação livre dos discursos, linhas ideológicas adotadas pelos veículos e estatísticas.
análise das mensagens midiáticas, freqüência dos artefatos, decupagem da linguagem e livre interpretação.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de processo e projeto gráfico, julgue os próximos itens.
O efeito de meio-tom, denominado retícula, é obtido por meio do uso do grisê.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os próximos itens, referentes ao planejamento e à execução de atividades de relações públicas.
Um manifesto, ou carta aberta, é uma exposição feita por uma instituição, usando veículos de comunicação de massa, justificando condutas e atitudes, e sua redação merece cautela por oficializar o temário tratado.
De acordo com o Tratado de comunicação organizacional e política, de Gaudêncio Torquato, uma das ações de um trabalho de assessoria e consultoria de imprensa é a avaliação referente à filosofia editorial dos grandes grupos de comunicação. Especificamente em relação aos grupos Globo, Abril e Folha, essa avaliação mostra, respectivamente:
caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer; falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais.
caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo; falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer.
falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer.
falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer; caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo.
imensa ligação com os bastidores do Executivo Federal e referencial para comportamento e lazer; falta de compromisso aparente com determinados grupos e patrocínio de bandeiras sociais; caráter internacionalista e alta tecnologia no processo comunicativo.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de redação jornalística e seus gêneros, julgue os itens que se seguem.
São dois gêneros jornalísticos distintos: o interpretativo e o investigativo.
A programação radiofônica é formada por um conjunto de programas, que podem ser informativos ou de entretenimento. Em relação aos tipos de programas, assinale a afirmativa incorreta.
Mesa-redonda procura aprofundar temas da atualidade, baseado na opinião dos convidados ou participantes; pode ser em forma de painel ou em forma de debate.
Reportagem notícia ou série de notícias sobre o mesmo tema, com entrevistas feitas por um repórter.
Entrevistas conduzido por um apresentador que chama os repórteres, interpela entrevistados, analistas, etc.
Informativo especializado tem área de cobertura delimitada, por exemplo, esporte.
Documentário reúne aspectos informativos, de entretenimento, de prestação de serviços, música, horóscopo, entrevistas, cultura, medicina, direito, lazer, etc.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um anúncio menciona a pesquisa Educar para Crescer, realizada pelo IBOPE, e revela que o ensino está em 5.º lugar entre as prioridades do cidadão. Não para a atriz Fernanda Montenegro, que é defensora da Educação de qualidade, como conquista da cidadania. "Educação não é só ensinar a ler e escrever. É ensinar a pensar", enfatiza ela. A atriz faz a seguinte afirmação no anúncio: "luto pela qualidade da educação, fazendo o meu ofício no palco, no cinema, na televisão."
Com base nesse texto, julgue os itens subseqüentes.
A pesquisa Educar para Crescer é uma pesquisa de opinião pública e, como tal, reproduz a verdade social sem mostrar tendências dos entrevistados.
A elaboração do questionário é uma das etapas mais importantes e delicadas do processo de pesquisa de mercado. Esta fase inclui definição de conteúdo e formulação das perguntas, seqüência, formatação e layout. Um procedimento a ser adotado para garantir a confiabilidade de um questionário é o(a)
pré-teste do questionário.
análise dos dados secundários.
aplicação em campo.
definição de plano de análise.
pesquisa exploratória.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...