Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale o título que está composto com tipos sem serifa.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Considerando a História das Teorias da Comunicação no Século XX (MATTELART, Armand & Michele. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999), é correto afirmar que as pesquisas de Harold D. Lasswell (1902-1978) sobre propaganda correspondem a estudar

  • A.

    anúncios de medicamentos no início do século XX, segundo referenciais da lingüística, apontando os recursos verbais e não-verbais utilizados nas peças

  • B.

    a configuração administrativa e econômica das agências de propaganda norte-americanas na década de 20

  • C.

    os processos gráficos mais eficazes para redução de custos nas produções da propaganda impressa

  • D.

    a legislação da propaganda em mídia eletrônica direcionada a crianças e adolescentes

  • E.

    os efeitos da propaganda política e de guerra nos meios de comunicação de massa na primeira metade do século XX

Cerimonial e protocolo não são sinônimos e a definição de ambos está consagrada entre os principais autores. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.

Nos estados e no Distrito Federal, o governador presidirá às solenidades a que comparecer, salvo as dos Poderes Legislativo e Judiciário e as de caráter exclusivamente militar, nas quais será observado o respectivo cerimonial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens abaixo, relativos à comunicação interpessoal.

I A comunicação humana é entendida como um processo e, para que este exista, é necessário que haja um propósito a ser expresso em forma de uma mensagem.

II A comunicação humana pode ser formal ou informal. O primeiro tipo, geralmente, está relacionado ao contexto profissional de trabalho e o segundo, ao contexto social.

III Na comunicação interpessoal, o elemento pelo qual a mensagem é transmitida é denominado canal de comunicação.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas um item está certo.

  • B.

    Apenas os itens I e II estão certos.

  • C.

    Apenas os itens I e III estão certos.

  • D.

    Todos os itens estão certos.

A fotografia para ser impressa deverá ser dividida em áreas menores, de diferentes medidas, para que a reprodução seja possível em qualquer uma das técnicas gráficas conhecidas. A figura abaixo representa o efeito dessa técnica.

Esse efeito é obtido pelo uso

  • A.

    do jato de tinta.

  • B.

    da retícula.

  • C.

    do moiré.

  • D.

    do aerógrafo.

  • E.

    da fotosetter.

Segundo Zozolli (In: BARBOSA, Ivan Santo (org.). Os Sentidos da Publicidade – estudos interdisciplinares. São Paulo: Thomson, 2005), o trabalho de propaganda e marketing das marcas comerciais-institucionais no século XXI tende a:

  • A.

    explorar os meios de comunicação de massa, tentando atingir o maior número de pessoas, indistintamente, possíveis em uma campanha

  • B.

    convencer vários segmentos de possíveis consumidores da compra de um produto, utilizando ferramentas de propaganda subliminar

  • C.

    aprimorar formas de marketing de relacionamento, desenvolvendo o marketing de permissão aliado a estratégias on-line de comunicação de marca

  • D.

    desenvolver o marketing de interrupção, aprimorando o marketing de relacionamento aliado aos serviços de call center

  • E.

    explorar a Internet para o trabalho de relações públicas da marca, oferecendo formas diferenciadas de pagamento e promoções de produtos com brindes on-line

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente os conceitos relativos a procedimentos em telejornalismo.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.

  • A.

    (3) (2) (1) (4)

  • B.

    (4) (2) (3) (1)

  • C.

    (4) (1) (3) (2)

  • D.

    (2) (3) (1) (4)

Considere que Aderbal, técnico administrativo de uma organização pública, ao se dirigir a seu chefe, diz aquilo que acredita que o chefe quer ouvir. Nessa situação hipotética, é correto afirmar que Aderbal, ao se comunicar com seu superior, cria uma barreira à comunicação eficaz, que se denomina

  • A.

    filtragem.

  • B.

    percepção seletiva.

  • C.

    sobrecarga de informações.

  • D.

    ruído.

O exemplo abaixo é conhecido no meio gráfico como um original

  • A.

    a traços.

  • B.

    de meio tom.

  • C.

    de tom contínuo.

  • D.

    de alta luz.

  • E.

    de outline.

Releases e sugestões de pauta são instrumentos tradicionais das assessorias de imprensa que devem ser utilizados a partir do princípio de que aos veículos noticiosos interessam informações de interesse público. A partir desse princípio, assinale a sugestão de pauta inadequada.

  • A.

    Comemoração do aniversário de instalação de uma unidade industrial

  • B.

    Construção de uma unidade de tratamento de rejeitos sólidos poluentes

  • C.

    Apresentação de plano geral de expansão de produção, gerando empregos

  • D.

    Lançamento de plano estratégico de reciclagem de materiais reutilizáveis

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...