Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na linguagem jornalística, alguns verbos declarativos são considerados neutros e, segundo o Manual de Redação da Folha de São Paulo, devem ser preferidos aos de carga positiva ou negativa. Identifique a opção que apresenta somente verbos declarativos.

  • A. Argumentar, expor, admitir, alegar e reconhecer.
  • B. Concluir, confessar, garantir, expressar e jurar.
  • C. Ressaltar, lembrar, prometer, lembrar e ouvir.
  • D. Afirmar, dizer, declarar, responder e perguntar.
  • E. Salientar, jurar, comunicar, discursar e traduzir.

O gênero de jornalismo que está com o conceito correto, segundo a prática jornalística diária, é:

  • A.

    Análise: faz um resumo crítico de um livro e é sempre assinada.

  • B.

    Reportagem: relata a informação de forma objetiva e nunca é assinada.

  • C.

    Crítica: contém a avaliação do autor sobre um tema e é sempre assinada.

  • D.

    Artigo: omite a opinião do autor e é sempre assinado.

  • E.

    Resenha: contem a opinião do autor e nunca é assinada.

De acordo com o Art. 11 da Lei no 5.250, de 09/02/1967, chamada de Lei de Imprensa, “considera-se clandestino o jornal ou outra publicação periódica não registrada nos termos do artigo 9º ou em cujo registro não conste

  • A.

    o endereço da redação.”

  • B.

    a data de fundação do periódico.”

  • C.

    o número do CNPJ.”

  • D.

    o nome e a qualificação do diretor ou redator e do proprietário.”

  • E.

    o foro a ser usado em caso de demandas judiciais.”

O trabalho do assessor de imprensa costuma estar associado à imagem de uma ponte que liga o assessorado aos veículos de comunicação e vice-versa. Nesse sentido, a ação que não está de acordo com a função do jornalista, enquanto assessor de imprensa, é:

  • A.

    cuidar da redação de releases e elaborar press-kits a serem disponibilizados para os veículos de comunicação;

  • B.

    ser o porta-voz, fonte oficial da empresa, em processos de gerenciamento de crises, evitando que os jornalistas tenham acesso direto aos executivos da empresa;

  • C.

    fazer o follow-up, que pode incluir desde a confirmação da presença de jornalistas a um evento até a convocação de entrevistas coletivas;

  • D.

    avaliar o clipping tanto impresso quanto eletrônico, contendo as notícias veiculadas na mídia sobre a empresa assessorada;

  • E.

    instruir o assessorado sobre como tratar a imprensa em geral e como ele deve se portar especialmente durante as entrevistas.

Segundo Ferrari (2004), o texto para um jornal on-line deve ser:

  • A.

    elaborado para dar sentido às imagens da home-page.

  • B.

    redigido da mesma forma que no veículo impresso.

  • C.

    conciso, como o impresso, e detalhado, como o da TV.

  • D.

    produzido com cuidado e grande rapidez de atualização.

  • E.

    formal, e escrito segundo a norma culta gramatical.

As penas cominadas por calúnia, injúria ou difamação, previstas nos artigos 20 a 22 da Lei de Imprensa (Lei nº 5.250, de 09/02/1967), segundo o Art. 23, quando cometidas contra o Presidente da República, o Presidente do Senado Federal, o Presidente da Câmara dos Deputados, os Ministros do Supremo Tribunal Federal, ou Chefes de Estado ou Governo estrangeiros, ou seus representantes diplomáticos

  • A.

    serão sempre cumpridas em regime fechado.

  • B.

    sofrerão aumento de um terço.

  • C.

    não são passíveis de apelação em qualquer instância.

  • D.

    serão ampliadas com pena pecuniária, além do cárcere.

  • E.

    serão cumpridas em Regime Disciplinar Diferenciado.

Ao preparar um texto para TV deve-se levar em conta as características audiovisuais do veículo. Com relação ao texto para TV, avalie as afirmativas a seguir:

I- Para escrever um texto para televisão, devemos, antes de tudo, conhecer as imagens disponíveis. A partir delas, o texto deve ser construído de maneira coloquial e, preferencialmente, em ordem direta.

II- Assim como no jornalismo impresso, o texto televisivo deve responder na cabeça da matéria à seis perguntas: quem?, que? quanto?, onde?, como?, para que? e, com base na imagem, descrever o acontecimento.

III- O texto jornalístico para televisão não deve ser escrito de maneira independente das imagens disponíveis. Em casos de distanciamento ou paralelismo das mensagens verbais e visuais, o texto deve ser reescrito.

IV- Quando uma notícia para TV não possuir as imagens, ela só poderá ser veiculada se o texto jornalístico estiver apoiado por mapas, gráficos, ilustrações ou simulações produzidos pela Editoria de Arte.

A correta seqüência de afirmações verdadeiras e falsas, é:

  • A.

    V, F,V,F;

  • B.

    V,V,V,F;

  • C.

    F, F,V,F;

  • D.

    F, F, F,V;

  • E.

    F,V, F,V.

O tipo de ação que deve ser tomada pela Assessoria de Imprensa, num processo de gerenciamento de crise, é:

  • A.

    deixar que a crise siga seu próprio rumo, porque enquanto a empresa não se pronuncia, há mais chances do assunto ser esquecido;

  • B.

    empenhar-se no sentido de fornecer informações de interesse público, reconhecendo as responsabilidades da empresa e enfatizando as medidas tomadas no sentido de resolver o problema;

  • C.

    agir como porta-voz, desmentindo imediatamente tudo que tiver sido publicado contra o cliente;

  • D.

    enviar presentes aos jornalistas nas redações como forma de tornar-se simpático e estreitar o contato entre a empresa a mídia;

  • E.

    reconhecer a dimensão do problema e através de entrevistas individuais desviar a atenção dos jornalistas dos fatos que motivaram a crise, enfatizando as medidas tomadas pela empresa no sentido de minimizá-la.

Segundo Garcia (1992), o texto jornalístico deve atender a certos requisitos técnicos, como:

  • A. beleza, correção e estilo.
  • B. ritmo, precisão e certeza.
  • C. leveza, fluidez e clareza.
  • D. verdade, eufonia e expressão.
  • E. exatidão, clareza e concisão.

Segundo a Lei de Imprensa, “toda pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade pública, que for acusado ou ofendido em publicação feita em jornal ou periódico, ou em transmissão de radiodifusão, ou a cujo respeito os meios de informação e divulgação veicularem fato inverídico ou errôneo, tem direito a resposta ou retificação.” No caso de a ofensa ou acusação ter sido cometida por uma emissora de rádio, o direito de resposta consistirá na transmissão da resposta ou retificação escrita do ofendido,

  • A.

    no horário nobre da emissora ou de uma emissora afiliada à empresa que administra o grupo irradiador.

  • B.

    em horário escolhido pela emissora e com direito a réplica, lida por um locutor e aprovada pelo juiz do foro.

  • C.

    e por ele lida em horário que satisfaça as suas conveniências de audiência e cobertura.

  • D.

    na mesma emissora e no mesmo programa e horário em que foi divulgada a transmissão que lhe deu causa.

  • E.

    em quatro horários distintos, separados em intervalos de seis horas e lidos por locutores determinados pelo juiz.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...