Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Na linguagem jornalística, alguns verbos declarativos são considerados neutros e, segundo o Manual de Redação da Folha de São Paulo, devem ser preferidos aos de carga positiva ou negativa. Identifique a opção que apresenta somente verbos declarativos.
O gênero de jornalismo que está com o conceito correto, segundo a prática jornalística diária, é:
Análise: faz um resumo crítico de um livro e é sempre assinada.
Reportagem: relata a informação de forma objetiva e nunca é assinada.
Crítica: contém a avaliação do autor sobre um tema e é sempre assinada.
Artigo: omite a opinião do autor e é sempre assinado.
Resenha: contem a opinião do autor e nunca é assinada.
De acordo com o Art. 11 da Lei no 5.250, de 09/02/1967, chamada de Lei de Imprensa, considera-se clandestino o jornal ou outra publicação periódica não registrada nos termos do artigo 9º ou em cujo registro não conste
o endereço da redação.
a data de fundação do periódico.
o número do CNPJ.
o nome e a qualificação do diretor ou redator e do proprietário.
o foro a ser usado em caso de demandas judiciais.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O trabalho do assessor de imprensa costuma estar associado à imagem de uma ponte que liga o assessorado aos veículos de comunicação e vice-versa. Nesse sentido, a ação que não está de acordo com a função do jornalista, enquanto assessor de imprensa, é:
cuidar da redação de releases e elaborar press-kits a serem disponibilizados para os veículos de comunicação;
ser o porta-voz, fonte oficial da empresa, em processos de gerenciamento de crises, evitando que os jornalistas tenham acesso direto aos executivos da empresa;
fazer o follow-up, que pode incluir desde a confirmação da presença de jornalistas a um evento até a convocação de entrevistas coletivas;
avaliar o clipping tanto impresso quanto eletrônico, contendo as notícias veiculadas na mídia sobre a empresa assessorada;
instruir o assessorado sobre como tratar a imprensa em geral e como ele deve se portar especialmente durante as entrevistas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Segundo Ferrari (2004), o texto para um jornal on-line deve ser:
elaborado para dar sentido às imagens da home-page.
redigido da mesma forma que no veículo impresso.
conciso, como o impresso, e detalhado, como o da TV.
produzido com cuidado e grande rapidez de atualização.
formal, e escrito segundo a norma culta gramatical.
As penas cominadas por calúnia, injúria ou difamação, previstas nos artigos 20 a 22 da Lei de Imprensa (Lei nº 5.250, de 09/02/1967), segundo o Art. 23, quando cometidas contra o Presidente da República, o Presidente do Senado Federal, o Presidente da Câmara dos Deputados, os Ministros do Supremo Tribunal Federal, ou Chefes de Estado ou Governo estrangeiros, ou seus representantes diplomáticos
serão sempre cumpridas em regime fechado.
sofrerão aumento de um terço.
não são passíveis de apelação em qualquer instância.
serão ampliadas com pena pecuniária, além do cárcere.
serão cumpridas em Regime Disciplinar Diferenciado.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Ao preparar um texto para TV deve-se levar em conta as características audiovisuais do veículo. Com relação ao texto para TV, avalie as afirmativas a seguir:
I- Para escrever um texto para televisão, devemos, antes de tudo, conhecer as imagens disponíveis. A partir delas, o texto deve ser construído de maneira coloquial e, preferencialmente, em ordem direta.
II- Assim como no jornalismo impresso, o texto televisivo deve responder na cabeça da matéria à seis perguntas: quem?, que? quanto?, onde?, como?, para que? e, com base na imagem, descrever o acontecimento.
III- O texto jornalístico para televisão não deve ser escrito de maneira independente das imagens disponíveis. Em casos de distanciamento ou paralelismo das mensagens verbais e visuais, o texto deve ser reescrito.
IV- Quando uma notícia para TV não possuir as imagens, ela só poderá ser veiculada se o texto jornalístico estiver apoiado por mapas, gráficos, ilustrações ou simulações produzidos pela Editoria de Arte.
A correta seqüência de afirmações verdadeiras e falsas, é:
V, F,V,F;
V,V,V,F;
F, F,V,F;
F, F, F,V;
F,V, F,V.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O tipo de ação que deve ser tomada pela Assessoria de Imprensa, num processo de gerenciamento de crise, é:
deixar que a crise siga seu próprio rumo, porque enquanto a empresa não se pronuncia, há mais chances do assunto ser esquecido;
empenhar-se no sentido de fornecer informações de interesse público, reconhecendo as responsabilidades da empresa e enfatizando as medidas tomadas no sentido de resolver o problema;
agir como porta-voz, desmentindo imediatamente tudo que tiver sido publicado contra o cliente;
enviar presentes aos jornalistas nas redações como forma de tornar-se simpático e estreitar o contato entre a empresa a mídia;
reconhecer a dimensão do problema e através de entrevistas individuais desviar a atenção dos jornalistas dos fatos que motivaram a crise, enfatizando as medidas tomadas pela empresa no sentido de minimizá-la.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Segundo Garcia (1992), o texto jornalístico deve atender a certos requisitos técnicos, como:
Segundo a Lei de Imprensa, toda pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade pública, que for acusado ou ofendido em publicação feita em jornal ou periódico, ou em transmissão de radiodifusão, ou a cujo respeito os meios de informação e divulgação veicularem fato inverídico ou errôneo, tem direito a resposta ou retificação. No caso de a ofensa ou acusação ter sido cometida por uma emissora de rádio, o direito de resposta consistirá na transmissão da resposta ou retificação escrita do ofendido,
no horário nobre da emissora ou de uma emissora afiliada à empresa que administra o grupo irradiador.
em horário escolhido pela emissora e com direito a réplica, lida por um locutor e aprovada pelo juiz do foro.
e por ele lida em horário que satisfaça as suas conveniências de audiência e cobertura.
na mesma emissora e no mesmo programa e horário em que foi divulgada a transmissão que lhe deu causa.
em quatro horários distintos, separados em intervalos de seis horas e lidos por locutores determinados pelo juiz.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...