Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Numa campanha publicitária que objetiva reposicionar a imagem de uma empresa ou instituição governamental diante da opinião pública, a estratégia mais aconselhável de veiculação é a utilização da mídia:

  • A. única.
  • B. mix.
  • C. alternada.
  • D. audiovisual.
  • E. impressa.

Considerando-se os fundamentos para a criação de peças gráficas, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    A determinação do sentido da mensagem inter-relaciona contexto de recepção, construção de sentido único e gerenciamento de procedimentos gráficos.

  • B.

    A dificuldade inicial do uso das palavras no impresso é a redução da variedade de expressão existente no uso oral da palavra.

  • C.

    A principal função do design gráfico é apresentar e promover com o objetivo de aumentar a taxa de retenção da mensagem.

  • D.

    A tonicidade do texto pode ser determinada pela variação de seu peso, tipografismos e localização.

Considerando a emergência do fenômeno do rumor num ambiente de crise institucional deve-se

  • A.

    evitar a exposição pública da organização.

  • B.

    levar em conta que toda crise é passageira.

  • C.

    promover ampla campanha publicitária de reforço da imagem institucional.

  • D.

    promover ampla campanha de divulgação de dados verossímeis.

Atualmente, é bastante freqüente, ao se produzir uma matéria jornalística – impressa, on-line, de TV ou de rádio –, alguma referência à Agenda 21. Entretanto, é notório que um grande percentual de pessoas, inclusive estudantes e às vezes até professores universitários, não sabe exatamente o que seja essa Agenda. Sobre essa Agenda, considere as seguintes afirmativas:

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente a afirmativa 5 é verdadeira.

  • B.

    Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

  • C.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.

Conjunto informático composto de textos, fotografias e outros materiais destinados à divulgação de um evento:

  • A.

    Press clipping.

  • B.

    Press kit.

  • C.

    Listing.

  • D.

    Papelaria.

  • E.

    Briefing.

O percurso de uma notícia na Internet passa por dois momentos, que são a:

  • A.

    notícia em si e seu aprofundamento através de recursos da hipermídia.

  • B.

    manchete e uma apuração realizada com mais rigor e precisão.

  • C.

    edição imediata e sua atualização constante através de links novos.

  • D.

    apuração rigorosa e sua completa edição como num jornal impresso.

  • E.

    pauta detalhada e um texto elaborado com o fim de prender a atenção.

Nos textos jornalísticos abaixo estão sublinhados três problemas que devem ser evitados:

I. Mas existe uma diferença entre querer ficar bem e estar maníaca em busca do corpo perfeito, se sacrificando em regimes que fazem mal e passando horas na academia malhando mais do que o recomendado por médicos e especialistas da área esportiva (TPM, 11/02).

II. Na sede da delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP), Suzane confessou ter planejado e participado do brutal assassinato de seus pais (IstoÉ, 11/02).

III. Pouco depois de exibir lágrimas oceânicas no enterro dos Richthofen, todos cantarolavam e ouviam música na beira da piscina (Época, 11/02).

Pode-se afirmar que foi utilizado nos textos, respectivamente,

  • a.

    redundância, hipérbole, hipérbole.

  • b.

    redundância, hipérbole, redundância.

  • c.

    gerundismo, hipérbole, redundância.

  • d.

    gerundismo, redundância, hipérbole.

  • e.

    hipérbole, hipérbole, redundância.

A participação ativa do receptor na escolha dos conteúdos que vai acessar tem sido apontada como um aspecto revolucionário da Internet. No jornalismo, isso ajudaria para o fim das recepções passivas dos meios da comunicação de massa, contribuindo para a própria obsolescência do conceito de massa. No entanto, tal participação ativa sempre foi possível com o jornal impresso, guardadas as devidas proporções. Isso é possível por que:

  • A.

    o jornal impresso sempre foi mais reflexivo, pois a escrita está na origem da racionalidade moderna, conforme descreve Marshal McLuhan.

  • B.

    a história do jornal é marcada pelo objetivo de torná-lo instrumento de esclarecimento. Na Revolução Francesa, por exemplo, esse papel é nítido.

  • C.

    o jornal é arquivado em bibliotecas. Tal prática, inusual com outros meios, permite a navegação do receptor.

  • D.

    o jornalismo é instrumento de ação ativa e sua história se confunde com a do próprio jornal. Os outros meios estão muito mais vinculados ao entretenimento.

  • E.

    o jornal tem como meio de veiculação seu próprio meio de suporte. Isso permite que o receptor manipule o arquivo, o que é impossível na TV e no rádio convencionais.

A Promoção de Vendas é um importante elemento do mix de comunicação integrada, tendo recebido atenção crescente nos últimos anos, quando da elaboração dos orçamentos de comunicação de empresas de todos os tipos e portes. Neste contexto, o merchandising no ponto de venda integra o plano de comunicação quando é o caso de:

  • A.

    diminuir a metragem linear de exposição do produto.

  • B.

    reduzir os recursos investidos em equipes de promotores.

  • C.

    aumentar a visibilidade do produto na ocasião de compra.

  • D.

    aumentar os recursos investidos em venda pessoal.

  • E.

    estimular o consumidor a buscar mais informações no ponto de venda.

A partir do assunto abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.

Em relação ao release em vídeo, sua eficiência como meio de comunicação não foi bem aceita pela mídia nem pelas assessorias de comunicação das organizações, tendo em vista o distanciamento que impõe entre os jornalistas e as fontes de informação das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...