Questões de Comunicação Social

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Como as sonoras são de grande importância em um noticiário para rádio, a edição deve cuidar para que:

  • A.

    estejam sempre na abertura da matéria;

  • B.

    repitam a informação fornecida pelo locutor ou pelo repórter;

  • C.

    apresentem uma música que reflita o "clima" da reportagem;

  • D.

    tenham pelo menos um minuto de duração, pois elas serão responsáveis pela credibilidade da informação radiofônica;

  • E.

    sejam, sempre que possível, opinativas, porque além de destinarem ao entrevistado o espaço da opinião, são mais contundentes e chamam a atenção do ouvinte.

A respeito do papel social da comunicação e do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os próximos itens.

As bases da chamada Teoria da Responsabilidade Social da Imprensa foram formuladas a partir do relatório da Comissão Hutchins, grupo formado nos Estados Unidos da América para estudar o jornalismo no pós-guerra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Stakeholder é uma expressão utilizada para designar

  • a.

    públicos internos de uma organização.

  • b.

    públicos ligados ao setor financeiro, apenas.

  • c.

    pessoas, grupos ou empresas relacionados direta e/ou indiretamente às ações de uma organização.

  • d.

    pessoas localizadas fora do país que tenham interesse na organização, apenas.

  • e.

    profissionais de comunicação impressa, eletrônica e digital, apenas.

A história das empresas Globo de comunicação, um conglomerado que, já em 1992, somava mais de 100 empresas e empregava cerca de 20 mil funcionários, começa bem antes da Rede Globo de Televisão. O Jornal O Globo, solidamente instalado no Rio de Janeiro, existe desde 1925 e em 1994 é inaugurada a Rádio Globo. Também as organizações Globo estão ligadas à primeira transmissão de televisão realizada no Brasil, em 1939. Em 24 de julho de 1962, o empresário Roberto Marinho, que já possuía duas concessões de canais de televisão (Rio de Janeiro e Brasília), assina um contrato operacional com um grupo americano. Esse acordo ficou conhecido como

  • a.

    Plano Marshall

  • b.

    Plano Cica.

  • c.

    Time-Life.

  • d.

    Guerra Fria.

  • e.

    Plano Globo-BBC.

Em relação ao tema apresentado no texto acima, julgue os itens a seguir.

No âmago da segmentação do mercado está o conceito de que os telespectadores/consumidores são, ao mesmo tempo, complexos e diferenciados demais para serem tratados como massa única, mas homogêneos o suficiente para serem classificados em pequenos grupos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre os quatro componentes sociológicos que identificam a massa, defendidos por Herbert Blumer, tem-se que: (1) os membros podem vir de qualquer profissão ou camada social; (2) a massa é um grupo anônimo, composto de indivíduos anônimos; (3) a massa é frouxamente organizada; (4) e os membros da massa __________ .

O 4º componente se completa corretamente com:

  • A.

    estão fisicamente próximos uns dos outros.

  • B.

    são homogêneos e interagem muito.

  • C.

    são anônimos e se intercomunicam.

  • D.

    interagem esparsamente e trocam pouca experiência.

  • E.

    interagem contínua e intensamente.

As pesquisas de opinião tornaram-se parte indispensável dos programas de Relações Públicas e, segundo Philp Lesly, possuem quatro ingredientes essenciais: amostra, questionário, entrevistadores e análise. Sobre eles não podemos afirmar que:

  • A.

    a escolha da amostra permite refletir com absoluta precisão a opinião da população estudada;

  • B.

    o questionário deve ser cuidadosamente testado para se ter certeza que as informações desejadas serão obtidas;

  • C.

    a amostra pode ser selecionada segundo dois métodos básicos: a amostragem por quota e a amostragem por probabilidade;

  • D.

    os entrevistadores devem ser treinados e experientes no ofício de fazer perguntas;

  • E.

    uma análise cuidadosa será capaz de fornecer base confiável para que a empresa tome decisões.

A primeira notícia redigida segundo a técnica da "pirâmide invertida" teria sido publicada no The New York Times, em abril de 1861. A partir da segunda metade no século XX, alguns dos mais importantes periódicos latino-americanos passaram a publicar notícias das agências norte-americanas, redigidas segundo esse modelo. Nesse período, essa técnica se espalhou gradativamente, tendo chegado no Brasil exatamente em 1950, pela iniciativa do jornalista Pompeu de Sousa. Pode-se afirmar que

  • a.

    a pirâmide invertida não é um formato narrativo, mas um estilo. Além disso, por definição, para usar a pirâmide invertida num texto é necessário que ele seja condensado em um parágrafo que, desde o início do século XX, se chama summary lead ou abertura resumida.

  • b.

    a pirâmide da informação seria invertida porque, ao contrário das pirâmides físicas, o mais importante estaria no cume da pirâmide, ou seja, no final do texto

  • c.

    a tese da pirâmide invertida quer ilustrar que a notícia caminha do "menos importante" para o "mais importante".

  • d.

    a pirâmide invertida é um jargão jornalístico para identificar um formato de textos em que a parte mais importante da notícia ou da informação é colocada logo no primeiro parágrafo. O formato tornou-se quase uma unanimidade na imprensa, porque poupa tempo do leitor e permite que o texto seja cortado para adequarse ao espaço editorial disponível, sem comprometer a qualidade da notícia ou da informação.

  • e.

    a pirâmide invertida é a técnica mais comum de construção das notícias e segue a elaboração de um bom lead direto. Significa que, numa notícia, todas as informações restantes são dadas por ordem crescente de importância, de forma que, à medida que se vai descendo no corpo da notícia, os fatos relatados vão se tornando cada vez mais essenciais.

Com relação às técnicas de produção em comunicação e aos gêneros de redação jornalística, julgue os itens a seguir.

A comunicação dirigida tem a finalidade de transmitir, conduzir e, algumas vezes, recuperar informações para estabelecer comunicação limitada, orientada e freqüente com selecionado número de pessoas homogêneas e conhecidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A globalização acelerou o fluxo de informações gerando uma inovadora e desafiante realidade para as empresas de comunicação. Novos conceitos foram incorporados ao dia-a-dia da profissão e das empresas de comunicação nas quais a tecnologia tem um papel central. Como conseqüência, uma nova aliança se estabelece entre:

  • A. espaço, tempo e sujeito.
  • B. texto, som e imagem.
  • C. fatos, história e cotidiano.
  • D. cidade, país e mundo.
  • E. política, empresa e jornal.
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