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No processo de edição dos veículos impressos, é necessário estabelecer relações entre as imagens e os elementos textuais.
Nesse sentido, podemos afirmar que a legenda de uma foto NÃO deve:
ser interpretativa, chamando a atenção do leitor para detalhes da imagem;
ativar conhecimentos correlatos à cena mostrada, fazendo com que o leitor olhe a fotografia com mais atenção;
ser informativa, fornecendo nomes, locais e circunstâncias ligadas à cena retratada na imagem;
descrever a imagem, traduzindo para linguagem verbal o que é mostrado na foto;
ser curta e enxuta, funcionando como um complemento da imagem fotográfica.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
As Assessorias de Comunicação Social coordenam atividades de comunicação social que englobam iniciativas nas áreas de Relações Públicas, Publicidade e Jornalismo. Para Luiz Artur Ferrareto, a ação que não está a cargo de um profissional de RP, é:
organização de eventos;
realização de pesquisa para conhecer hábitos, atitudes e opiniões dos públicos;
escolher os veículos mais adequados para difusão de campanhas promocionais;
participar na definição de estratégias globais de comunicação;
criar, planejar e executar programas de integração externa e interna.
O conceito de Indústria Cultural criado por pensadores ligados à Escola de Frankfurt tornou-se fundamental para o entendimento de fenômenos da Comunicação de Massa. Em relação à Indústria Cultural, podemos afirmar que:
o conceito de Indústria Cultural proposto por Herbert Marcuse refere-se aos processos industriais de impressão de jornais e revistas num mundo globalizado;
o conceito de Indústria Cultural proposto por Claude Shannon e Warren Weaver, baseia-se na teoria de processos e afirma que a indústria cultural é um esquema matemático, no qual a informação originada no emissor segue por um canal até atingir o receptor;
o conceito de Indústria Cultural proposto por Marshall McLuhan, baseia-se na reprodutibilidade técnica e se fundamenta no fato de que os meios de comunicação, ao reproduzirem tecnicamente funções humanas, funcionam como extensões do homem;
o conceito de Indústria Cultural proposto por Theodor Adorno e Max Horkheimer referia-se à transformação da cultura em mercadoria e ao processo de subordinação da consciência à racionalidade capitalista;
o conceito de Indústria Cultural proposto por Jürgen Habermas serve como instrumental para o entendimento dos processos comunicativos contemporâneos baseados em fluxos informacionais lineares, nos quais as massas se comportam de forma heterogênea.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O campo da comunicação é complexo e diversificado quanto à sua natureza epistemológica: sua abrangência vai do campo científico, como ciências sociais aplicadas, ao campo técnico onde pode ser estudado como um conjunto de práticas profissionais como as do jornalismo, da publicidade, das relações públicas, do cinema e outros, podendo também ser analisado como um campo de poder ligado à gestão dos complexos da mídia contemporânea. É, portanto, um campo de conhecimento que abriga uma multiplicidade de abordagens, muitas vezes concorrentes.
Considerando o texto acima e contextos correlatos, julgue os itens a seguir.Efeitos de sentido, como as simultaneidades aparentes, a multiplicidade de fontes emissoras e a visão fragmentada, caracterizam as estratégias discursivas características da mídia em tempos de pós-modernidade.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da história dos meios de comunicação no Brasil, julgue os itens 107 e 108 a seguir.
Apesar da sofisticação das novas tecnologias, elas não conseguiram ainda romper com a linearidade do discurso das antigas tecnologias.
Sobre os aspectos diretamente ligados à notícia institucional, assinale a afirmativa INCORRETA:
Nem toda informação institucional deve ser oferecida à mídia para que seja transformada em notícia.
Ao gerar notícias para a imprensa, as instituições transformam ocorrências institucionais em acontecimentos públicos.
Os critérios de noticiabilidade para a comunicação da instituição não podem ser diferentes daqueles dos media noticiosos.
As instituições trabalham para serem lembradas pela imprensa, para ampliarem sua presença na mídia e serem reconhecidas como referência.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Tendo por base o fragmento de texto acima, de Gabriel Tarde, e a noção de que o conceito de público evoluiu histórica e politicamente, julgue os próximos itens.
Ao referir-se a público na sociedade de informação, Tarde afirma que este foi o momento de mudança mais significativa do conceito porque pela primeira vez a questão tecnológica influenciava sua definição.
Embora o slogan não seja um elemento indispensável nas campanhas, a maior parte das mensagens publicitárias faz uso desse recurso. A respeito das características de um slogan, é correto afirmar que:
deve ser utilizado apenas para produtos e variar de acordo com as peças da campanha;
deve preciso, rítmico, breve e positivo e, ainda apresentar, preferencialmente, um toque de originalidade;
deve ser sempre acompanhado de um jingle e variar de acordo com o meio de comunicação em que a campanha será veiculada;
deve ser descritivo e concreto, apresentando o produto ou serviço de maneira detalhada;
deve apresentar uma vaga idéia sobre o produto ou anunciante, resumida em pelo menos dez palavras.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação a novas tecnologias, julgue os itens seguintes.
Entre os vários usos para o weblog corporativo, pode-se citar as empresas cujos produtos gerem entusiasmo, adesão ou inclusão de comunidades de usuários e as que precisam administrar de maneira eficaz a comunicação pública em situações de crise, transcendendo as ações tradicionais das Relações Públicas.
Pela atual legislação de imprensa é passível de punição com detenção de um a quatro anos a publicação ou divulgação de
ataques a um ministro de Estado.
opiniões controversas que expressem pensamentos opostos aos do poder executivo.
qualquer notícia ou informação de interesse do ministério da Fazenda.
críticas abertas a qualquer patente das forças armadas.
notícia relativa à defesa interna do país, desde que o sigilo seja justificado como necessário.
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