Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Autores apontam a interatividade como uma das características do jornalismo na internet. A capacidade de fazer com que o usuário sinta-se parte do processo interativo pode ocorrer de diversas maneiras, EXCETO por:
Comunicação Social - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A comunicação constitui a primeira área a ser focalizada no que se refere a relações humanas nas organizações. A respeito de comunicação e relações humanas, julgue os itens a seguir.
I A comunicação, embora importante, não é indispensável para que as pessoas interajam com o objetivo de alcançar objetivos comuns.
II Uma mudança na forma de a pessoa se comunicar pode levá-la a uma melhoria na eficácia de suas ações e no relacionamento interpessoal.
III Dificuldades de comunicação têm pouca relevância nos desentendimentos entre membros de um grupo, visto que tais problemas estão mais relacionados a características individuais.
IV Quando há sintonia no que se diz e no que se ouve, ocorre comunicação eficaz na relação interpessoal.
Estão certos apenas os itens
I e III.
I e IV.
II e III.
II e IV.
Henri Cartier Bresson é considerado o "pai do fotojornalismo moderno" e inspirou gerações de fotojornalistas em todo o mundo. Ele propôs para o fotojornalismo o conceito de:
proximidade: se a fotografia não está boa é porque o fotógrafo não se aproximou da ação;
independência textual: uma foto vale por mil palavras;
fotografia engajada: o fotojornalismo deve funcionar sempre como denúncia, visto que uma foto tem a capacidade de modificar a visão das pessoas;
momento decisivo: o fotojornalista deve, simultaneamente e numa mesma fração de segundo, reconhecer o fato em si e organizar rigorosamente as formas visuais percebidas para expressar o seu significado;
fenômeno fotográfico: o fotojornalista deve sempre vivenciar o cotidiano de quem vai retratar e decidir, junto ao fotografado, qual a melhor maneira de fazer a foto.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2007
Entre as inovações tecnológicas marcantes de nosso tempo temos
o surgimento na blogsfera de um jornalismo documental e autoral.
a integração de videojornalistas às redações multimídia.
a introdução de cenários virtuais na produção audiovisual.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Entre as principais diferenças entre o texto jornalístico elaborado para mídia impressa e o texto para TV é que o segundo é um texto escrito para ser falado. Com base nessa afirmação identifique a opção que trata das características do texto preparado especialmente para TV:
sempre que possível, o redator deve priorizar as frases longas, com a pontuação correta para que o apresentador possa imprimir dramaticidade ao texto;
como maneira de otimizar o tempo é aconselhável usar frases intercaladas, sempre entre vírgulas, para dar ritmo ao texto;
as rimas sempre funcionam bem no texto televisivo, por isso é aconselhável usar sinônimos que possam trazer essa característica para o texto;
o texto televisivo deve descrever minuciosamente a imagem, para isso o vocabulário utilizado deve ser técnico e preciso;
frases curtas, com pontuação correta e sem cacófatos são características do texto televisivo, que precisa ser entendido de forma instantânea pelo telespectador.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2007
Entre as iniciativas tecnológicas no campo da comunicação que estimularam a globalização ao longo da história está
I. o cinjornalismo.
II. a transmissão radiofônica por onda curta.
III. o narrowcasting.
Assinale a alternativa correta.
Apenas a I está correta.
Apenas a II está correta.
Apenas a III está correta.
Apenas a I e a II estão corretas.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2007
No mundo globalizado exigem-se das empresas e organizações novas iniciativas de comunicação.
É o que explica o desenvolvimento recente do jornalismo empresarial.
É o que explica o desenvolvimento do marketing cultural.
É o que explica o fenômeno dos portais corporativos.
É o que explica o crescimento constante e permanente do PIB.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Em termos de estratégia de divulgação, cada meio de comunicação tem características preponderantes. Identifique a afirmação correta.
o jornal é o meio que apresenta maior segmentação de públicos, enquanto o rádio é o campeão de credibilidade;
a televisão é um poderoso formador de opinião, enquanto as revistas são o meio de maior abrangência em termos de público;
jornais e revistas atingem o mesmo público e, o mesmo acontece com rádio e televisão;
o cinema juntamente com o rádio são as mídias mais seletivas, atingindo unicamente as classes A e B;
a televisão possui grande impacto e cobertura, tanto em termos geográficos como em população, mas as inserções são mais caras se comparadas em termos absolutos com a dos outros meios de comunicação.
A editoração eletrônica facilita o trabalho dos diagramadores e programadores visuais.
O software a seguir que NÃO é indicado para diagramação é:
Quark Xpress;
Scribus;
Vegas;
PageMaker;
Indesign.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Depois de anos de pesquisas, o Brasil se definiu pelo padrão de televisão digital a ser implantado no país. A escolha agradou a determinados setores da sociedade brasileira e gerou protestos de outros. O ministro Hélio Costa afirmou ter havido a escolha de um padrão abrasileirado.
Sobre a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, é correto afimar que o governo brasileiro optou pelo padrão:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...