Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em meados dos anos 40, Theodor Adorno e Max Horkheimer cunharam o conceito de Indústria Cultural, segundo o qual, a produção industrial de bens culturais visava, sobretudo, à:

  • A.

    democratização da cultura popular.

  • B.

    aproximação das massas à chamada "alta cultura".

  • C.

    padronização da cultura com fins de rentabilidade econômica e controle social.

  • D.

    produção de uma cultura afirmativa.

  • E.

    produção de uma cultura que servisse de protesto à cultura erudita.

Em termos editoriais, uma empresa pode produzir publicações internas, externas ou mistas. Sobre as publicações internas é correto afirmar:

  • A.

    elas fornecem duas principais categorias de informação: mensagens sobre a própria organização e mensagens sobre os funcionários;

  • B.

    entre os principais veículos de comunicação interna estão as revistas e os folhetos promocionais;

  • C.

    elas são os únicos instrumentos que falam dos funcionários, por isso não têm qualquer função no ambiente externo à empresa, nem influência em sua imagem institucional;

  • D.

    elas se destinam somente aos trabalhadores e, por isso devem ter como assunto principal as normas de conduta esperadas no ambiente de trabalho;

  • E.

    balanços, folders e manuais são bons exemplos de publicações internas.

Luís Aberto Caldeira, em matéria publicada no dia 8/6/2006, no site do Observatório da Imprensa, afirma que o cadáver exposto nas bancas da cidade (e que posteriormente será também posto à vista em nossas casas ou na biblioteca próxima) é o maior exemplo da sujeira que insiste em coexistir no jornalismo. É a carne podre vendida como filé a baixos preços para quem tem fome de manchetes sangrentas. Imundice que poderia aparentar o amarelo da covardia − ou do yellow journalism, mas que, no Brasil, é caracterizado pelos tons da imprensa:

  • a.

    vermelha.

  • b.

    verde-amarela.

  • c.

    marrom.

  • d.

    branca.

  • e.

    cinza.

A sociedade atual caracteriza-se por ser tecnologicamente definida e por apresentar uma desterritorialização das relações sociais e econômicas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Na atual configuração social, a possibilidade de os indivíduos moverem-se com rapidez pelo mundo é pouco valorizada.

  • C. Certo
  • E. Errado

O perfil da comunicação hoje se caracteriza pela versatilidade com que se passa de um meio para o outro. Ela exige habilidades técnicas dos profissionais e do público ao mesmo tempo que um raciocínio mais rápido e a familiaridade com diferentes linguagens. Chama-se a esse fenômeno:

  • A. democratização da informação.
  • B. jornalismo multimidiático.
  • C. convergência das mídias.
  • D. nova cultura da sociedade.
  • E. novas tecnologias não lineares.

Quando a televisão chegou no Brasil, sua primeira transmissão foi em

  • a.

    1960 e a apresentação do Grande Show União.

  • b.

    1955 e a apresentação do programa "Hino da TV" e "Canção da TV".

  • c.

    1955 e o programa musical com Bibi Ferreira.

  • d.

    1950 e a apresentação da novela Irmãos Coragem.

  • e.

    1950 e a apresentação do Frei José Mojica, cantor mexicano que se tornara religioso.

Em qualquer meio de comunicação, a função da linguagem jornalística é

  • A.

    poética.

  • B.

    emotiva.

  • C.

    fática.

  • D.

    metalingüística.

  • E.

    referencial.

A estruturação da informação em uma seqüência apropriada é o mais problemático aspecto formal da objetividade para os jornalistas. Deve-se apresentar a informação mais importante sobre um acontecimento no primeiro parágrafo, e cada parágrafo sucessivo deve conter informações de importância cada vez menor.

A respeito do texto acima, julgue o item a seguir.

O texto descreve a estrutura clássica de construção de notícia denominada pirâmide invertida.

  • C. Certo
  • E. Errado

No sites de jornalismo on line como o BBC.com, ou a CNN.com é muito mais freqüente

  • A.

    o jornalismo normativo.

  • B.

    o jornalismo interpretativo.

  • C.

    o jornalismo informativo.

  • D.

    o jornalismo investigativo.

O professor Juarez Bahia apresenta cinco itens básicos para se estabelecer uma estratégia de informação para empresa: comunicação interna, comunicação externa, assessorias e porta voz, informação e publicidade e os meio de divulgação. Com relação à assessoria e ao porta-voz, podemos afirmar que:

  • A.

    o porta-voz jamais deve pressionar diretamente os veículos a publicar ou deixar de publicar uma informação. Esse é o trabalho da assessoria;

  • B.

    o uso do porta-voz, embora estimulado pelas assessorias, só é possível em empresas do setor privado;

  • C.

    uma assessoria de comunicação tem como tarefa orientar a empresa sobre o que convém e o que não convém informar;

  • D.

    o porta-voz deve sempre ser um agente externo à organização porque isso aumentará sua credibilidade em relação aos veículos e à própria empresa;

  • E.

    assessoria e porta-voz trabalham de maneira separada; enquanto a primeira dedica-se à comunicação interna, o segundo cuida da comunicação externa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...