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Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Em meados dos anos 40, Theodor Adorno e Max Horkheimer cunharam o conceito de Indústria Cultural, segundo o qual, a produção industrial de bens culturais visava, sobretudo, à:
democratização da cultura popular.
aproximação das massas à chamada "alta cultura".
padronização da cultura com fins de rentabilidade econômica e controle social.
produção de uma cultura afirmativa.
produção de uma cultura que servisse de protesto à cultura erudita.
Em termos editoriais, uma empresa pode produzir publicações internas, externas ou mistas. Sobre as publicações internas é correto afirmar:
elas fornecem duas principais categorias de informação: mensagens sobre a própria organização e mensagens sobre os funcionários;
entre os principais veículos de comunicação interna estão as revistas e os folhetos promocionais;
elas são os únicos instrumentos que falam dos funcionários, por isso não têm qualquer função no ambiente externo à empresa, nem influência em sua imagem institucional;
elas se destinam somente aos trabalhadores e, por isso devem ter como assunto principal as normas de conduta esperadas no ambiente de trabalho;
balanços, folders e manuais são bons exemplos de publicações internas.
Luís Aberto Caldeira, em matéria publicada no dia 8/6/2006, no site do Observatório da Imprensa, afirma que o cadáver exposto nas bancas da cidade (e que posteriormente será também posto à vista em nossas casas ou na biblioteca próxima) é o maior exemplo da sujeira que insiste em coexistir no jornalismo. É a carne podre vendida como filé a baixos preços para quem tem fome de manchetes sangrentas. Imundice que poderia aparentar o amarelo da covardia − ou do yellow journalism, mas que, no Brasil, é caracterizado pelos tons da imprensa:
vermelha.
verde-amarela.
marrom.
branca.
cinza.
A sociedade atual caracteriza-se por ser tecnologicamente definida e por apresentar uma desterritorialização das relações sociais e econômicas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Na atual configuração social, a possibilidade de os indivíduos moverem-se com rapidez pelo mundo é pouco valorizada.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
O perfil da comunicação hoje se caracteriza pela versatilidade com que se passa de um meio para o outro. Ela exige habilidades técnicas dos profissionais e do público ao mesmo tempo que um raciocínio mais rápido e a familiaridade com diferentes linguagens. Chama-se a esse fenômeno:
Quando a televisão chegou no Brasil, sua primeira transmissão foi em
1960 e a apresentação do Grande Show União.
1955 e a apresentação do programa "Hino da TV" e "Canção da TV".
1955 e o programa musical com Bibi Ferreira.
1950 e a apresentação da novela Irmãos Coragem.
1950 e a apresentação do Frei José Mojica, cantor mexicano que se tornara religioso.
Em qualquer meio de comunicação, a função da linguagem jornalística é
poética.
emotiva.
fática.
metalingüística.
referencial.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A estruturação da informação em uma seqüência apropriada é o mais problemático aspecto formal da objetividade para os jornalistas. Deve-se apresentar a informação mais importante sobre um acontecimento no primeiro parágrafo, e cada parágrafo sucessivo deve conter informações de importância cada vez menor.
A respeito do texto acima, julgue o item a seguir.
O texto descreve a estrutura clássica de construção de notícia denominada pirâmide invertida.
No sites de jornalismo on line como o BBC.com, ou a CNN.com é muito mais freqüente
o jornalismo normativo.
o jornalismo interpretativo.
o jornalismo informativo.
o jornalismo investigativo.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O professor Juarez Bahia apresenta cinco itens básicos para se estabelecer uma estratégia de informação para empresa: comunicação interna, comunicação externa, assessorias e porta voz, informação e publicidade e os meio de divulgação. Com relação à assessoria e ao porta-voz, podemos afirmar que:
o porta-voz jamais deve pressionar diretamente os veículos a publicar ou deixar de publicar uma informação. Esse é o trabalho da assessoria;
o uso do porta-voz, embora estimulado pelas assessorias, só é possível em empresas do setor privado;
uma assessoria de comunicação tem como tarefa orientar a empresa sobre o que convém e o que não convém informar;
o porta-voz deve sempre ser um agente externo à organização porque isso aumentará sua credibilidade em relação aos veículos e à própria empresa;
assessoria e porta-voz trabalham de maneira separada; enquanto a primeira dedica-se à comunicação interna, o segundo cuida da comunicação externa.
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